Atualidade
Pingo Doce promove “Limpeza do fundo do Mar” na Praia da Torre, em Oeiras
Programa vai contar também com um conjunto de ações no areal, que pretendem sensibilizar a comunidade para a importância da conservação do oceano e da biodiversidade marinha

A Praia da Torre, em Oeiras, recebe, esta sexta-feira, 29 de julho, uma ação de “Limpeza do fundo do Mar”, iniciativa pioneira em Portugal e promovida pelo Pingo Doce, através do seu programa Amar o Mar, em parceria com a Sailors for the Sea Portugal. Esta ação será levada a cabo por um grupo de mergulhadores certificados, que irão realizar a recolha de resíduos e detritos depositados nas águas desta praia, com o objetivo de combater a poluição marinha e de sensibilizar para a importância da conservação do Oceano.
Em paralelo, de modo a envolver os veraneantes, famílias, alunos das escolas da região e praticantes de desportos aquáticos, irão decorrer durante todo o dia diversas atividades no areal da praia, dedicadas à literacia dos oceanos. Os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre as problemáticas do lixo e resíduos que acabam no oceano e sobre como podem adotar hábitos e comportamentos mais responsáveis e sustentáveis para contribuírem para a sua mitigação. Além disso, existirão várias surpresas reservadas para os mais novos.
A iniciativa “Limpeza do fundo do Mar” vai percorrer um total de 10 praias portuguesas, de norte a sul do país e, em todas as ações, o lixo e resíduos recolhidos serão contabilizados e os seus dados introduzidos na plataforma internacional Clean Swell da Ocean Conservancy e na plataforma do Project Aware, de forma a caracterizar esses mesmos resíduos e a contribuir para a construção de dados científicos nacionais na área dos resíduos dispersos no meio ambiente.
A praia de São Torpes, em Sines, será, já este domingo (31 de julho), a próxima paragem da ação do Pingo Doce e da Sailors for the Sea Portugal, que passou já por Leça da Palmeira, Figueira da Foz e Nazaré. No início de agosto, a iniciativa ruma até várias praias do Algarve.
Sobre o programa Amar o Mar:
Amar o Mar é um programa promovido pelo Pingo Doce, que assume um conjunto de compromissos com base na Política Ambiental e Política de Compras Sustentáveis, com o objetivo de contribuir para a preservação das espécies marinhas e dos oceanos
Sobre a Sailors for the Sea Portugal:
A Sailors for the Sea foi fundada em 2004 por David Rockefeller Jr. e David Treadway nos Estados Unidos. David Rockefeller Jr., sempre idealizou o fenómeno da sustentabilidade do Oceano e, como tal, lançou o desafio além-mar, primeiramente ao Japão, em 2012, e posteriormente convidando Portugal – Cascais, em 2014, como o porto de abrigo seguinte. Desde a sua fundação, a Sailors for the Sea Portugal tem como missão a educação para a sustentabilidade do Oceano através da aplicação de três programas-chave: O programa KELP – Kids Environmental Lessons Plan, com dezenas de atividades e jogos com base na literacia do oceano, ações de voluntariado ambiental. Programa de certificação ambiental Clean Regattas, com a certificação para a sustentabilidade de eventos náuticos, junto de Cubes Náuticos e grades eventos, Conta, ainda, com a divulgação do livro infantil ‘A Garrafa Mágica’, escrito pela autora Sara Rodi e utilizado em centenas de escola, estando no Plano Nacional de Leitura. Desde 2014, a Sailors for the Sea Portugal já sensibilizou mais de 15.000 crianças em várias escolas e movimentos jovens em Portugal. Através de ações de limpeza costeira, já envolveu mais de 1100 voluntários e recolheu toneladas de lixo marinho. Mais do que limpar, procura alertar para a urgência em alterar hábitos do dia a dia que estão a prejudicar o Oceano. Complementarmente, dinamiza palestras e talks sobre vários assuntos relacionados com a sustentabilidade dos Mares e Oceano. Mais informação no site da Sailors for the Sea Portugal e nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca