Connect with us

Atualidade

Prémios Palco de Terra para o Grupo Teatral Freamundense, António Neiva, Teatro Airiños e Javier Fernández Mariño

Atribuídos pelo Teatro de Balugas, de Barcelos

Publicado

on

Este domingo foram anunciados os prémios do teatro amador do Noroeste Peninsular. Os Prémios PALCO DE TERRA são uma iniciativa da companhia Teatro de Balugas, cuja primeira edição se realizou em 2017. São galardões concedidos anualmente para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições, no âmbito do teatro realizado no meio rural e da criação artística sobre o Norte de Portugal e Galiza.

No norte de Portugal, a distinção, na categoria “Instituição”, foi para o Grupo Teatral Freamundense, de Freamunde, pelo trabalho desenvolvido ao longo de 60 anos na dinamização e promoção do teatro amador no norte de Portugal. Na categoria “Personalidade”, a distinção foi para o ator, autor e encenador António Neiva, pelos 60 anos de carreira dedicados ao teatro no Minho.

Na Galiza, na categoria “Instituição”, foi premiado o Teatro Airiños, de Rianxo, grupo galego mais antigo que celebra 90 anos de teatro amador, de resistência e criatividade. Na categoria “Personalidade”, a distinção foi para o diretor artístico e encenador Javier Fernández Mariño, pelo trabalho desenvolvido no teatro Greco-Latino, em especial na companhia de teatro Noite Bohemia, da Corunha.

A cerimónia de entrega acontece no dia 17 de dezembro, às 15h30, no auditório da Junta de Freguesia de Balugães (Barcelos), que encerra o Palco de Terra – Festival de Teatro Amador do Noroeste Peninsular.

O ator, encenador e dramaturgo Fernando Pinheiro foi o vencedor da primeira edição, em 2017, e entre os galardoados estão ainda o Cénico Lírio do Neiva (2018), o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto e Dantas Lima (2019), o Teatro do Noroeste-CDV e Orlando Alves (2020), o Programa CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende e Maria Laura Pinto (2021), o Teatro Escoitade e Manuel Ramos Costa (2022).

Imagem: TB.

Atualidade

Loures: Três detidos em operação de fiscalização

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.

A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.

Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.

O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.

No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.

“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.

Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.

“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas