Atualidade
Vagos comemora Dia Nacional dos Moinhos com conjunto de atividades e experiências turísticas para toda a família
O programa está repleto de atividades e experiências autênticas e genuínas, a não perder, desde visitas aos moinhos, moagem de milho, confeção da Broa Mimosa, almoço típico gandarês, oficina de pizza, contos infantis nos moinhos, caminhadas, piquenique, entre outros

No âmbito da Comemoração do Dia Nacional dos Moinhos, que se celebra no dia 7 de abril de 2024, o Município de Vagos promove, em conjunto com as Juntas de Freguesia de Ouca e Soza, Grupo Folclórico de Santo António de Vagos, Confraria Sabores da Abóbora, Associação Pró-Boco e os proprietários dos moinhos/azenhas do concelho, três dias de atividades e experiências únicas em torno do património molinológico, integradas num programa conjunto, que irá acontecer nos dias 6, 7 e 13 de abril de 2024.
Nos dias 6, 7 e 13 de abril, as Azenhas Barreto e Ti Luísa, o Moinho e Azenha de Ouca, os Moinhos Giratórios de vento Ti Pascoal e de Santo António de Vagos estarão abertos, em datas e horários específicos, de acordo com o programa, para todos aqueles que quiserem conhecê-los, por fora e por dentro. Esta atividade realiza-se no âmbito da iniciativa nacional “Moinhos Abertos” da Rede Portuguesa dos Moinhos, que pretende abrir ao público, para acesso livre, tantos moinhos quantos for possível em todo o país.
Para além de visitas aos moinhos, os visitantes terão, ainda, oportunidade de usufruir de algumas experiências, com o objetivo de dar a conhecer e partilhar alguns dos costumes e tradições locais.
A manhã do dia 6 (sábado) será dedicada às “Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco” onde será possível, na Azenha da Ti Luísa, experienciar todo o processo de fabrico da Broa Mimosa, desde a moagem do milho à confeção da massa e à sua colocação no forno.
É, também, uma oportunidade para dar a conhecer, aos mais novos, como funciona uma azenha e como consegue transformar o milho em farinha. Enquanto a massa leveda, os participantes serão convidados a fazer uma caminhada pelo Vale do Boco, terminando com uma degustação de produtos locais: a Broa Mimosa, o doce de abóbora e o requeijão.
Esta atividade, organizada pela Associação Pró-Boco e Confraria Sabores da Abóbora, é limitada a 30 participantes, com inscrição obrigatória (6,50 moinhos e gratuito até aos 12 anos).
No domingo, dia 7 de abril, o dia será repleto de atividades a começar no Parque do Moinho e Azenha de Ouca com diversas atividades organizadas pela Junta de Freguesia de Ouca. Aqui, a manhã começa uma visita interpretativa aos moinhos, pelas 9h00, e às 10h00 nada como ver, ouvir e sentir as mais belas e divertidas histórias com Contos no Moinho.
Pelas 11h00, está prevista a realização da oficina “MAMAMIA, Faz a Tua Pizza!” onde vai ser possível criar a sua própria pizza, desde a preparação da massa à colocação dos ingredientes, com promessa de um final super apetitoso. Esta atividade é gratuita, mas com inscrição obrigatória e limitada a 15 participantes. Pelas 12h00, no mesmo local, realiza-se a atividade “Sabores da Minha Terra”, uma degustação de produtos locais com broa, compotas, sandes de leitão e espumante “Quinta da Pedreira”, com inscrição obrigatória (7,50 moinhos e gratuito até aos 6 anos). Por fim, fica o convite para um almoço ao ar livre com “Há piquenique no parque”. Para participar, basta trazer o seu farnel, uma toalha e um guarda-sol e muita vontade em relaxar. Durante esta atividade, haverá uma Caça ao Tesouro, dirigida a famílias, pelo que motivos não sobram para, neste dia, vir até Ouca.
De tarde, e de regresso à Aldeia do Boco, “Venha Beijar a Cruz nas Azenhas”! Neste dia, é dia de Pascoela no Boco – Aldeia de Portugal e, como tal, está convidado a participar na visita pascal que percorrerá as azenhas e moinhos do Vale do Boco. O convite é feito pela Associação Pro.Boco que preparará tudo para que esta experiência seja única, com direito a Folar, Pão de Ló, Amêndoas e Bolos de Côco que estão sempre presentes nas mesas de Páscoa. Esta atividade é gratuita, mas sujeita a inscrições.
No fim de semana seguinte, sábado, dia 13, o programa dos moinhos abertos termina, em grande, com uma experiência única que não pode perder – Tradições à Mesa na Casa Gandaresa! Aqui será possível visitar o moinho giratório de vento gandarês, um dos únicos exemplares em funcionamento do distrito de Aveiro, e a Casa Gandaresa, uma casa típica da Região da Gândara. A visita à casa gandaresa promete recordar como era, antigamente, a vida nesta casa sendo que, para tal, o Grupo de Folclore de Santo António fará recriações em algumas divisões da casa. Após a visita, será possível participar em várias oficinas de sabores, que se realizarão, simultaneamente, em diversos locais da casa (pátio e cozinha antiga). Aqui, pode escolher o que ver e fazer, desde a broa de milho, as papas de abóbora e os rojões que depois, se juntarão ao Almoço Gandarês. O almoço gandarês, realizado no pátio da casa gandaresa, promete uma experiência de sabores únicos, com uma sopa gandaresa feita numa panela antiga, ao lume, os rojões com as papas de abóbora e broa (feitas anteriormente nas oficinas). Tudo isto servido com vinho, limonada e água. Para adoçar, aletria e arroz-doce e para finalizar um café de borras feito no borralho da casa, ao lume.
O Programa dos Moinhos Abertos em Vagos está, ainda, incluído no programa da Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, que pretende, entre vários objetivos, promover a capacitação dos territórios com um novo produto turístico, capaz de atrair mais fluxos de visitantes e aumentar a estadia média, a preservação e valorização do património molinológico nacional, bem como o envolvimento das comunidades locais e os seus saberes através do projeto.
Inscrições
Consulte o programa completo e faça as suas inscrições nas atividades em www.cm-vagos.pt/visitar/moinhos-abertos
Mais informações em turismo@cm-vagos.pt ou através do tlm. + 351 924 463 250
Programa:
Sábado, dia 6 de abril
TRADIÇÕES NAS AZENHAS DA ALDEIA DO BOCO
09h15 – Largo da Capela do Boco
- Visita à Azenha da Ti Luísa e confeção de Broa Mimosa
- Caminhada pelo Vale do Boco com visita à azenha Barreto e Moinho do Benjamim | 4 km
- Degustação de produtos locais (Broa Mimosa, doce de abóbora, requeijão e espumante “Quinta da Pedreira)
Limitada a 30 participantes
Inscrição obrigatória: 6,50 moinhos | Gratuito para crianças até aos 12 anos
Org.: Associação PRO.BOCO e Contraria Sabores da Abóbora, J.F. Soza e CM Vagos
Domingo, dia 7 de abril
VISITA INTERPRETATIVA AOS MOINHOS
10h00 – Parque do Moinho e Azenha de Ouca
Atividade gratuita
Org.: J.F. Ouca | Apoio: CM Vagos
CONTOS NO MOINHO!
10h30 – Parque do Moinho e Azenha de Ouca
Atividade gratuita
Org.: J.F. Ouca | Apoio: CM Vagos
OFICINA “MAMAMIA”
Faz a tua pizza!
11h00 – Parque do Moinho e Azenha de Ouca
Limitada a 15 participantes
Inscrição obrigatória | Atividade gratuita
Org.: J.F. Ouca | Apoio: CM Vagos
SABORES DA MINHA TERRA!
12h00 – Parque do Moinho e Azenha de Ouca
Degustação de produtos locais com Broa, compotas, espumante “Quinta da Pedreira” e sandes de leitão.
Inscrição obrigatória: 7,50 moinhos | Gratuito para crianças até aos 6 anos
Org.: J.F. Ouca | Apoio: CM Vagos
PIQUENIQUE NO PARQUE!
Traga o seu farnel!
12h30 – Parque do Moinho e Azenha de Ouca
Caça ao tesouro para toda a família!
Atividade gratuita
Org.: J.F. Ouca | Apoio: CM Vagos
VEM BEIJAR A CRUZ NAS AZENHAS!
14h30 – Largo da Capela do Boco
Visita pascal às azenhas com Folar / Pão de Ló / Amêndoas / Bolos de Côco nas azenhas.
Inscrição obrigatória | Atividade gratuita
Org.: Associação PRO.BOCO | Apoio: J.F. Soza e CM Vagos
Sábado, dia 13 de abril
Santo António de Vagos
TRADIÇÕES À MESA, É NA CASA GANDARESA!
Local: Casa-Museu Gandaresa de Santo António de Vagos
10h00 – Visita interpretada à Casa-Museu Gandaresa (“Casa Habitada”)
11h00 – Oficina de sabores “Broa de Milho e Papas de Abóbora”
12h30 – Almoço típico Gandarês
- Sopa Gandaresa
- Rojões com Papas de Abóbora / Batatas com pele
- Limonada / Vinho tinto / água
- Aletria / Arroz-doce
- Café de borra
*Atividade limitada a 30 participantes
Inscrição obrigatória
18 moinhos | 6 aos 12 anos: 9 moinhos
Org.: Grupo Folclórico de Santo António de Vagos | Apoio: CM Vagos
VISITAS GRATUITAS AOS MOINHOS:
Dia 6
Azenha Barreto: 14h30 – 18h00
Azenha Ti Luísa: 10h00 – 12h30 – 14h30 – 18h00
Dia 7
Azenha Barreto (Boco): 10h00 – 12h30
Azenha Ti Luísa (Boco): 10h00 – 12h30 – 14h30 – 18h00
Azenha e Moinho de Ouca: 10h00 – 17h00
Moinho de Vento Ti Pascoal (Calvão): 14h00 – 17h00
Dia 13
Moinho de Vento de Santo António de Vagos: 10h00 – 12h00: 14h00 – 18h00.
Imagem: CMV.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca