Atualidade
Ofertas de emprego no 3º trimestre de 2023 recuam 45% face ao trimestre anterior
Insight da Fundação José Neves revela que ofertas de emprego no 3º trimestre foram as mais baixas dos últimos dois anos
Depois da redução de 16% do volume das ofertas de emprego no 2º trimestre de 2023 em comparação com o 1º trimestre de 2023, as ofertas do 3º trimestre acentuaram ainda mais a tendência de decréscimo, registando uma forte queda de 45% em comparação com o trimestre anterior.
Dados revelados pelo mais recente Insight da Fundação José Neves demonstram um recuo contínuo do volume trimestral de ofertas de emprego desde o início de 2023. Entre o 1º e o 3º trimestre baixaram cerca de 54%, ou seja, o número de ofertas no 3º trimestre foi menos de metade do registado nos primeiros três meses do ano.
Analisando a evolução mensal, verifica-se que a redução das ofertas de emprego foi constante ao longo do 3º trimestre de 2023. Face a junho de 2023, as ofertas de julho registaram uma redução de 35%. Entre julho e agosto decresceram 26% e entre agosto e setembro baixaram aproximadamente 30%.
Se compararmos com o período homólogo de 2022, registou-se uma redução bastante acentuada (70%), o que faz com que o 3º trimestre de 2023 tenha o número mais baixo de ofertas de emprego dos últimos dois anos.
Profissões que mais decresceram no 3º trimestre de 2023 face ao período homólogo de 2022
97% das profissões registadas na plataforma Brighter Future registaram uma redução do volume de ofertas comparativamente ao trimestre homólogo de 2022.
As seguintes sofreram um decréscimo superior a 90%: Trabalhadores da recuperação de resíduos; Trabalhadores não qualificados da indústria transformadora; Rececionistas de hotel; Trabalhadores de cuidados pessoais nos serviços de saúde.
Em termos absolutos, a redução das ofertas de emprego foi mais significativa para as seguintes profissões, face ao período homólogo do ano anterior: Empregados de mesa e bar; Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas; Empregados dos centros de chamadas; Vendedores e encarregados de lojas; Pessoal de informação administrativa
Apesar de em minoria, este foi o conjunto de profissões com crescimento superior a 20% do volume das ofertas no 3º trimestre de 2023 face ao período homólogo de 2022: Diretores de vendas e marketing; Analistas e programadores de software e aplicações; Técnicos operadores das tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Profissões mais procuradas pelos empregadores no 3º trimestre de 2023
Apesar da volatilidade registada no número de ofertas mensais de emprego ao longo dos últimos anos, as profissões mais procuradas têm sido bastante consistentes ao longo do tempo.
Existem sete profissões no top dez das profissões mais procuradas no 3º trimestre de 2023 que também estavam no top no período homólogo de 2022. Tal como verificado para os trimestres anteriores, o top de profissões mais procuradas foi composto, na sua maioria, por profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio.
1º Programadores de software
2º Analistas de sistemas
3º Diretores de investigação e desenvolvimento
4º Engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, óticos e de segurança
5º Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas
6º Especialistas em publicidade e marketing
7º Representantes comerciais
8º Pessoal de informação administrativa
9º Empregados de escritório, técnicos de secretariado e operadores de processamento de dados
10º Empregados de mesa e bar
Os ‘Programadores de software’ e os ‘Empregados de escritório, técnicos de secretariado e operadores de processamento de dados’ foram as únicas profissões que não alteraram de posição ao manterem, respetivamente, o 1º e o 9º lugar entre as profissões mais procuradas.
Face ao 3º trimestre de 2022, os ‘Analistas de sistemas’ e os ‘Representantes comerciais’ subiram várias posições entre as mais procuradas, ocupando, no 3º trimestre de 2023, o 2º e 7º lugar do top, respetivamente.
No sentido inverso, os ‘Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas’ e o ‘Pessoal de informação administrativa’ baixaram três posições, encontrando-se, no 3º trimestre de 2023, no 5º e 8º lugar do top, respetivamente.
Profissões que entraram e que saíram do top das mais procuradas
Face ao 3º trimestre de 2022, as três profissões que saíram do top foram as seguintes: Empregados dos centros de chamadas; Vendedores e encarregados de lojas; Motoristas de veículos pesados e de autocarros.
No sentido oposto, as três profissões que entraram no top das mais procuradas no 3º trimestre de 2023 foram as seguintes: Diretores de investigação e desenvolvimento; Engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, óticos e de segurança; Especialistas em publicidade e marketing.
Destas profissões, destacaram-se as subidas de 14 posições dos ‘Especialistas em publicidade e marketing’ até ao 6º lugar do top das mais procuras no 3º trimestre de 2023.
Estes e outros dados podem ser consultados no Insight “Ofertas de emprego do 3º trimestre de 2023 reduziram 45% face ao trimestre anterior”, da Fundação José Neves, através do link https://www.joseneves.org/artigo/ofertas-de-emprego-do-3o-trimestre-de-2023-reduziram-45-face-ao-trimestre-anterior.
A elaboração deste Insight recorreu aos dados das ofertas de emprego online no mercado laboral português facultados pela Burning Glass e tratados pela FJN e disponíveis no Brighter Future, relativos ao 3º trimestre de 2023, comparando os mesmos, quer face aos trimestres anteriores quer com o período homólogo de 2022.
Imagem: FJN.
Atualidade
Barcelos: Feira de Emprego “Grow Your Skills Up” entre 07 e 09 de outubro
No Campus do IPCA
Queres ganhar conhecimentos para conseguires emprego?
Queres conhecer as ofertas de trabalho de cerca de 100 empresas?
O Município de Barcelos, o IPCA e a AAIPCA promovem, nos próximos dias 7, 8 e 9 de outubro, a 3ª edição da Feira de Emprego e Formação – “Grow Your Skills Up” – a realizar no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave, e que vai contar com cerca de 90 empresas dos mais variados setores, entre as quais diversas multinacionais.
A iniciativa, com um programa fortemente dedicado à vertente de formação sobre estratégias de empregabilidade, tem como objetivo primordial aumentar o potencial de empregabilidade dos estudantes e diplomados do concelho e da região.
Segundo a organização, “além do contacto com as empresas em formato stand, dias 8 e 9 na tenda académica no Campus do IPCA, os participantes da “Grow Your Skills Up” terão, ainda, a oportunidade de adquirir e/ou consolidar soft skills fundamentais para iniciar e gerir uma carreira de sucesso”.
O primeiro dia (segunda-feira) é dedicado à transmissão de conhecimentos teóricos e técnicos, para que os jovens possam ficar capacitados a corresponder melhor aos desafios do mundo do trabalho. Terça e quarta-feira, a programação inclui ações sobre diversas áreas de negócio, empresas, projetos e oportunidades no mercado de trabalho.
Além da componente de conhecimentos teóricos e práticos, a Feira de Emprego e Formação – “Grow Your Skills Up” – constitui-se como um espaço aprazível e de encontro entre as empresas e os jovens, potenciando a partilha de informação e as oportunidades atuais no mundo do trabalho.
O evento é gratuito, mas a inscrição para a Feira/Exposição e para as diversas sessões é obrigatória e pode ser feita através da aplicação Easyticket, disponível na Play Store e na App Store.
Imagem: CMB.
Atualidade
Barcelos: APACI quer aumentar capacidade de resposta
Presidente da Câmara visitou as instalações da associação
Uma delegação da Câmara Municipal de Barcelos liderada pelo Presidente Mário Constantino Lopes visitou, ontem de manhã, as instalações da APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão. A convite daquela entidade, o Presidente da Câmara, os vereadores da Ação Social, António Ribeiro, e da Cultura, Elisa Braga, acompanhados por técnicos do Município, foram inteirar-se do novo projeto da Associação, que pretende requalificar e ampliar as suas instalações, situadas na freguesia de Tamel S. Veríssimo.
Na ocasião, a diretora de serviços da APACI, Diana Fernandes, fez uma apresentação das necessidades que o novo projeto de requalificação e ampliação visa suprir, sublinhando que a intervenção visa aumentar a capacidade de resposta da instituição, e requalificar o edifício construído há cerca de 30 anos.
O projeto de intervenção, com um custo previsto de 1,4 milhões de euros, já recolheu pareceres favoráveis de diversas entidades, pelo que a Associação já está a desenvolver uma campanha de angariação de fundos para que a obra seja uma realidade.
Após a apresentação de um vídeo que retrata o dia a dia das atividades do CACI – Centro de Atividades para Capacitação e Integração – houve lugar a uma visita guiada pelos diversos espaços do equipamento, que terminou com uma performance encenada pelo Grupo de Teatro da APACI.
Neste momento, em S. Veríssimo, a APACI dá respostas ocupacionais a 80 utentes, 28 dos quais em regime de acolhimento residencial.
“A Associação foi fundada em 7 de abril de 1978 pelo Dr. Aníbal Rodrigues de Araújo em colaboração com outras personalidades, algumas das quais pais de crianças com deficiência. É uma instituição de solidariedade social que tem por objetivo, segundo os seus estatutos, a promoção intelectual, moral e social das crianças inadaptadas, com vista à sua perfeita adequação ao meio e à sua integração na sociedade como elementos válidos da mesma, a quem deva e possa dar idêntico tratamento e igualdade de oportunidades”.
Foto: CMB.
Atualidade
Barcelos: Município lança campanha de incentivo à adoção animal
Adote um Amigo de Quatro Patas
No âmbito do Dia do Animal, o CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos – promove na próxima sexta-feira, 4 de outubro, no Largo da Porta Nova, entre as 10h00 e as 15h00, uma campanha de adoção de cães e gatos.
Esta iniciativa visa promover a adoção de animais, incentivando a população a acolher, de forma responsável, esses animais recolhidos das ruas, que serão entregues depois de devidamente esterilizados, vacinados e com microchip.
No local, estarão expostos alguns desses animais e também fotografias dos demais que se encontram atualmente no Centro de Recolha, em Gamil.
Esta é uma excelente oportunidade para os que gostam e possam ter um animal de companhia, fazerem uma adoção e dar um lar e uma nova família a esses animais.
Esta ação de incentivo à adoção animal visa também sensibilizar para o bem-estar dos animais de companhia e para a adoção responsável.
Cada animal retirado da rua resulta numa ação efetiva de saúde e bem-estar dos caninos e felídeos e, ao mesmo tempo, salvaguarda a saúde pública, a segurança e a tranquilidade das populações.
Imagem: CMB.
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação