Atualidade
Sintra aprova contas com 285 milhões de receita
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, por unanimidade, em reunião de câmara o Relatório e Contas de 2021, apresentando uma receita de 285,8 milhões de euros.
Em 2021, a receita atingiu os 285,8 milhões de euros, obtendo-se uma taxa de execução de 111,3% e a despesa paga 195 milhões de euros com uma taxa de execução de 76,1%, sendo o saldo orçamental acumulado do município de Sintra de 202 milhões de euros.
“A dinâmica económica do município foi um dos fatores que mais contribuiu para o crescimento das receitas. Apesar da descida de impostos e taxas, a autarquia arrecadou em 2021 cerca de 108 milhões de euros”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.
Basílio Horta salienta que “apesar de termos descido a taxa de IMI de 0,39 para 0,30, o mínimo que a lei permite, a verdade é continuamos a ter excelentes resultados porque a autarquia continua a aplicada três princípios na sua gestão: controlar a despesa, aumentar o investimento e reduzir impostos e o resultado é esta receita agora aprovada, que revela as boas opções e a forma correta como a Câmara de Sintra tem sido gerida.”
O investimento direto do município totalizou 41,1 milhões de euros, um aumento de 3,7% relativamente ao ano anterior, tendo sido adjudicados processos no total de 64,2 milhões de euros.
É de destacar, a inexistência de pagamentos em atraso e que o passivo por habitante do município de Sintra se situa abaixo dos 70 euros.
A autarquia de Sintra apresenta uma elevada liquidez para fazer face aos compromissos financeiros de curto prazo, bem como a elevada independência financeira face a terceiros, com a atividade do município de Sintra a ser financiada em mais do que 96% por recursos próprios, evidenciando uma solidez financeira e capacidade para solver os compromissos inclusive os não correntes.
Foto: CMS.
A requalificação do Campo da Flávia, na freguesia da Cumieira, foi oficialmente inaugurada no passado dia 10 de novembro, marcando um momento histórico para o Município de Santa Marta de Penaguião e para a Freguesia da Cumieira.
A cerimónia, que contou com a presença de todo o Executivo Municipal, celebrou a entrega de uma obra há muito aguardada pelos habitantes da freguesia e pelos adeptos do SC da Cumieira.
O novo relvado sintético é fruto de um esforço conjunto entre o clube e o município penaguiense, que investiu 145.000 euros na melhoria da infraestrutura e que permitiu disponibilizar ao SC Cumieira melhores condições para a prática desportiva. Para a intervenção foram ainda considerados os apoios da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da Associação de Futebol de Vila Real e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
A inauguração foi acompanhada com entusiasmo por uma moldura humana que assistiu à estreia dos Seniores do SC Cumieira no novo piso, num jogo contra o FC Fontelas.
O SC Cumieira saiu vitorioso, vencendo por 3 a 0. Pedro Pereira (que marcou 2 golos) foi o autor do primeiro golo da história do novo relvado sintético do Campo da Flávia, cabendo a Pedro Matos a autoria do outro golo dos cumieirenses.
“O Município de Santa Marta de Penaguião felicita o SC Cumieira pela conquista e deseja os maiores sucessos a toda a direção, jogadores e técnicos, que tanto engrandecem o desporto do nosso Concelho”, sublinha em nota.
Foto: CMSMP.
Atualidade
Barcelos promove fim de semana gastronómico do Arroz Pica no Chão
Vão ser três dias de pecado da Gula: provar, comer e “chorar por mais”. Está aí à porta mais uma edição do Fim de Semana do Arroz Pica no Chão, que decorre entre os dias 15 e 17 de novembro, em 32 restaurantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Barcelos e visa dar destaque à gastronomia tradicional e dinamizar o setor da restauração do concelho.
Esta iniciativa está inserida no programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”, sendo que o Fim de Semana do Arroz Pica no Chão já vai para a sua décima sexta edição. Este evento integra-se num conjunto de atividades de promoção das qualidades turísticas da gastronomia local, potenciadas pela figura do galo e pelo universo cultural que se construiu à sua volta, no concelho de Barcelos.
Participam nesta edição os seguintes restaurantes: Ávila (Vila Seca), Babette (Barcelos), Bagoeira (Barcelos), Belchior (Campo), Belo Horizonte (Rio Côvo Santa Eulália), Casa Eduardo (Milhazes), Casa dos Arcos (Barcelos), Casa Lourenço (Areias S. Vicente), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Maria de Medros (Barcelinhos), Manjar das Estrelas (Várzea), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Pérola (Barcelos), Restaurante Atina (Várzea), Restaurante Messias (Galegos S. Martinho), Restaurante NuSal (Barcelinhos), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Rústico (Mariz), Solar das Fontes (Várzea), Sonho do Cávado (Manhente), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberninha O Chico (Perelhal), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Tasquinha do Cândido (Rio Côvo Santa Eulália), Tasquinha O Telheiro (Viatodos) e Vera Cruz (Barcelos).
Iniciativa integra visita a quintas produtoras de vinho verde
Paralelamente ao Fim de Semana do Arroz Pica Chão, vai realizar-se no sábado, dia 16, entre as 14h00 e as 18h30, a Rota do Vinho e da Vinha. Esta ação visa a promoção e o conhecimento dos vinhos produzidos em Barcelos, e inclui visitas técnicas e provas dos vinhos produzidos nas unidades locais: a Quinta de Argemil, na freguesia de Perelhal, e a Agribar Wines, na freguesia de Gamil.
Foto: CMB.
Atualidade
Barcelos: Canil e gatil triplica capacidade para 94 celas
Obras da segunda fase já arrancaram
Arrancaram, na semana passada, as obras da empreitada da 2ª fase da construção do Canil e do Gatil Municipal. Os trabalhos de ampliação do CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos, em Gamil, Barcelos, terão um custo aproximado de 634 mil euros e o prazo para a conclusão da obra é de 365 dias.
Esta empreitada, inscrita no Plano Plurianual de Investimentos, no âmbito do Bem-Estar e Saúde Animal – Canil e Gatil, contempla a ampliação do edifício com a construção de mais duas naves com 54 celas para cães e 12 celas para gatos. Ao todo, o equipamento ficará dotado de 92 celas. A empreitada contempla também a construção de armazém de rações, sala de arrumos, sala polivalente e sala de congelação.
Segundo a memória descritiva do projeto, o processo de construção do equipamento desenvolve-se de forma tradicional, a que se juntam estruturas metálicas (laterais e coberturas). A estrutura base/plataforma é executada em betão armado, tijolo cerâmico, com acabamento em reboco fino e pintado.
Nos acessos e passeios, será usada terra natural/vegetal do local, com pavimento drenante e guias pré-fabricadas. Serão garantidos espaços arborizados entre as construções.
Recorde-se que a primeira fase do CROA foi inaugurada em novembro do ano passado. O CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos está localizado na rua dos Lavadouros, em Gamil, Barcelos.
Foto: CMB.
-
Atualidade3 anos ago
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos ago
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos ago
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos ago
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos ago
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos ago
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos ago
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos ago
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação