Connect with us

Atualidade

Procura por serviços cai 11%: aulas particulares e serviços empresariais com maiores quebras

Análise FIXANDO ao setor dos serviços projeta recuperação do setor no 3º trimestre

Publicado

on

O setor dos serviços registou uma quebra na procura de cerca de 11% no segundo trimestre de 2023, revelam dados da plataforma de contratação de serviços Fixando, que avaliou o desempenho do setor durante o segundo e terceiro trimestre de 2023. De acordo com esta análise, as maiores quedas foram registadas em serviços empresariais (-44%) e nas aulas particulares (-30%), contrastando com o crescimento em contraciclo nas áreas dos animais (+18%) e eventos (+10%).

Para o terceiro trimestre, a Fixando projeta uma recuperação do setor, com um crescimento de 5%, face ao período anterior, apesar de estimarem uma retração nos eventos (-21%), muito afetados pela sazonalidade, e uma continuação da queda na procura por serviços empresariais de cerca de 27%. Os serviços para animais, como pet-sitting ou hotéis para animais domésticos, deverão registar um crescimento de 45%, com as áreas da assistência técnica (+23%) e os serviços domésticos (+20%) a acompanharem a tendência de aumento da procura.

“Assistimos a uma transição da procura para serviços mais essenciais, tendo em conta a necessidade de muitos portugueses em gerirem o seu orçamento doméstico de forma mais apertada”, destaca Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando. “A subida da área de assistência técnica também reflete uma tendência de muitas famílias recorrerem à reparação dos equipamentos que possuem, numa tentativa de poupar, evitando comprar eletrodomésticos, e outros aparelhos, novos.”

Preços aumentam

Neste segundo trimestre, os maiores aumentos no preço médio praticado ocorreram nos setores da assistência técnica (+78%) e dos animais (+147%), com uma pequena descida nos preços dos serviços da casa (-3%).

No terceiro trimestre, os preços dos serviços de assistência técnica continuam a subir (+28%), seguidos dos preços dos serviços domésticos (+21%), reflexo do aumento da procura por estes serviços e da baixa oferta para fazer face aos pedidos dos clientes.

A acompanhar a retração da procura, no segundo trimestre de 2023, todos os setores, exceto o dos animais, registaram uma redução no número de especialistas disponíveis para prestar serviços. Destacaram-se as aulas (-39%), serviços variados (-38%) e serviços domésticos (-36%), com as maiores quebras na oferta.

Durante o terceiro trimestre, a Fixando já observou um crescimento significativo na oferta de algumas áreas de serviços, com destaque para os serviços domésticos (+75%). Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da plataforma, explica que “temos verificado muitas pessoas que procuram ganhar um extra ao fim do mês através da prestação de serviços em part-time nesta área. Trata-se de uma necessidade que visa colmatar o impacto do aumento do custo de vida. Muitos destes prestadores de serviços têm outros trabalhos em full-time.”

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas