Atualidade
Apresentado o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Município de Barcelos 2022-2027
Seminário “Barcelos + Igual(dade)”

Barcelos assinalou, ontem, o Dia Municipal da Igualdade, realizando o Seminário “Barcelos + Igual(dade)”, no decorrer do qual foi apresentado, publicamente, o “Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação do Município de Barcelos 2022-2027”.
Na abertura dos trabalhos, o vereador da Ação Social, António Ribeiro, sublinhou a política desenvolvida pelo Município neste setor, referindo que a recente atribuição a Barcelos do Prémio “Viver em Igualdade” “é o reconhecimento do trabalho feito na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.”
A sessão, que decorreu ontem de manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com a participação da presidente da Associação Plano i para a Igualdade e Inclusão, Sofia Neves, que abordou a “Igualdade de Género”, e da docente Carla Cerqueira, da Universidade Lusófona do Porto, que dissertou sobre a “Conciliação entre a vida pessoal, profissional e familiar”.
Após o debate, Anabela Pimenta, responsável pela Divisão da Ação Social e Saúde do Município, Célia Barbosa, coordenadora-geral do GASC, e Maria Anita Santos, docente do ISMAI, apresentaram o já referido Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação, recentemente aprovado em reunião do Executivo. Este documento, além de um diagnóstico exaustivo sobre a realidade concelhia, apresenta a estratégia municipal para o setor. No documento, pode ler-se que “o combate às desigualdades de género deve ser colocado em ação por todos os setores da sociedade, pelo governo, pelas autarquias, pelas empresas, pelos trabalhadores e trabalhadoras, pela comunidade em geral, com vista a uma vivência plena da cidadania, um pré-requisito para uma sociedade justa e equitativa. As autarquias, pela sua proximidade social, possuem um papel preponderante, tornando-se muitas vezes no motor operacional das políticas públicas, e o maior influenciador das boas-práticas, com impacto direto e real nos membros da sua comunidade”.
É neste contexto que o Município de Barcelos tem, ao longo dos anos, vindo a reconhecer a importância do princípio da igualdade e não discriminação, e tem efetuado um percurso significativo neste domínio, por via da subscrição e celebração de um conjunto de protocolos e documentos no âmbito da igualdade.
Município de Barcelos distinguido com Prémio “Viver em Igualdade”
O Município de Barcelos foi distinguido, mais uma vez, com o Prémio “Viver em Igualdade” pelo trabalho evidenciado na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação. O vereador da Ação Social e Saúde, António Ribeiro, recebeu o galardão na cerimónia de entrega do Prémio, que decorreu no passado dia 20 de outubro, no Teatro Jordão, em Guimarães, e que contou com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações e Presidente da CIG.
Depois de ter conquistado o galardão em 2020, por ter sido considerado um município com práticas que promovem os objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual, Barcelos volta a conquistar o Prémio “Viver em Igualdade”, uma iniciativa bienal promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual que distingue e reconhece as Autarquias com boas-práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.
Na candidatura apresentada, estavam elencadas as principais ações e projetos desenvolvidos pelo Município de Barcelos, no âmbito da igualdade entre mulheres e homens, na prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, e na prevenção e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade, expressão de género e características sexuais. A saber, o Projeto de Mediador Municipal e Intercultural de Barcelos, que visa promover a inclusão das comunidades ciganas, nos mais diversos domínios da vida; o Programa “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva” que traduz um amplo programa de atividades culturais a desenvolver em todo o Município de Barcelos com particular foco na fruição e participação ativa das pessoas com menor facilidade de acesso à cultura e em maior risco de exclusão social, promovendo por essa via a sua inclusão; o Projeto “Adélia” que promove o apoio à parentalidade positiva e à capacitação parental, entre outros.
Foto: CMB.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca