Atualidade
Portugal é um dos países de eleição dos ingleses e franceses para comprar casa

Um recente estudo do Grupo iad revela que ingleses e franceses ambicionam comprar casa no estrangeiro nos próximos anos e colocam Portugal no seu top de preferências. Mediante a análise deste estudo e dos valores das transações registadas pela imobiliária, o Grupo iad criou uma plataforma de investimento imobiliário a nível internacional, com profissionais especializados e adaptados ao idioma do cliente.
Tendo por base estudos realizados pelo Grupo iad, foi possível averiguar que Portugal é um dos países de eleição dos ingleses e franceses para compra de casa. Dos quatro mil inquiridos (2000 franceses e 2000 ingleses), 25% dos franceses e 28% dos ingleses afirmaram pretender comprar casa no estrangeiro nos próximos anos e colocaram Portugal no seu top 5. A maioria dos inquiridos está disposta a investir ente 200 mil a 400 mil euros pela casa certa.
“Há muitos anos que Portugal atrai, cada vez mais, estrangeiros, uma vez que o nosso país tem características especiais, como o clima ameno, a segurança, a afabilidade dos portugueses e, claro o custo de vida mais baixo. Por outro lado, outro fator que ajuda e muito são os benefícios fiscais que o país oferece aos estrangeiros que se mudam para cá”, refere Alfredo Valente, CEO da iad Portugal.
A partir destes dados, o Grupo iad sentiu a necessidade de criar uma plataforma online que desse resposta a uma necessidade do mercado e oferecesse um serviço de investimento imobiliário a nível mundial, com consultores imobiliários especialistas no setor e que prestam um serviço personalizado, falando na mesma língua do investidor. O iad Overseas agrega mais de 90.000 imóveis provenientes das filiais do Grupo iad e tem a premissa de estar mais próxima do comprador estrangeiro, prestando um serviço com maior qualidade e mais personalizado, prestado por um consultor com qualificação iad Overseas.
“Investir no estrangeiro requer o apoio das pessoas certas, que compreendam as especificidades do mercado local, verifiquem a qualidade do imóvel adquirido ou o tipo de contrato de arrendamento, calculem a rentabilidade do investimento e disponham de uma rede de consultores e promotores imobiliários fiáveis e, se possível, que falem francês e inglês”, refere Laurent Molin, Diretor de Marketing do Grupo iad.
O Grupo iad, a rede imobiliária de consultores independentes nº 1 de França e a principal rede de consultores imobiliários da Europa, proporciona agora, através da nova plataforma iad Overseas, uma experiência de compra de imóveis internacional personalizada mantendo os seus padrões de qualidade.
Dados iad Portugal sobre compradores estrangeiros
A iad Portugal registou, no primeiro trimestre de 2023, que 28% das suas transações tiveram um comprador estrangeiro, igualando o valor da totalidade do ano de 2022. Constataram também que os estrangeiros que mais compram casa em Portugal são os franceses (6%), brasileiros (3%) e neerlandeses (3%), revelando ainda que no top 5 de nacionalidades estão os alemães e os ingleses. Durante o mesmo período, foram registadas transações de compradores de 25 nacionalidades diferentes.
“A importância dos compradores internacionais para a dinamização do mercado português é inequívoca. Na iad continuaremos a procurar as melhores oportunidades para os nossos clientes proprietários trabalhando ativa e estrategicamente a componente internacional da difusão dos nossos imóveis”, afirma Alfredo Valente, CEO da iad Portugal. A apetência por zonas tradicionalmente procuradas pelos investidores estrangeiros mantém-se, mas Alfredo realça que “há um crescente interesse por zonas mais rurais, o que abre novas oportunidades de negócio”.
Imagem: iad.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca