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Tsuneo Kanasugi, designer do novo LEXUS NX: “O design foi refinado para o tornar mais glamoroso e mais maduro”

“Mantivemos a sensação de vanguarda e a imagem provocadora do NX original”, afirma o designer japonês

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A Nova Geração LEXUS NX marca o início de uma nova direção no design da LEXUS. Nesta entrevista, Tsuneo Kanasugi, designer-chefe do NX, dá-nos uma visão sobre o processo criativo e sobre o que a LEXUS procurou alcançar com a estética exterior e interior do seu novo SUV de luxo.

Soubemos de “alterações significativas” no design da LEXUS com a afirmação de que marca um “Novo Capítulo”, mantendo a filosofia central de design da LEXUS. Pode dar-nos alguns exemplos de como isso é visível no novo NX – quais as principais diferenças entre o novo NX e a geração anterior?

“À primeira vista, há uma relação evidente entre o design do novo NX e o modelo original, mas o nível do seu impacto e da sua atratividade foi elevado, com contrastes mais pronunciados – a acentuada rigidez e a elegância calorosa conferem ao modelo um apelo visual ainda mais abrangente. Isto é visível, por exemplo, nas diferentes expressões de superfície nas secções superior e inferior das portas laterais.

Mantivemos a sensação de vanguarda e a imagem provocadora do NX original, mas o design foi refinado para o tornar mais glamoroso e mais maduro. A ideia foi conferir a originalidade enraizada nas proporções do NX, criando a sensação de uma peça de metal sólida com uma forma sedutora.

Também queríamos alcançar uma simplicidade que refletisse as novas tecnologias do automóvel – design simples que expressasse o apelo das funções inovadoras”.

A “Beleza Funcional” é um conceito empolgante que liga o design à necessidade de incluir novas tecnologias no carro. Quão desafiante é combinar um bom design com boas tecnologias?

“Existe uma expressão que usamos no Japão para descrever uma tarefa difícil – ‘é suficientemente difícil passar um fio no buraco de uma agulha’. As novas tecnologias devem ser atrativas em termos de design, ou corremos o risco de não serem apreciadas ou usadas pelos clientes. Como designers, temos de criar designs atrativos e fáceis de usar, alcançando a funcionalidade necessária dentro de dimensões limitadas. Pode ser tão difícil quanto enfiar a linha numa agulha, mas se conseguirmos acertar, podemos tornar o produto mais desejável. Este é um conceito que a LEXUS quer alcançar no futuro.”

Pormenor da traseira (Foto: LEXUS)

Olhando para o exterior do novo NX, podemos ver a grelha de assinatura. Quais foram as prioridades para a projeção da nova grelha, como parte de um novo “rosto” para o NX?

“Considerámos a evolução da grelha de acordo com a nova linguagem de design da LEXUS, para que o conceito de design da carroçaria derive, de facto, da grelha. Funde-se com a carroçaria, dando a sensação de que o carro tem uma forma única e sólida. Também organizámos a superfície da grelha verticalmente. Para além de beneficiar a refrigeração do motor, também acentua o capot longo e elegante, expressando a beleza funcional do carro de forma perfeita”

Que tipo de impacto queria que o design do NX tivesse quando as pessoas o vissem na estrada?

“A LEXUS tem procurado, desde sempre, trazer mais ‘cor’ ao estilo de vida dos seus clientes. No que respeita ao novo NX, esperamos que o design exterior espelhe a sensação do prazer que terão quando assumirem o volante. Desenvolvemos muito as proporções do NX e a sua sensação dinâmica, num design que combina glamour e astúcia. Estou convencido de que o design que produzimos cumpre os objetivos a que nos propusemos desde o início.”

Uma pergunta semelhante: como pretendia que o condutor e os passageiros se sentissem dentro do novo NX?

“Para o condutor, desenhámos um cockpit que lhe permite ter uma excelente visibilidade, para que se possa concentrar na estrada. Para o passageiro, o banco é confortável e repousante, e o design do habitáculo, fácil de usar, significa que se pode sentir em casa, onde quer que esteja sentado.

No cockpit do novo NX, aplicámos o conceito Tazuna, da LEXUS – que significa ‘usar rédeas’ – para proporcionar ao condutor uma conexão mais intuitiva com o carro, controlando-o como quer. A sua inspiração vem da comunicação entre o cavaleiro e o cavalo, usando apenas as rédeas. Pode encontrar as bases do Tazuna na relação funcional entre os interruptores touch no volante e no head-up display, e no agrupamento das fontes de informação (o HUD e os displays multi-informação, e os displays multimédia). O design concentra-se na visão frontal do condutor, por isso, há uma necessidade menor de movimentar os olhos para usar os controlos ou receber informação. Isto é coerente com o nosso mote ‘mãos no volante, olhos na estrada’.”

Interior do novo NX (Foto: LEXUS)

O conceito Tazuna proporciona um ambiente muito especial, sobretudo ao condutor. Foi esse um dos maiores desafios do design?

“O cockpit Tazuna realmente funcionou bem dentro do conceito geral de ‘espaço tangível’ que adotamos para o design de interiores. Trata-se de transformar o ‘espaço vazio’ do habitáculo num elemento tangível no design. Cada área – o cockpit do condutor e o espaço dianteiro do passageiro – é otimizada. O Tazuna foca a atenção do condutor na condução, enquanto o passageiro pode relaxar, com conforto. Este efeito pode ser encontrado em pormenores como o posicionamento dos comandos para funções relacionadas com a condução no lado do condutor, e controlos de conforto e entretenimento no lado do passageiro”.

De que elementos do design do novo NX mais se orgulha?

“O design funde astúcia e atratividade. Uma nova abordagem para a LEXUS, particularmente difícil de expressar – são dois ‘gostos’ conflituosos – numa mistura bem equilibrada. Acredito que a expressão de superfície do NX, que combina rebordos angulosos com superfícies curvas e expansivas, confere a sensação de qualidade de alta precisão que coexiste com uma boa sensação de acolhimento.

Afastámo-nos da abordagem convencional. Usámos um processo de design diferente na criação de uma superfície com destaques e reflexos. O resultado? O NX ganha uma expressão diferente em diferentes ambientes. Estou orgulhoso da forma como a equipa de design conseguiu criar um projeto que reflete e aperfeiçoa a qualidade de condução ágil e dinâmica do NX.”

Tsuneo Kanasugi (Foto: LEXUS)

Numa perspetiva mais pessoal, como se tornou num designer de automóveis e que qualidades considera necessárias para que um designer seja bom na sua profissão?

“Inicialmente, estudei Engenharia Mecânica, com o intuito de fazer carreira como engenheiro. Nessa altura, a importância do design começava a destacar-se nos cursos universitários de engenharia. Pressenti que um engenheiro da nova geração iria precisar de ter uma mentalidade criativa que combinasse com a precisão necessária à sua profissão.

Acredito que as grandes mais-valias de um designer são a capacidade de ter uma visão geral de todos os desafios do projeto e inspirar outros a trabalharem juntos, em equipa, com ferramentas criativas. Obviamente, os requisitos mínimos para um designer mantêm-se, como a habilidade para o desenho e para a visualização.

Primeiro que tudo, para criar algo, temos de pensar nos problemas iniciais que precisam de ser resolvidos. Podemos começar com inspiração, mas precisamos de ser capazes de ver as coisas de diferentes perspetivas para finalizarmos um produto sem o comprometer. Em segundo lugar, para construir um automóvel, precisamos da colaboração de muitas pessoas talentosas. Considero essencial que um designer tenha a capacidade de colaborar com os outros e de os inspirar a trabalhar na mesma direção, usando ferramentas de visualização criativas”.

Fonte e fotos: LEXUS.

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2023 foi o melhor ano de sempre no Zoo Santo Inácio, que abriu portas a 250 mil visitantes

Maior e mais verde parque zoológico do Norte bate recorde de visitantes sendo que, só a iniciativa Luzes Selvagens cresceu 40% em relação ao ano anterior

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O Zoo Santo Inácio bate um novo recorde de visitantes em 2023, com a entrada de 250 mil curiosos, o que representa um crescimento de 16% face ao ano anterior, o número mais elevado de sempre desde a abertura do parque, em 2000. Este balanço positivo é justificado pelo reconhecimento do zoológico como um refúgio na natureza que une a comunidade à vida animal e à conservação das espécies.

Também as várias atividades promovidas pelo Zoo, como os campos de férias, as VIP Tours ou a 2ª edição das Luzes Selvagens contaram com um elevado número de participantes. Nesta última iniciativa, até 31 de dezembro, foram cerca de 28 mil os miúdos e graúdos que experienciaram a magia do zoo ao cair da noite, com 550 figuras de animais e plantas iluminadas, o que se traduz num aumento de 40% face ao ano transato.

Num ano marcado pelo aumento do turismo na região do Porto e Norte de Portugal, o Zoo recebeu, em média, 700 visitantes por dia, maioritariamente provenientes das regiões do Porto, Braga, Viana do Castelo, mas, também, do Centro do país, como Viseu, Aveiro. Entre os visitantes internacionais destacam-se o mercado espanhol e francês.

Perante este novo recorde, Teresa Guedes, diretora do Zoo Santo Inácio, reconhece que “existe uma crescente valorização pelas atividades ao ar livre e, cada vez mais, as famílias que visitam o parque compreendem o nosso papel e procuram envolver-se nesta missão de conservação da natureza e das espécies”. Acrescenta, ainda, que “o Zoo teve aproximadamente 200 novos apadrinhamentos, sendo que a espécie que mais tem conquistado os visitantes é o panda vermelho, um animal que se encontra em perigo de extinção, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN”.

O Zoo Santo Inácio tem, atualmente, mais de 700 habitantes de 200 espécies diferentes e, em 2023, investiu cerca de 700 mil euros em novos habitats, investigação e doações a instituições de proteção de espécies ameaçadas.

Foto: ZSI.

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QUALIFICA regressa à Exponor a 6 de março com uma visão mais humana e inclusiva da educação

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A Exponor vai reabrir as suas portas, entre 6 e 9 de março, para a 15ª edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego -, onde mais de 150 instituições e empresas vão apresentar soluções de formação e oportunidades profissionais de norte a sul do país. “In the era of artificial intelligence, be human” é o tema desta edição, que coloca o ser humano no centro e lança a discussão sobre o impacto crescente da IA na educação, no trabalho e na vida. O programa contará também com conteúdos complementares, tais como dinâmicas de coaching e uma talk com a participação do apresentador João Paulo Sousa.

Uma das novidades deste ano é o “Espaço Educar para Incluir”, que vai apresentar organizações e projetos nacionais que promovem a preparação dos jovens para um futuro mais inclusivo. Entre os projetos confirmados, destaque para o InED (Centro de Investigação e Inovação em Educação), que tem como compromisso avançar a educação por meio de pesquisa e inovação; a iniciativa “Engenheiras por um Dia”, que incentiva a participação das mulheres na engenharia; a Code for All, que promove a literacia digital, capacitando indivíduos, de todas as idades e origens, a desenvolver habilidades em programação; os projetos Exploring e Inspiring the Future, que ajudam os alunos a refletirem sobre o processo de tomada de decisão da área que devem seguir e, por fim, o projeto 2AI, desenvolvido pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que se concentra na aplicação da IA na educação, desenvolvendo soluções inovadoras para melhorar a aprendizagem e a inclusão educativas.

“Temos vindo a reforçar o nosso compromisso em assegurar uma Qualifica cada vez mais inclusiva e o “Espaço Educar para Incluir” é uma forma de enriquecer o ambiente da feira com práticas e iniciativas que visam a igualdade de oportunidades na educação. Além disso, este ano partilhamos com muito orgulho que, pela primeira vez, disponibilizamos o mapa da feira devidamente codificado para daltónicos, garantindo que todos os visitantes possam navegar pelo evento com facilidade e conforto”, afirma Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor.

No programa da feira, um dos destaques será uma talk protagonizada pelo apresentador, radialista e ator João Paulo Sousa, que apresentará também o seu projeto pedagógico – “Isso é Psicológico” -, que tem como objetivo a promoção da saúde mental. Numa conversa sobre o seu percurso pessoal, académico e profissional, João contará a sua perspetiva sobre esta temática, apresentando ainda ferramentas de reflexão e autoconhecimento aplicáveis no dia-a-dia. Na mesma programação, haverá espaço para sessões de coaching desenvolvidas por Hugo Morais, com o tema “Qual o curso que devo seguir” e, ainda, outros momentos de interesse para a geração Z, como demonstrações de barbearia, desfiles de moda e espetáculos de dança.

O acesso ao evento está disponível através de um bilhete diário de quatro euros, que pode ser adquirido na bilheteira da Exponor. Para visitas de estudo a entrada é gratuita, mediante a inscrição da escola no site oficial, no qual estão também disponibilizadas todas as informações e o programa de atividades.

Mais informação sobre a Qualifica no Website.

Imagem: DR.

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Custos elevados impedem portugueses de adquirir carros elétricos

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Num contexto político-económico desafiante, os portugueses deparam-se com várias decisões financeiras e a necessidade de ajustar o orçamento familiar. Apesar de o valor dos combustíveis sofrer muitas oscilações de preço, muitos são aqueles que não dispensam o carro para as deslocações diárias, em parte porque consideram que a rede de transportes públicos não corresponde às suas necessidades. Por outro lado, adquirir um meio de transporte mais “amigo do ambiente” não está nos planos da maioria dos portugueses (76%), já que consideram os custos com carros elétricos demasiado elevados, conforme revela o Observador Automóvel 2024, estudo realizado pelo Cetelem, marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance.

O custo dos veículos elétricos é um fator que “pesa” na hora da compra e também 76% dos portugueses consideram que o aumento do preço da eletricidade pode tornar a utilização de um carro elétrico demasiado caro em comparação com os automóveis a gasolina ou a gasóleo, uma percentagem superior à média europeia (74%). Paralelamente, a maioria (51%) não acredita que seremos capazes de produzir eletricidade suficiente para satisfazer as necessidades de todos os carros elétricos. Uma preocupação que vai ao encontro do recente Relatório de Monitorização da Segurança de Abastecimento do Sistema Elétrico Nacional, da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que revelou que o limite de referência de perda de carga na rede elétrica será ultrapassado em 2024, podendo vir a ser necessárias ações mitigadoras, que podem impactar o carregamento de veículos elétricos.

O carregamento dos veículos elétricos pode, também, ser um entrave à sua aquisição. Enquanto em muitos países, os pontos de carregamento estão a ser implantados a um ritmo cada vez mais rápido, em Portugal existiam, em 2022, 20 mil. O facto é que a possibilidade de carregar facilmente (ou não) um veículo elétrico continua a ser um problema que dificulta a decisão dos automobilistas.

O futuro passa pelos veículos elétricos

Apesar da revelação destes dados, 54% dos portugueses acreditam que os veículos elétricos irão substituir, no futuro, completamente os carros a combustão. Ainda sobre este tema, 13% defendem que esta mudança irá acontecer nos próximos 5 anos, 38% respondem entre 5 a 15 anos e 49% acreditam que tal acontecerá em mais de 15 anos. No que respeita aos anos vindouros, os automobilistas não preveem um futuro sem carros, já que apenas 16% consideram que estes veículos desempenharão um papel menos importante do que nos dias de hoje.

Em relação às intenções de compra, 1 em cada 3 portugueses optarão por comprar um automóvel elétrico. Mais do que a nível europeu, com os resultados do estudo a revelar que, em média, 1 em cada 4 europeus tencionam comprar elétrico. Neste contexto, os chineses e, em menor escala, os noruegueses consolidam a sua liderança, com intenções de compra de 65% e 43%, respetivamente.

Nas conclusões globais do inquérito, no qual participaram cidadãos de 16 países, constata-se, ainda, que apenas 1 em cada 5 pessoas espera que os automóveis, no futuro, desempenhem um papel menos importante do que do que atualmente, uma opinião expressa mais fortemente na Europa. Aqueles que mais acreditam na resiliência e na omnipresença dos automóveis são os cidadãos da China, dos Estados Unidos da América, México e Turquia, os únicos países em que mais de 50% dos inquiridos esperam que os automóveis tenham uma maior presença no futuro. Já a França, a Bélgica, a Áustria e a Polónia são novamente os países em que estas intenções de compra são as menos pronunciadas, com cerca de 20%. Além disso, 2 em de 10 pessoas inquiridas esperam que os veículos elétricos substituam os carros a combustão completamente nos próximos 5 anos; 4 em cada 10 automobilistas não preveem que isso aconteça nos próximos 15 anos, que é o prazo fixado pela União Europeia.

Tecnologia versus ecologia

E os avanços tecnológicos resultarão em automóveis mais ecológicos? Nesta questão os portugueses estão entre os que mais respondem afirmativamente (92%), a par da China (93%), México (93%) e Turquia (91%). Cerca de 7 em cada 10 pessoas consideram que os carros elétricos são a melhor representação do progresso tecnológico. Porém, esta pontuação global esconde diferenças acentuadas entre os países, constatando-se que os veículos elétricos estão longe de ser uma solução evidente aos olhos de todos.

Quanto aos custos dos veículos elétricos, a opinião dos portugueses está em linha com os cidadãos das restantes nacionalidades. Quase metade dos inquiridos considera que o preço dos veículos elétricos é demasiado elevado, sendo os holandeses e os franceses os mais propensos a sublinhar este ponto.

Foto: DR.

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