Atualidade
Ricoh celebra mês Europeu da Cibersegurança com entrega de prémios de concurso de fotografia
“My safe place: keep the present, protect the future.” foi o mote da segunda edição do concurso de fotografia da Ricoh e também para um evento, no Mission to Escape, em Lisboa, para falar da importância da segurança online

A Cibersegurança é um dos temas mais discutidos nos dias de hoje, cuja importância cresceu com a pandemia e as novas formas de trabalho. No mês em que se sensibiliza para a temática, a Ricoh Portugal reuniu especialistas para falar sobre o tema, no Mission to Escape, em Lisboa, onde os convidados foram desafiados para um jogo, cujo objetivo era travar um ciberataque.
“A Ricoh, como empresa de serviços digitais, está cada vez mais atenta às questões relacionadas com a cibersegurança, que é, atualmente, uma parte muito importante do nosso trabalho. Nunca falamos tanto em segurança e é necessário dar resposta a esta problemática. Atualmente, temos equipas e ferramentas disponíveis para nos ajudar a enfrentar os desafios desta nova era digital”, referiu Jesus Centeno, Country Manager da Ricoh Portugal. Já Paulo Morais, Diretor-Geral da Pamafe, a Ricoh Company, salientou que os ciberataques continuam a aumentar e é necessário dar-lhes a devida importância: “Há grandes empresas a parar devido a ciberataques, o que as prejudica financeiramente; e se algumas empresas têm estrutura para fazer face a esta situação, uma PME pode não o ter e isso terá um impacto não só empresarial, como social. Daí ser importante minimizar o potencial de risco, porque há forma de prevenir e mitigar os danos”.
João Cupertino, Responsável de Cibersegurança da Pamafe, a Ricoh Company, não tem dúvidas que “os ataques vão continuar a acontecer e afetar inúmeras empresas”, ainda que em 2019, apenas 8% tenham declarado ter sofrido este tipo de incidentes, segundo dados do CNCS. “Existem um conjunto de boas práticas, que devem ser adotadas, quer na infraestrutura de uma empresa, quer nas nossas vidas pessoais, e muitas podem ser aplicadas de forma simples”, referiu, acrescentando que tem observado um aumento do grau de maturidade das empresas nacionais, demonstrado em particular pela maior atenção e preocupação com medidas de controlo e governação da arquitetura de segurança. Salienta ainda que tem registado um aumento da procura de serviços para apoiar na deteção e resposta a incidentes, bem como para reforçar a capacidade e velocidade de recuperação dos dados e sistemas na sequência de um ataque, o que mostra a crescente preocupação com este tipo de riscos.
No mesmo evento, a Ricoh entregou, ainda, os prémios aos três vencedores do concurso: uma máquina fotográfica Ricoh Theta que capta imagens a 360º (1º prémio) a Marta Oliveira com a imagem “Pequeno ribeiro no Peneda-Gerês [ndr: na foto de destaque]; um curso de fotografia no IFP (2ª prémio) a Bebiana Matos, com a foto “O sítio especial”; e um Voucher da Amazon no valor de 100 euros (3º prémio) a Luísa Currito, com a imagem “A beleza do cais ao final do dia”.
Foto: RICOH.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
Adelaide Carvalho
Novembro 4, 2022 at 6:22 pm
Muitos parabéns Martinha, prêmio muito bem atribuído ❤️