Connect with us

Atualidade

O Turismo costeiro como um dos maiores contributos para a criação de emprego e crescimento económico debatido em Congresso

Terminou, ontem, na Póvoa de Varzim, com a presença do CEO da ECOSTEEL

Publicado

on

“Sustainable Blue Tourism: uma (real) janela de oportunidades económicas” foi um dos temas que estiveram em debate no III Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim, que terminou, ontem, dia 29, na Póvoa de Varzim. Para debater o tema, esteve presente José Maria Ferreira, CEO da ECOSTEEL para quem o Turismo Azul é um setor em ascensão. Tendo em consideração o relatório económico anual sobre a economia azul da UE, considera que “o turismo costeiro constitui um dos maiores contributos para a criação de emprego e crescimento económico”.

Reconhecendo que a costa portuguesa é um paraíso do turismo azul, relembra que “as oportunidades não se cingem apenas a praia e sol, mas abrangem todo um conjunto de atividades passíveis de serem desenvolvidas ao longo dos 2 830km da orla costeira nacional”.

Para o empresário, que tem vindo a promover uma série de projectos nacionais e internacionais na área da arquitetura flutuante, através de uma das empresas do Grupo que se dedica à construção de casas-barco, o turismo azul apresenta um enorme potencial no desenvolvimento de novas empresas associadas a importantes cadeias de valor na área da náutica de recreio, do turismo marítimo e do turismo de praia e sol.

Associado à cadeia de valor gerada a partir da náutica de recreio ou turismo náutico surgem oportunidades como a implementação de portos de recreio, marinas, instalações marítimas e clubes náuticos; a compra e venda ou aluguer de embarcações de recreio; as atividades relacionadas com desportos aquáticos, incluindo escolas de formação, instalações, venda de equipamentos, federações, clubes desportivos, ente outros com impacto económico. ”O turismo náutico inclui também a náutica desportiva, cuja atividade principal se foca na competição e participação em provas desportivas, envolvendo recursos e necessidades específicas que acaba por ter impacto na região”, acrescenta José Maria Ferreira.

Na área do turismo marítimo ou turismo de cruzeiros, as oportunidades acabam por surgir associadas ao desenvolvimento de atividades relacionadas com o transporte marítimo e fluvial. “A cadeia de valor desenvolvida em torno do turismo marítimo inclui uma vasta oferta que vai desde a gastronomia, ao comércio, excursões, até serviços de táxi, de agências de viagens, ou gestão portuária à qual se acaba por associar, por exemplo, serviços de reboques, taxas portuárias e outros serviços.”

O turismo de praia e sol abrange hoje uma série atividades que não se cingem apenas a unidades hoteleiras e de restauração. “Aquele que foi durante muitos anos um sector marcado pela sazonalidade apresenta hoje uma cadeia de valor que envolve os mais variados serviços de resposta ao turista que procuram a tranquilidade do mar”.

Reconhecendo o importante contributo do turismo azul para a economia, José Maria Ferreira não deixa de chamar a atenção para os impactos negativos: “Ainda que o turismo nas zonas costeiras seja um dos setores que mais oportunidades oferece, não deixa de ser preocupante que a ocupação excessiva do litoral e a intensiva exploração dos recursos naturais reduza a viabilidade deste sector. Não podemos ignorar as pressões exercidas no meio ambiente e nos ecossistemas locais, como seja um maior consumo de água potável, o aumento na produção de resíduos ou o impacto das emissões poluentes”.

Em 2021, o Grupo ECOSTEEL lançou em Portugal a Go Friday, a primeira e única unidade de construção casas-barco baseadas na eficiência energética e sustentabilidade ambiental. Para José Maria Ferreira, as casas-barco da Go Friday são fruto do pioneirismo, abordagem visionária e de uma aposta no estabelecimento das melhores relações e parcerias na área da indústria, design, tecnologia e I&D. Recentemente, promoveu, com a Miami School of Architecture, um concurso internacional na área da arquitetura flutuante “Acaba por ser gratificante assistir ao talento de jovens futuros arquitetos que acreditam naquele que é o conceito da Go Friday e no potencial que possui enquanto solução não só para viver como também para promover uma maior sustentabilidade Turismo azul”, acrescenta.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas