Atualidade
QUALIFICA regressa à Exponor a 6 de março com uma visão mais humana e inclusiva da educação
A Exponor vai reabrir as suas portas, entre 6 e 9 de março, para a 15ª edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego -, onde mais de 150 instituições e empresas vão apresentar soluções de formação e oportunidades profissionais de norte a sul do país. “In the era of artificial intelligence, be human” é o tema desta edição, que coloca o ser humano no centro e lança a discussão sobre o impacto crescente da IA na educação, no trabalho e na vida. O programa contará também com conteúdos complementares, tais como dinâmicas de coaching e uma talk com a participação do apresentador João Paulo Sousa.
Uma das novidades deste ano é o “Espaço Educar para Incluir”, que vai apresentar organizações e projetos nacionais que promovem a preparação dos jovens para um futuro mais inclusivo. Entre os projetos confirmados, destaque para o InED (Centro de Investigação e Inovação em Educação), que tem como compromisso avançar a educação por meio de pesquisa e inovação; a iniciativa “Engenheiras por um Dia”, que incentiva a participação das mulheres na engenharia; a Code for All, que promove a literacia digital, capacitando indivíduos, de todas as idades e origens, a desenvolver habilidades em programação; os projetos Exploring e Inspiring the Future, que ajudam os alunos a refletirem sobre o processo de tomada de decisão da área que devem seguir e, por fim, o projeto 2AI, desenvolvido pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que se concentra na aplicação da IA na educação, desenvolvendo soluções inovadoras para melhorar a aprendizagem e a inclusão educativas.
“Temos vindo a reforçar o nosso compromisso em assegurar uma Qualifica cada vez mais inclusiva e o “Espaço Educar para Incluir” é uma forma de enriquecer o ambiente da feira com práticas e iniciativas que visam a igualdade de oportunidades na educação. Além disso, este ano partilhamos com muito orgulho que, pela primeira vez, disponibilizamos o mapa da feira devidamente codificado para daltónicos, garantindo que todos os visitantes possam navegar pelo evento com facilidade e conforto”, afirma Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor.
No programa da feira, um dos destaques será uma talk protagonizada pelo apresentador, radialista e ator João Paulo Sousa, que apresentará também o seu projeto pedagógico – “Isso é Psicológico” -, que tem como objetivo a promoção da saúde mental. Numa conversa sobre o seu percurso pessoal, académico e profissional, João contará a sua perspetiva sobre esta temática, apresentando ainda ferramentas de reflexão e autoconhecimento aplicáveis no dia-a-dia. Na mesma programação, haverá espaço para sessões de coaching desenvolvidas por Hugo Morais, com o tema “Qual o curso que devo seguir” e, ainda, outros momentos de interesse para a geração Z, como demonstrações de barbearia, desfiles de moda e espetáculos de dança.
O acesso ao evento está disponível através de um bilhete diário de quatro euros, que pode ser adquirido na bilheteira da Exponor. Para visitas de estudo a entrada é gratuita, mediante a inscrição da escola no site oficial, no qual estão também disponibilizadas todas as informações e o programa de atividades.
Mais informação sobre a Qualifica no Website.
Imagem: DR.
Atualidade
Loures: Três detidos em operação de fiscalização
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.
A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Detido por posse de arma proibida
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.
Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.
O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.
Foto: PSP.
Atualidade
Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.
No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.
“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.
Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.
“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca