Connect with us

Atualidade

Universidade do Minho organiza exposição sobre Dostoiévski

Publicado

on

A exposição “Obras de Fiódor Dostoiévski no Cinema e no Teatro” vai ser inaugurada esta sexta-feira, dia 14, às 14h30, no espaço b-lounge da Biblioteca Geral da Universidade do Minho, no campus de Gualtar, em Braga. A sessão conta com o conselheiro da Cultura da Embaixada da Rússia, Vladimir Iaroshevskii, o investigador Flávio Vassoler, do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), e a professora Nádia Machado, da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho.

Há para ver algumas dezenas de referências a filmes e performances marcantes sobre as obras do conhecido escritor russo, como “Crime e castigo”, “Os irmãos Karamazov”, “O duplo” ou “O Idiota”. A exposição tem entrada livre até 25 de fevereiro e é organizada pela UMinho – através do CEHUM e dos Serviços de Documentação e Bibliotecas – e pela Fundação Mundo Russo, tendo o apoio da Casa da Rússia em Lisboa. A mostra foi divulgada inicialmente na Biblioteca da UMinho no campus de Azurém, em Guimarães, no final de 2021.

Obras expostas (Foto: UMinho)

Esta iniciativa visa celebrar os 200 anos do nascimento de Feódor Mikhailovitch Dostoiévski (1821-1881), considerado um dos maiores escritores e pensadores do planeta. Lançou oito romances e mais de vinte novelas, além de contos, memórias e escritos jornalísticos, atraindo leitores e a crítica pela sua narrativa original e psicologista. Foi precursor de movimentos como o expressionismo, surrealismo, existencialismo, nietzscheanismo, psicanálise e teologia da crise.

Formado em engenharia, foi também editor em revistas, perceptor e ativista, tendo sido exilado para a Sibéria e pertencido ao grupo revolucionário anticzarista. O autor é homenageado pelo mundo em estátuas, selos e moedas e com o Dia Dostoiévski em São Petersburgo, cidade onde faleceu. “Dostoiévski é a maior contribuição da Rússia para a vida espiritual de todo o mundo” e “quem ingressa no seu mundo torna-se uma nova pessoa”, definiu o filósofo Nikolai Berdiaev.

Inauguração em Guimarães (Foto: UMinho)

Imagens: UMinho.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas