Connect with us

Atualidade

SINTAB reage à consagração do dia 15 de novembro como o “Dia Nacional das Conservas de Peixe”

Em comunicado enviado ao Presidente da Assembleia da República, aos trabalhadores da indústria das conservas de peixe e à comunicação social

Publicado

on

A Assembleia da República decidiu consagrar o dia 15 de novembro como dia nacional das conservas de peixe, referindo tratar-se do reconhecimento da “importância da indústria de conservas de peixe portuguesas como parte integrante de uma alimentação saudável e equilibrada, e o contributo da mesma para a economia e o desenvolvimento nacionais, sensibilizando ainda o público para os produtos da pesca e da aquicultura sustentáveis, apresentando as conservas enquanto exemplo distintivo de tradição e excelência da indústria e qualidade ímpar do peixe da nossa costa”.

A iniciativa nasce de uma proposta da associação patronal ANICP (Associação Nacional dos Industriais das Conservas de Peixe) que, durante a sua apresentação, “dissertou imenso sobre o contributo que os industriais do setor (confundindo-os e substituindo-os à indústria de uma forma mais geral) dão à economia nacional e aos hábitos alimentares dos Portugueses, como se não tivesse, a própria indústria, derivado desses hábitos alimentares, fazendo crer o contrário”, refere o comunicado.

“Uma apreciação atenta às decorrências do processo, que se debruçou, quase exclusivamente, numa audição parlamentar à diretora de comunicação da ANICP, e num exercício de discurso bajulatório da parte dos deputados da direita e do PS, permite assumir que os interesses da ANICP nesta iniciativa são única e exclusivamente económicos, sem sequer o esconder, como a escolha da proposta de data bem refere, ao tratar-se do dia em que um empresário de Setúbal recebeu um prémio numa exposição comercial em Paris”, continua.

“Não há, em lado algum da proposta, qualquer alusão às idiossincrasias do povo das comunidades piscatórias que levaram à adoção das conservas em azeite como um dos mais saudáveis hábitos alimentares de que há memória; não há nenhuma menção às iniciativas revolucionárias dos Trabalhadores, maioritariamente mulheres, que contribuíram, de forma séria, para o combate à discriminação salarial de género; em nenhuma parte do texto da proposta ou da audição parlamentar, se alude aos ‘fuzilamentos de Setúbal’ que resultaram em dois operários mortos pela Guarda Nacional Republicana, em março de 1911, nem à prisão política do Dirigente Sindical, só porque ousaram protestar por um pequeno aumento salarial”, elenca o SINTAB no comunicado.

“Ainda que por ‘indústria das conservas’ se devesse entender toda uma envolvente social e económica que acaba por caracterizar inúmeras comunidades da orla costeira de norte a sul do país, a proposta da ANICP assenta, permanentemente, na adulação a empresários que, em análise séria e concreta, representam maioritariamente aquilo que de mau sempre se associou ao setor: 1. A reserva dos rendimentos do trabalho para acumulação capitalista; 2. A firme e assumida oposição à evolução dos direitos e rendimentos do trabalho; 3. A manutenção da diferenciação entre homens e mulheres, tanto em questões remuneratórias como sociais”, continua.

Assim, os Trabalhadores da indústria das conservas de peixe “assumem-se como justos representantes do setor, ao contrário dos seus patrões, cujo interesse é económico e não social. No mesmo sentido, consideram descabida e equivocada a escolha da data, por considerarem que os pressupostos apresentados valorizam a parte exploradora do setor (os patrões) em detrimento da grande massa populacional que lhe dá traço e fundamento, os trabalhadores. Não compreendem como é que uma decisão de tal importância é tomada num ano em que se desenvolveram quatro greves nacionais do setor, contra iniciativas de acentuação da exploração, sem que isso tenha sido tido em conta. Entendem, ainda, que, perante iniciativas deste género, é obrigação dos deputados intervenientes, o exercício de uma análise ponderada, em consulta ampla aos componentes do setor, convidando-os para dar opinião, auscultando-os e analisando as diversas posições de forma a que o resultado final seja de interesse abrangente, o que não aconteceu”, conclui o SINTAB em comunicado.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas