Connect with us

Atualidade

Como fomentar práticas em comunidades de não artistas para potenciar a transformação social?

“Alimentar uma causa” uma parceria entre a Fundação Serralves e a Universidade Católica, dia 14 de abril, às 11h00, na Biblioteca, da Fundação de Serralves

Publicado

on

“Arte e Responsabilidade Social” é o título de mais uma sessão integrada no Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um evento que terá como oradora Cristina Sá, professora da Escola das Artes e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), que se realiza a 14 de abril, pelas 11h00, na Biblioteca da Fundação de Serralves.

“Dentro da vasta área da Arte e da Responsabilidade Social, esta sessão abordará práticas artísticas criativas cuja finalidade não é a criação de obra artística,” refere Cristina Sá, professora da Escola das Artes e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR). Serão analisadas preocupações para fomentar estas práticas em comunidades de não artistas com vista à potenciação da transformação social. “Trata-se de aplicar as metodologias de investigação transformativa às práticas artísticas em comunidade e também de explorar formas de medir os seus impactos, para influenciar políticas e o reconhecimento desta área, conforme as melhores práticas desta filosofia de investigação,” explica. Serão apresentados exemplos de intervenções recentes com equipas multidisciplinares (Psicologia, Biotecnologia e Arte) em temáticas relacionadas com as Alterações Climáticas e a Regulação de Emoções na Covid19, entre outras. Explorar-se-ão também propostas – em fase de investigação – de medição de potencial transformativo, considerando o facto destas intervenções terem sido muito curtas e pontuais.

A sessão “Arte e Responsabilidade Social”, que integra o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, irá decorrer no próximo dia 14 de abril, às 11h, na Biblioteca da Fundação de Serralves. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

Imagem: UCP.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas