Connect with us

Atualidade

Trail Run “Aqui Há-Os” coroa Renato Melo e Andreia Pita

Publicado

on

Em comum têm o gosto pela corrida, partilhando como objetivo superar os 50 km do Trail Ultra da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra; os 27 km do Trail Longo; 17 km do Trail Curto; além da caminhada na distância de 10 km, com a Praia de Quiaios a servir de ‘quartel-general’ da terceira edição do “Trail Run Aqui Há-Os”.

Organizada pela Talentos Objetivos – Clube de Enduro e Recreio, da Figueira da Foz, que contou com as parcerias técnicas da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Junta de Freguesia de Quiaios, Associação de Trail Running de Portugal / Federação Portuguesa de Atletismo (ATRP/FPA) e Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, a competição, que reuniu no total 535 atletas, foi extraordinária, com os atletas a entregarem-se com obstinação à dureza e competitividade oferecida pela estrutura organizativa.

Na prova Trail Ultra, na distância de 50 km, com início no Castelo de Montemor-o-Velho e chegada ao areal da Praia de Quiaios, Renato Melo, da equipa Vikings Trail Runners de Alcabideque, em masculinos, e Andreia Pita, da formação de Vendas da Luísa, em femininos, foram os vencedores. Um triunfo que permitiu aos dois atletas sair da Praia de Quiaios com o rótulo de campeões distritais absolutos da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, quando ainda falta disputar a Castellum Trail, a ter lugar em 1 de outubro.

Renato Melo, que ‘esgrimiu argumentos’ com Diogo Pinheiro desde a partida até à linha de chegada, logrou a vitória com o tempo total 4h05m32s, após cumprir meia centena de quilómetros num carrocel de emoções por terrenos bastante variados.

Depois da descida do Castelo de Montemor-o-Velho, passando por trilhos inéditos por Vale do Mondego, Serra de Castro, Vale Murta, Serra da Boa Viagem e Praia de Quiaios, o atleta da equipa Vikings Trail Runners de Alcabideque cruzou a linha de chegada por apenas 3 segundos de diferença para Diogo Pinheiro, da equipa Coimbra Trail Running, o que traduz, na perfeição, o empenho dos dois protagonistas. A terceira posição ficou na posse de David Amaral, também da formação Coimbra Trail Running, que gastou mais 22m44s relativamente ao vencedor, com José Santos, do Ar Livre Aventura, e Ruben Dias, da equipa Vikings Trail Runners de Alcabideque, a 26m34s e 34m47s, em quarto e quinto classificados, respetivamente.

Nos Sub-23, a vitória sorriu a Hugo Carvalho, da Fruta da 5ª, com Ruben Dias, da equipa Vikings Trail Runners de Alcabideque a vencer em seniores, e Renato Melo, da mesma formação, a triunfar no escalão de 35 anos, José Santos, de Ar Livre e Aventura, na categoria de 40 anos.

Já David Amaral, de Coimbra Trail Running, venceu na categoria de 45 anos, enquanto Paulo Santos, do Grupo Desportivo Ferreirense, foi o mais rápido no escalão de 50 anos. Em 55 anos, Miguel Pelicano, do Grupo Recreativo Vilaverdense, foi o primeiro, com João Matias, do Mito Trail, e Américo Grou, da mesma equipa, encerra a participação com o triunfo nos 60 e 65 anos, respetivamente.

Por equipas, a vitória sorriu à equipa Vikings Trail Runners de Alcabideque, com 12 pontos, menos quatro que a Coimbra Trail Running, segunda classificada, com Talentos Objetivos a reclamar a terceira posição, com 51 pontos.

No escalão feminino e na classe de 40 anos, Andreia Pita sagrou-se vencedora, gastando 5h11m53s a completar o percurso de 50 km entre o castelo de Montemor-o-Velho e a Praia de Quiaios, relegando para a segunda posição Ana Fernandes, a sua companheira de equipa da Venda da Luísa, que ficou a 18m20s.

Depois de muito porfiar, Andreia Brás, da equipa Soure Mov, subiu ao degrau mais baixo do pódio, atleta que tinha levado a melhor no Piódão, mas que desta vez cedeu na praia, vencendo a prova de 35 anos, à frente de Manuela Silva, da Talentos Objetivos.

Na classificação de 45 anos, a vitória sorriu a Vera Gordo, da Vikings Trail Runners de Alcabideque, enquanto na de 50 anos, Teresa Rosa, do Grupo Recreativo Vilaverdense, reclamou o triunfo, com Jacinta Almeida, do Mito Trail, a levar de vencida, na frente da sua companheira de equipa Maria de Fátima Moita.

Na classificação por equipas femininas, Venda da Luísa subiu ao degrau mais alto do pódio, com um total de 9 pontos, seguida por Vikings Trail Runners de Alcabideque, com 20 pontos, cabendo ao Grupo Recreativo Vilaverdense a terceira posição, com 29 pontos.

Empolgante foi a corrida destinada ao Trail Longo, na distância de 27 km, com os dois primeiros classificados a terminarem separados por um escasso segundo, com a particularidade de ambos os atletas representaram a mesma equipa: o Atletismo Clube da Tocha.

Trata-se de Paulo Neves e Bruno Andrade, com o primeiro a cruzar a linha de chegada com o tempo de 2h31m45s, numa prova vivida com enorme intensidade, indiferentes à dureza servida pela Talentos Objetivos – Clube de Enduro e Recreio.

Os dois atletas do Atletismo Clube da Tocha proporcionaram uma corrida verdadeiramente assombrosa, sem cometer erros, que só na linha de meta foi possível conhecer o vencedor, cabendo a Paulo Ferreira, de Gatões BTT, alcançar o terceiro lugar final, a 7m33s do vencedor absoluto.

Paulo Neves também venceu o escalão de 35 anos, o mesmo sucedendo ao seu companheiro de equipa Bruno Andrade, em seniores. Na classificação de 40 anos, David Cândido, na qualidade de individual, foi o mais rápido, assim como Rui Fresco, da Alcanena Trail, no escalão e 45 anos.

Por seu turno, Cláudio Espada, da Figueira Kayak Clube, em 50 anos, Vasco de Sousa, Caracóis de Corrida, em 55 anos, e Arsénio Fernandes, da Associação Recreativa de S Miguel, foram os vencedores. Por equipas, o Gatões BTT venceu com 20 pontos.

Em femininos, Melissa Fernandes, do Clube Desportivo de Espite, logrou a vitória absoluta, com o tempo total de 3h12m32s, seguida de Lígia Coelho, da Associação Recreativa de S Miguel, a 44m22s, em ex-áqueo com Elisabete Ferreira, do Montanha Clube Trail Running/Efapel, terceira classificada.

Por escalões, Melissa Fernandes venceu em termos absolutos e seniores; Cristina Jorge, da Figueira Kayak Clube, em 35 anos; Elisabete Ferreira, em 45 anos; Lígia Coelho, em 50 anos; e Isabel Gomes, do Grupo Recreativo Vilaverdense, em 55 anos.

No que concerne à distância mais curta, nomeadamente o Trail Curto na distância de 17 km, Tiago Lopes foi o mais ágil e cortou a meta com o tempo de 1h40m13s. Tratou-se de um triunfo relativamente fácil para o atleta do Montanha Clube Trail Running/Efapel, relegando para segunda posição Fernando Carvalho, da Associação Desportiva de Pereira, a 6m15s de distância.

O degrau mais baixo do pódio ficou ocupado por Paulo Maia, da equipa DCI/Trilhos Luso Bussaco, a escassos 20 segundos de Fernando Carvalho e a 6m35s do vencedor.

Por equipas, a Associação Recreativa de S. Miguel saiu da Praia de Quiaios com o primeiro lugar, assinalando 30 pontos, com a Figueira Kayak Clube e (Com)dores em segundo e terceiro, com 52 e 95 pontos, respetivamente.

No setor feminino, Constança Pelicano, do Grupo Recreativo Vilaverdense, foi a justa vencedora, com o tempo de 2h01m49s, com Diana Costa, na qualidade de individual, a ascender ao degrau intermédio do pódio, a 19m33s. Também um pouco mais distante terminou Maria Helena Matos, do AGM Team Running, a 23m23s de Constança Pelicano.

Na classificação por equipas, o Grupo Recreativo Vilaverdense triunfou com 43 pontos. O Botão Camp, com 59 pontos, e Pedro Bonito Coach, com 82 pontos, terminaram em segundo e terceiro, respetivamente.

Refira-se que o Grupo Recreativo Vilaverdense foi a equipa mais representada, com 38 atletas, seguindo de Venda da Luísa, com 23 elementos, Betão Camp, com 20, Eunners, com 19 e Vikings Trail Runners de Alcabideque, 16.

Já a Figueira da Foz, com 126 atletas, foi a localidade mais representativa, seguida de Coimbra, com 62 elementos, Vila Verde com 12, Montemor-o-Velho, com 11, e Quiaios com 10.

Numa modalidade em franco crescimento, Talentos Objetivos – Clube de Enduro e Recreio, da Figueira da Foz, desenhou vários percursos de excelência, com a dureza, em alguns locais, a integrar a ementa da terceira edição do Trail Run Aqui Há-Os, mas a conquistar o coração dos participantes.

Ao longo do traçado das provas em agenda, a estrutura organizativa privilegiou a segurança dos atletas, colocando no terreno inúmeras equipas médicas, agentes de autoridades, conferindo à prova os requisitos necessários para trilhar os caminhos do sucesso, além da imponência da Praia de Quiaios e Serra da Boa Viagem por onde passaram centenas de participantes.

Foto: TO-CER.

Atualidade

Barcelos. “Um abraço entre o religioso e o profano” na Festa das Cruzes 2024

Publicado

on

Está tudo pronto para o arranque oficial da Festa das Cruzes, que acontece já amanhã.  A cidade está engalanada, a feira popular já há dias que regista grandes enchentes, na Frente Ribeirinha, o palco aguarda grandes concertos, o lugar do costume do “Bamos às Cruzes” prepara-se para noites de grande vibração, enfim, a cidade e o concelho estão de braços abertos para receber quem vem à primeira grande romaria de Portugal.

Falar da Festa das Cruzes é falar da união perfeita entre tradição e animação, num casamento que une o religioso e o profano, numa boda que leva à mesa perdão, que leva à rua centenas de milhares de pessoas. Como diz o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, “a Festa das Cruzes é a simbiose entre a tradição, a diversão, o convívio e a fraternidade, um momento que exalta as tradições, a cultura e a hospitalidade dos barcelenses, conjugando tudo isso com um programa abrangente, diversificado e do agrado de todos os que participam na festividade”.

Este ano, a Festa das Cruzes volta a ser organizada pelo Município barcelense, em colaboração com a EMEC, a Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz e a Paróquia de Barcelos, e este ano volta a ter um programa que promete arrastar multidões ao centro desta histórica cidade.

Xutos & Pontapés, Ana Moura, Fernando Daniel e Os Quatro e Meia e seis sessões de fogo de artifício prometem noites memoráveis

Além da componente religiosa, esta festividade tem sempre um intenso programa de animação, de onde sobressaem os concertos musicais. E, este ano, não foge à regra: os amantes dos concertos e da música ao vivo podem acampar em Barcelos, durante quase uma semana, porque o cartaz da Festa das Cruzes volta a ter grandes nomes da música nacional. Xutos & Pontapés, Ana Moura, Fernando Daniel e Os Quatro e Meia prometem quatro noites memoráveis no recinto da Frente Ribeirinha, que tem capacidade para acolher cerca de 20 mil pessoas. 

Além destes quatro grandes concertos, no palco Barcelos, instalado na Avenida da Liberdade, a prata da casa está representada pelas Bandas M&M e Belcanto. Mas o programa de animação e recreação inclui Bandas no Coreto, Programa “Aqui Portugal” da RTP, Concerto de Bandas Filarmónicas, Barcelos no Caminho de Santiago com atividades associadas, Festival Luso-Galaico, Desfile Etnográfico pelos Grupos Folclóricos de Barcelos e concerto de encerramento na Avenida da Liberdade.

Grande destaque também para os típicos arraiais minhotos e as respetivas sessões de fogo de artifício. São seis grandes sessões de pirotecnia que incluem: Fogo de Romaria; Fogo Piromusical; Fogo de Santiago; Fogo das Cruzes; Fogo da Ponte e, no encerramento da Festa, Fogo Preso Tradicional.

Missa Solene, Procissão da Invenção da Santa Cruz, Tapetes de Pétalas Naturais

São seis dias de festa. De manhã até madrugada fora, a dificuldade está em ter tempo para ver e desfrutar de todas as atividades.

Vamos dar-lhe uma ajuda. No plano religioso, destacam-se a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, que sai à rua no dia 3 de maio, feriado municipal, e se constituiu como a grande manifestação de culto das festividades.

Uma vez mais, a procissão vai contar com as Cruzes das 89 paróquias do concelho. Antes, haverá celebração da Missa Solene no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, local onde estarão expostos, a partir do dia 30 de abril, os Tapetes de Pétalas de Florais Naturais, outro ex-líbris das Cruzes.

Feira Popular em grandes números

Instalada no recinto do Campo da Feira e no Parque da Cidade, a Feira Popular regista este ano um recorde de participações, nomeadamente no que respeita à Praça de Alimentação. Ao todo, estão instalados, na Festa das Cruzes, 463 operadores.

Feira Popular – 463 operadores

Feirantes e Stands Diversos – 300

Praça da Alimentação – 60 stands

Parque Diversões – 50 operadores

Máquinas Agrícolas e Automóveis – 30 stands

WC’s – 36

Autocarros nas Freguesias e na Zona Urbana: Festa das Cruzes com reforço de TUBA e viagens gratuitas

Mais linhas, mais autocarros e viagens gratuitas. Este ano, o Município de Barcelos alargou o plano de mobilidade para o período da Festa das Cruzes.  Além do TUBA urbano “especial Vai e Vem”, a Câmara Municipal estendeu a oferta TUBA a todo o concelho, com o serviço TUBA “freguesias especial”. Além disso, há 26 parques de estacionamento com capacidade para mais de cinco mil viaturas.

Comboios com mais oferta de lugares e paragem do comboio Celta

A CP – Comboios de Portugal também se associa à Festa das Cruzes e, no feriado do dia 1 de maio, vai alargar a oferta de lugares disponíveis no serviço Inter-regional 853, 830, 831 e 856. No dia 03 de maio, dia de feriado municipal, também haverá oferta alargada de lugares disponíveis no serviço Inter-regional 853 e 830. Além da maior oferta de lugares, a CP informa que, nesses feriados de 1 e 3 de maio, o comboio celta 420 e 423 terá paragem na estação de Barcelos.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos assinala Semana da Família

Publicado

on

O Município de Barcelos vai promover, de 13 a 19 de maio, o programa “Afetos em Palco”, iniciativa que se enquadra no âmbito da celebração da Semana da Família. No decorrer da programação, serão realizadas diversas ações socioeducativas e culturais sobre temas como afetos, amor, união, intergeracionalidade, interculturalidade, inclusão, saúde e estilos de vida saudáveis.

Esta iniciativa, dirigida a toda a comunidade, desenvolve-se nos equipamentos municipais e nas escolas e instituições do território com projetos nesta área. Acontece no contexto do trabalho de proximidade, programas e respostas sociais, apoio e valorização das famílias, que o Município tem vindo a desenvolver, no sentido de corresponder às prioridades da comunidade do concelho.

A programação deste ano da Semana da Família conta, entre outras ações, com um ciclo de encontros, atividades abertas à família, tertúlia e peddy-paper.

Recorde-se que o Município de Barcelos, no contexto das políticas familiares, tem sido distinguido nos últimos anos com o galardão “Autarquia + Familiarmente Responsável”, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Atualmente, o Município Barcelos integra também a Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família.

Para mais informações e inscrição nas atividades da Semana da Família, contacte o Gabinete de Solidariedade Social, Família e Voluntariado, através do telefone 253809600, ou através do e-mail: acaosocialesaude@cm-barcelos.pt.

Programa completo

De 13 a 17 de maio – Ciclo de Encontros “Afetos em Palco”, nas escolas do concelho de Barcelos, com dinamização de sessões sobre o tema, envolvendo a comunidade educativa e a participação de entidades do território na apresentação de boas-práticas.

Dia 16 de maio – Tertúlia “Família, Afetos, Saúde Mental”, pelas 21h00, no Auditório Municipal dos Paços do Concelho, com a participação de oradores convidados para o desenvolvimento do tema: António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Célia Barbosa, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Dia 18 de maio (sábado) – Encontro no Theatro Gil Vicente, pelas 9h30, (acolhimento aos participantes). 

Peddy-Paper Afetos em Palco

O Peddy-Paper realiza-se no Centro Histórico de Barcelos. Os participantes terão a oportunidade de visitar em família, monumentos e espaços culturais, num percurso cheio de desafios e dinâmicas, na companhia da Banda Plástica de Barcelos. O acolhimento aos participantes está marcado para as 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Através de desafios criativos são promovidos laços familiares e aprofundado o conhecimento do património de Barcelos.

No final do Peddy-Paper será realizado um lanche convívio entre todas as famílias participantes.

Equipamentos Municipais abertos à família

Promover o acesso das famílias a ações e equipamentos municipais, valorizando a atividade do Município enquanto “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP apreende 91 armas em operação policial internacional

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito das suas competências exclusivas e nacionais relacionadas com armas e explosivos realizou, entre 19 e 23 de fevereiro de 2024, a Operação CONVERSUS, inserida na ação operacional da prioridade Firearms do EMPACT – European Multidisciplinary Platform Against Criminal Threats – e coordenada pela Europol, com o objetivo de apreender armas de alarme adquiridas sem autorização e facilmente convertíveis em armas de fogo.

Portugal, através da PSP, participou ativa e operacionalmente nesta operação internacional através de 84 Polícias do Departamento de Armas e Explosivos e respetivos Núcleos dos Comandos Territoriais da PSP, tendo sido apreendidas 91 armas, 118 munições e elaborados 20 Autos de Notícia criminais e contraordenacionais.

A operação decorreu em 31 países, nomeadamente Albânia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Kosovo, Letónia, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia, Montenegro, Norte da Macedónia, Noruega, Países Baixos, Reino Unido, República Checa, Sérvia, Suíça e Ucrânia.

Esta operação assenta na participação da PSP, através do Departamento de Armas e Explosivos, em diversos organismos de dimensão internacional, como a EUROPOL e INTERPOL, em plataformas de cooperação policial internacional como o EMPACT, e consequente partilha e análise de informação relacionada com armas de alarme, facilmente convertíveis em arma de fogo, adquiridas por cidadãos portugueses na União Europeia. No decorrer das várias edições desta ação operacional, a PSP já apreendeu um total 383 armas, nomeadamente 292 armas de alarme suscetíveis de serem transformadas em armas de fogo.

“A cooperação policial internacional entre a Europol e as polícias constitui um pilar crucial no combate ao tráfico internacional de armas”, sublinha a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas