Connect with us

Atualidade

Ricoh celebra mês Europeu da Cibersegurança com entrega de prémios de concurso de fotografia

“My safe place: keep the present, protect the future.” foi o mote da segunda edição do concurso de fotografia da Ricoh e também para um evento, no Mission to Escape, em Lisboa, para falar da importância da segurança online

Publicado

on

A Cibersegurança é um dos temas mais discutidos nos dias de hoje, cuja importância cresceu com a pandemia e as novas formas de trabalho. No mês em que se sensibiliza para a temática, a Ricoh Portugal reuniu especialistas para falar sobre o tema, no Mission to Escape, em Lisboa, onde os convidados foram desafiados para um jogo, cujo objetivo era travar um ciberataque.

“A Ricoh, como empresa de serviços digitais, está cada vez mais atenta às questões relacionadas com a cibersegurança, que é, atualmente, uma parte muito importante do nosso trabalho. Nunca falamos tanto em segurança e é necessário dar resposta a esta problemática. Atualmente, temos equipas e ferramentas disponíveis para nos ajudar a enfrentar os desafios desta nova era digital”, referiu Jesus Centeno, Country Manager da Ricoh Portugal. Já Paulo Morais, Diretor-Geral da Pamafe, a Ricoh Company, salientou que os ciberataques continuam a aumentar e é necessário dar-lhes a devida importância: “Há grandes empresas a parar devido a ciberataques, o que as prejudica financeiramente; e se algumas empresas têm estrutura para fazer face a esta situação, uma PME pode não o ter e isso terá um impacto não só empresarial, como social. Daí ser importante minimizar o potencial de risco, porque há forma de prevenir e mitigar os danos”.

João Cupertino, Responsável de Cibersegurança da Pamafe, a Ricoh Company, não tem dúvidas que “os ataques vão continuar a acontecer e afetar inúmeras empresas”, ainda que em 2019, apenas 8% tenham declarado ter sofrido este tipo de incidentes, segundo dados do CNCS. “Existem um conjunto de boas práticas, que devem ser adotadas, quer na infraestrutura de uma empresa, quer nas nossas vidas pessoais, e muitas podem ser aplicadas de forma simples”, referiu, acrescentando que tem observado um aumento do grau de maturidade das empresas nacionais, demonstrado em particular pela maior atenção e preocupação com medidas de controlo e governação da arquitetura de segurança. Salienta ainda que tem registado um aumento da procura de serviços para apoiar na deteção e resposta a incidentes, bem como para reforçar a capacidade e velocidade de recuperação dos dados e sistemas na sequência de um ataque, o que mostra a crescente preocupação com este tipo de riscos.

No mesmo evento, a Ricoh entregou, ainda, os prémios aos três vencedores do concurso: uma máquina fotográfica Ricoh Theta que capta imagens a 360º (1º prémio) a Marta Oliveira com a imagem “Pequeno ribeiro no Peneda-Gerês [ndr: na foto de destaque]; um curso de fotografia no IFP (2ª prémio) a Bebiana Matos, com a foto “O sítio especial”; e um Voucher da Amazon no valor de 100 euros (3º prémio) a Luísa Currito, com a imagem “A beleza do cais ao final do dia”.

Foto: RICOH.

Continuar a ler
1 Comment

1 Comment

  1. Adelaide Carvalho

    Novembro 4, 2022 at 6:22 pm

    Muitos parabéns Martinha, prêmio muito bem atribuído ❤️

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos

Publicado

on

Realizou-se ontem, ao final da tarde, a tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos. A cerimónia, que decorreu no auditório na Casa da Juventude, além de dar corpo a um imperativo legal, foi também o cumprimento de mais um compromisso eleitoral da maioria que governa o Executivo. Com efeito, esta é a primeira vez, na história da vida democrática da autarquia, que Barcelos tem um Conselho Municipal da Juventude. 

De resto, este facto foi sublinhado pelo presidente da Câmara, Mário Constantino, e pela vereadora da Juventude, Mariana Carvalho. O Presidente desafiou os membros deste Conselho Consultivo a “terem participação ativa e a colocar a sua criatividade e conhecimento em projetos que qualifiquem e promovam o desenvolvimento de Barcelos”.

Por seu lado, a vereadora Mariana Carvalho considerou a criação do Conselho Municipal de Juventude um “momento feliz” e assegurou que o Município, dentro das suas competências, tudo tentará fazer para que os jovens possam ter melhores condições para viver, estudar e trabalhar em Barcelos”. 

Como se pode ler na nota introdutória ao Regulamento deste órgão consultivo, “o Município de Barcelos pretende uma nova abordagem de trabalho e de compromisso com a juventude, fomentando mecanismos de uma democracia participativa e aberta ao diálogo, criando um espaço para ouvir e dar voz aos jovens barcelenses”. Sabendo-se que as políticas locais para a juventude têm um papel importante na promoção, participação e na melhoria da qualidade de vida dos jovens, “o Conselho Municipal da Juventude de Barcelos, ao nível concelhio, corporizará um instrumento de diálogo e debate para que as políticas de juventude sejam discutidas, implementadas e desenvolvidas, capacitando e empoderando os jovens barcelenses, a participarem no desenvolvimento do concelho.”

Composição do CMJ BARCELOS é a seguinte:

O Conselho Municipal de Juventude é presidido pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, e composto por um membro da Assembleia Municipal de cada partido ou grupo de cidadãos eleitores representados nesta. Dele também fazem parte um representante do Município de Barcelos no Conselho Regional de Juventude; um representante de cada associação juvenil com sede no concelho de Barcelos, inscrita no Registo Nacional de Associações Jovens, um representante de cada associação de estudantes do ensino básico e secundário com sede no concelho de Barcelos; e um representante de cada associação de estudantes do ensino superior com sede no concelho de Barcelos. Além destes, o órgão integra também um representante de cada federação de estudantes inscrita no RNAJ, cujo âmbito geográfico de atuação se circunscreva à área do concelho ou nas quais as associações de estudantes com sede no concelho representem mais de 50% dos associados; um representante de cada organização de juventude partidária com representação nos órgãos do Município de Barcelos ou na Assembleia da República; um representante de cada associação jovem e equiparadas a associações juvenis. Têm ainda representação os partidos ou grupos de cidadãos eleitores representados na Assembleia Municipal de Barcelos, que indicam um eleito com idade inferior a 35 anos.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Experiência no Rio Cávado: Barcelos River Sport

Publicado

on

O Município de Barcelos promove, no dia 2 de abril, uma descida do Rio Cávado em Kayaks e Pranchas SUP, entre a praia Fluvial de Manhente e Barcelos.

A iniciativa decorre das 9h00 às 13h00 e tem como principal objetivo a valorização deste curso de água, demonstrando à comunidade formas de “dar vida ao rio”.

O ponto de encontro é nas Piscinas Municipais de Barcelos e todos os participantes têm seguro da responsabilidade do Município e oferta de um pequeno lanche no final.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias através do e-mail desporto@cm-barcelos.pt.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Guimarães: Dois detidos por condução sob o efeito do álcool

Publicado

on

Hoje, na cidade de Guimarães, a PSP deteve dois cidadãos, com 36 e 53 anos de idade, por condução de veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei, tendo os mesmos acusado uma TAS (taxa de álcool no sangue) de1,78 e 1,49 no sangue, respetivamente.

Os detidos foram notificados para comparecerem no Tribunal Judicial de Guimarães.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas