Connect with us

Atualidade

Apresentado o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Município de Barcelos 2022-2027

Seminário “Barcelos + Igual(dade)”

Publicado

on

Barcelos assinalou, ontem, o Dia Municipal da Igualdade, realizando o Seminário “Barcelos + Igual(dade)”, no decorrer do qual foi apresentado, publicamente, o “Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação do Município de Barcelos 2022-2027”.

Na abertura dos trabalhos, o vereador da Ação Social, António Ribeiro, sublinhou a política desenvolvida pelo Município neste setor, referindo que a recente atribuição a Barcelos do Prémio “Viver em Igualdade” “é o reconhecimento do trabalho feito na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.”

A sessão, que decorreu ontem de manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com a participação da presidente da Associação Plano i para a Igualdade e Inclusão, Sofia Neves, que abordou a “Igualdade de Género”, e da docente Carla Cerqueira, da Universidade Lusófona do Porto, que dissertou sobre a “Conciliação entre a vida pessoal, profissional e familiar”.

Após o debate, Anabela Pimenta, responsável pela Divisão da Ação Social e Saúde do Município, Célia Barbosa, coordenadora-geral do GASC, e Maria Anita Santos, docente do ISMAI, apresentaram o já referido Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação, recentemente aprovado em reunião do Executivo. Este documento, além de um diagnóstico exaustivo sobre a realidade concelhia, apresenta a estratégia municipal para o setor. No documento, pode ler-se que “o combate às desigualdades de género deve ser colocado em ação por todos os setores da sociedade, pelo governo, pelas autarquias, pelas empresas, pelos trabalhadores e trabalhadoras, pela comunidade em geral, com vista a uma vivência plena da cidadania, um pré-requisito para uma sociedade justa e equitativa. As autarquias, pela sua proximidade social, possuem um papel preponderante, tornando-se muitas vezes no motor operacional das políticas públicas, e o maior influenciador das boas-práticas, com impacto direto e real nos membros da sua comunidade”.

É neste contexto que o Município de Barcelos tem, ao longo dos anos, vindo a reconhecer a importância do princípio da igualdade e não discriminação, e tem efetuado um percurso significativo neste domínio, por via da subscrição e celebração de um conjunto de protocolos e documentos no âmbito da igualdade.

Município de Barcelos distinguido com Prémio “Viver em Igualdade”

O Município de Barcelos foi distinguido, mais uma vez, com o Prémio “Viver em Igualdade” pelo trabalho evidenciado na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação. O vereador da Ação Social e Saúde, António Ribeiro, recebeu o galardão na cerimónia de entrega do Prémio, que decorreu no passado dia 20 de outubro, no Teatro Jordão, em Guimarães, e que contou com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações e Presidente da CIG.

Depois de ter conquistado o galardão em 2020, por ter sido considerado um município com práticas que promovem os objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual, Barcelos volta a conquistar o Prémio “Viver em Igualdade”, uma iniciativa bienal promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual que distingue e reconhece as Autarquias com boas-práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.

Na candidatura apresentada, estavam elencadas as principais ações e projetos desenvolvidos pelo Município de Barcelos, no âmbito da igualdade entre mulheres e homens, na prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, e na prevenção e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade, expressão de género e características sexuais. A saber, o Projeto de Mediador Municipal e Intercultural de Barcelos, que visa promover a inclusão das comunidades ciganas, nos mais diversos domínios da vida; o Programa “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva” que traduz um amplo programa de atividades culturais a desenvolver em todo o Município de Barcelos com particular foco na fruição e participação ativa das pessoas com menor facilidade de acesso à cultura e em maior risco de exclusão social, promovendo por essa via a sua inclusão; o Projeto “Adélia” que promove o apoio à parentalidade positiva e à capacitação parental, entre outros.

Foto: CMB.

Atualidade

Castro Marim: 9º Concurso “Odeleite, Aldeia Florida”

Publicado

on

Pitoresca e reconhecida pela sua singularidade, no interior do território castromarinense desenha-se a aldeia de Odeleite, considerada uma das aldeias típicas da região e que pretende agora ser também uma das mais floridas! O Concurso “Aldeia Florida” está de volta a Odeleite, nesta que será a sua 9ª edição, uma organização da Junta de Freguesia e da Associação Social da Freguesia de Odeleite.

Ladeada por dois espelhos de água, a Ribeira e a Barragem, com casas brancas e de típicas chaminés algarvias, Odeleite é uma aldeia pautada por detalhes e pormenores, naturais e ou promovidos pelo brio dos seus habitantes, o que a torna aprazível para viver e atrativa à visita. As flores, dispostas nos pátios, nas janelas e nos recantos das casas, já são um uso na aldeia e lança-se agora novo repto e incentivo a quem tiver casa ou estabelecimento na aldeia.

As inscrições decorrem de 1 a 15 de fevereiro, nas instalações da Junta de Freguesia de Odeleite, e serão entregues flores aos participantes, para que possam decorar e dar novas cores aos seus espaços. Os resultados serão conhecidos no dia 1 de maio, nas populares celebrações do Dia do Trabalhador. 

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município recebe galardão de Autarquia Familiarmente Responsável

Publicado

on

O Município de Anadia recebeu, esta quinta-feira, 26 de janeiro, a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que reconhece as diversas políticas sociais e respostas de proximidade que têm vindo a ser implementadas pela Câmara Municipal, no sentido de apoiar e valorizar as famílias. A cerimónia decorreu no Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra, tendo o Município sido representado pela Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira.

Para Jennifer Pereira, esta distinção “é o reconhecimento do investimento” do Município na implementação de politicas de apoio às famílias, de boas práticas adotadas que promovam e facilitem a vida familiar, através da implementação de programas que assentam no bem-estar das famílias, nos mais diversos eixos de implementação, como educação, ação social, habitação, cultura e lazer.

Recorde-se que o Município de Anadia, ao longo dos últimos anos, tem vindo a implementar um conjunto de diferentes medidas sociais, de onde se destacam o Fundo Social, a Comparticipação de Despesas com Medicamentos, a Melhoria Habitacional, o apoio ao Arrendamento Urbano para Fim Habitacional, a atribuição de bolsas de Estudantes do Ensino Superior, o benefício de apoio à Natalidade e o tarifário familiar para águas e saneamento, entre outros, com o propósito de apoiar as famílias do concelho.

Entretanto, o executivo municipal, na sua última reunião, aprovou a adesão do Município à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias. Esta integração irá permitir a partilha de boas práticas e de informação com outros municípios, bem como a participação em eventos organizados pela Rede Europeia que poderão traduzir-se numa mais-valia para o concelho, passando, assim, o Município de Anadia a constar da base de dados da Rede Europeia, condição que lhe permite ter acesso a uma base de dados exclusiva de boas práticas em matéria de política de família a nível europeu, publicar informação sobre a autarquia, participar em reuniões, seminários, workshops e convenções europeias, podendo, ainda, aderir ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Troféu Internacional de Pista Sunlive

Publicado

on

O Velódromo Nacional de Anadia, em Sangalhos, recebe, este sábado, dia 28 de janeiro, mais uma grande prova internacional de ciclismo de Pista, o Troféu Internacional Sunlive, com entradas livres.

A competição conta com cerca de 100 atletas inscritos, em representação de 20 países, nomeadamente África do Sul, Alemanha, Argélia, Arménia, Áustria, Egito, Eslováquia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, México, Portugal, Roménia, Uzbequistão e Venezuela.

A prova disputa-se entre as 9h30 e as 13h30 e entre as 15h00 e as 19h00, nas categorias de juniores e elite, masculinos e femininos, em Velocidade, Keirin, Omnium, Madison, Scratch e Eliminação.

Recorde-se, ainda, que o Município de Anadia vai acolher o Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, que decorrerá entre os dias 11 e 16 de julho, no Velódromo Nacional.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas