Connect with us

Atualidade

Talbot, Bugatti e Alvis, entre outros, estacionados na Maia até setembro

Publicado

on

Até 15 de setembro há uma exposição a não perder para os amantes dos carros clássicos a decorrer na Maia. Alvis, Bugatti, Fiat, Ford, MG e Talbot são algumas das estrelas que marcam a primeira metade do século XX, antes da II Guerra Mundial, que estão estacionadas no piso 0 do centro comercial Mira Maia Shopping.

Da primeira década poderá encontrar o Talbot 4AB (1910), com um motor de 4 cilindros, carburador único e ignição por magneto. Alcançou a imortalidade em Brooklands, em fevereiro de 1913, quando um Talbot 25hp aerodinâmico, conduzido por Percy Lambert, se tornou o primeiro automóvel do mundo a percorrer 100 milhas numa hora.

Há um Ford T (1917), um automóvel clássico concebido e desenvolvido por Henry Ford, que criou uma rutura na indústria automóvel, sendo o primeiro a fabricar automóveis numa linha de montagem. Este modelo é uma peça de coleção para os entusiastas de automóveis. Algumas das características que tornam o Ford T único em alguns modelos são os muitos pormenores em cobre e em madeira, como as rodas cujos raios de artilharia são em madeira. Ainda na família Ford, há também em exposição um Ford T Speedster (1915), que competiu em diversas provas internacionais.

Da segunda década, pode ser admirado o Fiat 521 (1929), um automóvel de passageiros produzido pela Fiat entre 1928 e 1931, que colocou a Fiat no caminho para o seu subsequente estatuto de multinacional. Mais de 33.000 Fiat 521 foram produzidos em Itália e na Alemanha.

Da terceira década estão presentes o MG M-type (1930), que levou a MG a um novo patamar. Este automóvel desportivo de duas portas utilizava uma versão atualizada do motor de quatro cilindros com árvore de cames à cabeça, acionado por engrenagem cónica, com um único carburador SU que debitava 20 cv (15 kW) às 4000 rpm. A tração era feita para as rodas traseiras através de uma caixa de três velocidades não sincronizada.

Há o famoso Bugatti Type 35 (1930) que alcançou mais de duas mil vitórias em competição para a marca de Molsheim. A elegância do 35 estava na forma como a silhueta do capot fluía da grelha do radiador em forma de ferradura, estendendo-se até uma extremidade traseira cónica onde se encontrava o depósito de combustível. O design do Type 35 tinha muitos pormenores excecionais, mas discretos, como as jantes em alumínio – uma novidade absoluta na altura. Um pormenor mais subtil era o seu eixo dianteiro de uma só peça. Sendo oco no centro e sólido nas extremidades, o design do eixo exigia toda a arte e tecnologia que a fundição podia reunir.

O Riley Sprite (1937) é outro protagonista. Produzido pela Riley Motors de 1935 a 1938, foi construído maioritariamente com motores de 4 cilindros. O seu sucesso nas corridas (especialmente sob a forma do modelo Riley T.T. Sprite) levou à adoção de “Sprite” como designação para o modelo desportivo topo de gama da gama de carros de turismo Riley Kestrel da época. O exemplar exposto tem participado em diversas provas.

Por fim, há um Alvis 4.3 Vanden Plas (1939) [ndr: foto de destaque], um dos três veículos produzidos antes da II Guerra Mundial, com carroçaria de berlina de ponta. Todos os três estão ativos. Este carro estava destinado a ser o Show Car de 1940, mas depois do início da guerra foi enviado para Lisboa e vendido a Fernando Espírito Santo Moniz Galvão, em 11 de outubro de 1939. Tem um motor de seis cilindros em linha de 4.387 cc, com uma potência de 31,48 cv e produz 137 cv, logo às 3.600 rpm, o que lhe confere uma aceleração impressionante e uma velocidade máxima de três dígitos.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas