Connect with us

Atualidade

Porto é palco de vigília em homenagem a Anna Ivankova

A 14 de julho, pelas 18h00, no Campo 24 de agosto, é homenageada a mulher trans assassinada na Grécia

Publicado

on

A marcha do orgulho LGBTQIA+ do Porto, uma organização composta por 21 coletivos e associações de direitos humanos, anticapitalista, antirracista, transfeminista e pela justiça climática, presta a sua homenagem a Anna Ivankova, mulher trans cubana, negra, refugiada e pobre. “Lamentamos e choramos o seu assassinato que aconteceu em Atenas, na Grécia, às mãos de agressores transfóbicos e machistas, que, incendiados pelas narrativas da extrema-direita, sentem legitimidade para cometer horrores contra as nossas irmãs Trans, dissidentes de género, e que tanto fizeram pela nossa libertação”, afirmam os promotores da homenagem.

“Foi com uma dor muito grande, que também há 17 anos, a cidade do Porto acordou. Noticiava-se o assassinato bárbaro de Gisberta Salce. Também Gisberta era uma linda mulher, também era trans, migrante e pobre. Teve de recorrer ao trabalho sexual para sobreviver, adoeceu com VIH, não resistiu à pressão, tornou-se consumidora de substâncias, e por fim acabou em situação de sem abrigo. Foi torturada e assassinada, por um grupo de adolescentes, dentro de um edifício abandonado do centro da cidade do Porto. No ano de 2006, poucos direitos LGBTQIA+ haviam sido conquistados em Portugal. A sua morte colocou nos jornais e nas bocas a palavra transfobia. Em resposta ao crime e à forma como Gisberta era tratada pela imprensa — foram escritas ofensas desumanizantes, tendo sido o seu nome morto repetido várias vezes – o movimento LGBTQIA+ português organizou-se para promover a primeira manifestação da Marcha do Orgulho LGBT da cidade do Porto. Hoje em dia, passados estes anos, a organização da Marcha do Orgulho do Porto convoca a manifestação para relembrar todos estes crimes transfóbicos, homofóbicos, queerfóbicos e promover um encontro de vivências não normativas. Ocupamos o espaço público para mostrar a nossa existência e resistência. Foi Gisberta que nos deu isso. Ela e todas as pessoas ativistas que deram o corpo e cara para nossa libertação”, continuam.

“Não deixem que a morte de Ana Ivankova seja em vão e saiam às ruas unidas, todas e todos, porque é urgente sobreviver, é urgente acabar com o sofrimento, é urgente o amor”, apelam.

“Este ano, na décima oitava marcha do Orgulho LGBTQIA+ do Porto, o poder local tentou invisibilizar a festa associativa que segue a manifestação, não autorizando a sua localização no centro da cidade. Convocámos o país para se juntar ao nosso protesto e fizemos uma festa no centro da cidade, mesmo sem o apoio da Câmara Municipal do Porto. Milhares de pessoas juntaram-se à manifestação. Keyla Brasil respondeu à convocatória. Keyla é uma travesti, professora de teatro, trans, migrante. E mesmo sendo uma pessoa com educação universitária, a sua transição empurrou-a para o trabalho sexual para sobreviver. O que está errado quando 90% das mulheres trans têm que recorrer a trabalho sexual para sobreviver? Keyla veio marcar uma posição. É tempo de agir, de sair à rua e gritar bem alto: PAREM DE NOS MATAR!”, sublinham.

“A marcha orgulho LGBTQIA+ do Porto solidariza-se com todas as pessoas que amavam Anna, as suas pessoas amigas e familiares e presta os seus pesares. Não deixamos cair mais uma companheira, sejamos cada vez mais uma comunidade unida, mesmo que para isso tenhamos que reconhecer, num processo doloroso, os nossos privilégios. Honremos os seus legados, porque não há vidas LGB sem a libertação de todas as pessoas TQ. Não estão sós, quando não acreditarem, nós lutamos convosco”, concluem.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Feira de Emprego “Grow Your Skills Up” entre 07 e 09 de outubro

No Campus do IPCA

Publicado

on

Queres ganhar conhecimentos para conseguires emprego?

Queres conhecer as ofertas de trabalho de cerca de 100 empresas? 

O Município de Barcelos, o IPCA e a AAIPCA promovem, nos próximos dias 7, 8 e 9 de outubro, a 3ª edição da Feira de Emprego e Formação – “Grow Your Skills Up” – a realizar no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave, e que vai contar com cerca de 90 empresas dos mais variados setores, entre as quais diversas multinacionais.

A iniciativa, com um programa fortemente dedicado à vertente de formação sobre estratégias de empregabilidade, tem como objetivo primordial aumentar o potencial de empregabilidade dos estudantes e diplomados do concelho e da região.

Segundo a organização, “além do contacto com as empresas em formato stand, dias 8 e 9 na tenda académica no Campus do IPCA, os participantes da “Grow Your Skills Up” terão, ainda, a oportunidade de adquirir e/ou consolidar soft skills fundamentais para iniciar e gerir uma carreira de sucesso”.

O primeiro dia (segunda-feira) é dedicado à transmissão de conhecimentos teóricos e técnicos, para que os jovens possam ficar capacitados a corresponder melhor aos desafios do mundo do trabalho. Terça e quarta-feira, a programação inclui ações sobre diversas áreas de negócio, empresas, projetos e oportunidades no mercado de trabalho.

Além da componente de conhecimentos teóricos e práticos, a Feira de Emprego e Formação – “Grow Your Skills Up” – constitui-se como um espaço aprazível e de encontro entre as empresas e os jovens, potenciando a partilha de informação e as oportunidades atuais no mundo do trabalho.

O evento é gratuito, mas a inscrição para a Feira/Exposição e para as diversas sessões é obrigatória e pode ser feita através da aplicação Easyticket, disponível na Play Store e na App Store.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: APACI quer aumentar capacidade de resposta

Presidente da Câmara visitou as instalações da associação

Publicado

on

Uma delegação da Câmara Municipal de Barcelos liderada pelo Presidente Mário Constantino Lopes visitou, ontem de manhã, as instalações da APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão. A convite daquela entidade, o Presidente da Câmara, os vereadores da Ação Social, António Ribeiro, e da Cultura, Elisa Braga, acompanhados por técnicos do Município, foram inteirar-se do novo projeto da Associação, que pretende requalificar e ampliar as suas instalações, situadas na freguesia de Tamel S. Veríssimo.

Na ocasião, a diretora de serviços da APACI, Diana Fernandes, fez uma apresentação das necessidades que o novo projeto de requalificação e ampliação visa suprir, sublinhando que a intervenção visa aumentar a capacidade de resposta da instituição, e requalificar o edifício construído há cerca de 30 anos.

O projeto de intervenção, com um custo previsto de 1,4 milhões de euros, já recolheu pareceres favoráveis de diversas entidades, pelo que a Associação já está a desenvolver uma campanha de angariação de fundos para que a obra seja uma realidade.

Após a apresentação de um vídeo que retrata o dia a dia das atividades do CACI – Centro de Atividades para Capacitação e Integração – houve lugar a uma visita guiada pelos diversos espaços do equipamento, que terminou com uma performance encenada pelo Grupo de Teatro da APACI.

Neste momento, em S. Veríssimo, a APACI dá respostas ocupacionais a 80 utentes, 28 dos quais em regime de acolhimento residencial.

“A Associação foi fundada em 7 de abril de 1978 pelo Dr. Aníbal Rodrigues de Araújo em colaboração com outras personalidades, algumas das quais pais de crianças com deficiência. É uma instituição de solidariedade social que tem por objetivo, segundo os seus estatutos, a promoção intelectual, moral e social das crianças inadaptadas, com vista à sua perfeita adequação ao meio e à sua integração na sociedade como elementos válidos da mesma, a quem deva e possa dar idêntico tratamento e igualdade de oportunidades”.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Município lança campanha de incentivo à adoção animal

Adote um Amigo de Quatro Patas

Publicado

on

No âmbito do Dia do Animal, o CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos – promove na próxima sexta-feira, 4 de outubro, no Largo da Porta Nova, entre as 10h00 e as 15h00, uma campanha de adoção de cães e gatos. 

Esta iniciativa visa promover a adoção de animais, incentivando a população a acolher, de forma responsável, esses animais recolhidos das ruas, que serão entregues depois de devidamente esterilizados, vacinados e com microchip. 

No local, estarão expostos alguns desses animais e também fotografias dos demais que se encontram atualmente no Centro de Recolha, em Gamil.

Esta é uma excelente oportunidade para os que gostam e possam ter um animal de companhia, fazerem uma adoção e dar um lar e uma nova família a esses animais.

Esta ação de incentivo à adoção animal visa também sensibilizar para o bem-estar dos animais de companhia e para a adoção responsável.

Cada animal retirado da rua resulta numa ação efetiva de saúde e bem-estar dos caninos e felídeos e, ao mesmo tempo, salvaguarda a saúde pública, a segurança e a tranquilidade das populações.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas