Connect with us

Atualidade

O futuro (e o presente) do rent-a-car passa pelo digital como pilar do seu desenvolvimento

Publicado

on

Joaquim Robalo Almeida

Dúvidas não parecem restar de que o Mundo se encontra na Era da Digitalização dos Negócios, a qual visa antes de mais aumentar a produtividade e a internacionalização das empresas, as quais buscam, incessantemente, aumentar as suas vendas e melhor o atendimento ao cliente.

O rent-a-car, atividade que evoluiu para prestação de vários serviços de Mobilidade, há muito que tomou consciência da importância da digitalização e automatização de processos, procurando trabalhar com ferramentas que lhe permitam aumentar a dinâmica das suas atividades na Economia e ao, mesmo tempo, proporcionar ao cliente uma qualidade de atendimento e de serviço prestado sempre em crescendo.

Nas atividades representadas pela ARAC (aluguer de veículos de passageiros e veículos de características especiais – rent-a-car, aluguer de veículos de mercadorias sem condutor – rent-a-cargo, aluguer de meios de mobilidade leves (bicicletas e trotinetes), sharing de veículos automóveis, veículos de mercadorias, motos e meios de mobilidade leves, aluguer de veículos em regime de longo prazo – ALD e Renting e veículos adaptados para a condução e transporte por pessoas com mobilidade reduzida) que conta com 150 empresas associadas, as quais representam cerca de 98% das viaturas que integram as modalidades de aluguer atrás referidas. Estas empresas já não pretendem gerir, apenas, a sua atividade empresarial, encontrando-se, também, dispostas a investir em soluções inovadoras que acompanhem o crescimento e lhes proporcionem destaque no mercado em que se inserem, pela qualidade e rapidez da prestação de serviços cada vez mais evoluídos, com o objetivo primeiro de prestar ao cliente serviços de excelência.

Atualmente, e fazendo uso das novas ferramentas disponibilizadas por empresas de avançada tecnologia digital, a maior parte das vezes desenvolvendo soluções com a consultoria e participação das empresas potencialmente clientes, as quais fornecem o know-how utilizado na criação e desenvolvimento das novas soluções digitais.

Ao nível da comercialização e contratualização dos produtos e serviços disponibilizados pelas empresas associadas da ARAC, deparamo-nos com a globalização e avanços tecnológicos sem precedentes, os quais vêm de uma forma avassaladora alterar processos, agilizando a comunicação e as negociações, sendo, hoje, comum em muitos processos contratuais de várias atividades económicas a aceitação por adesão através de um clique a contratos via tablet, smartphone ou computadores, pois a internet veio eliminar ou atenuar a distância física entre as partes contratantes (neste caso entre empresa alugadora e cliente), sendo as transações comerciais à distância mais rápidas e mais simples.

O comércio eletrónico nascido há cerca de duas décadas nos Estados Unidos da América é, hoje, uma realidade a nível mundial, o qual se encontra já enraizado na cultura moderna.

A atividade de aluguer de veículos sem condutor, à semelhança do que aconteceu no inicio do século XX com a disponibilização de automóveis a todos aqueles que pretendiam circular com aquelas máquinas modernas que corriam mais que os cavalos, será certamente no século XXI, não só, o porta-estandarte dos veículos eletrificados, como também da automatização de processos de celebração de contratos de aluguer por meios digitais, os quais permitirão o levantamento e entrega de veículos sem intervenção humana por parte da alugadora com rapidez e eficiência, embora o cliente possa sempre que assim o entender solicitar a intervenção de colaborares da empresa.

Os contratos eletrónicos são contratos como quaisquer outros, residindo a principal diferença no meio utilizado para celebrar e concluir o contrato, não sendo um tipo contratual diferente dos já existentes, mas sim uma modalidade de contratação que contem algumas especificidades, sendo a maior destas, a celebração dos contratos sem a presença física do alugador e do cliente.

Este tipo de contrato já é utilizado em muitas atividades, nomeadamente, na celebração de contratos de seguro, operações bancárias, serviços de telecomunicações, contratação de serviços essenciais como água e eletricidade, reservas de avião, de hotéis, etc. para além das vendas online, as quais operaram em muitos casos a migração do comercio tradicional e presencial para o e-commerce com as inegáveis vantagens que o mesmo apresenta.

Atualmente, as empresas de aluguer já dispõem de motores de reservas que permitem aos clientes contratarem diretamente, aumentado assim o nível de confiança, além de permitir que estes procedam a alterações, pagamentos online, anexarem os documentos necessários à celebração do contrato, reduzindo deste modo o tempo despendido para o aluguer da viatura e, ao mesmo tempo, agilizando as entregas de veículos, com maior comodidade, com destaque para o turismo internacional.

Este processo contribui, também, de forma decisiva para a sustentabilidade ambiental, ao eliminar a impressão dos contratos, os quais ficam de imediato disponíveis no tablet, smartphone ou computador do cliente.

Estamos convictos de que este será, também, certamente o caminho a trilhar rapidamente pelas empresas portuguesas, devendo em consequência proceder-se às adaptações legislativas que eventualmente se entendam necessárias.

Por: Joaquim Robalo Almeida (Secretário-Geral da ARAC – Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor).

Fotos: DR.

Atualidade

Intensify World

Publicado

on

A Intensify World – Associação Tecnológica e Recreativa é uma instituição particular de solidariedade social, sob a forma de associação e sem fins lucrativos, com sede na freguesia de Macieira de Rates, concelho de Barcelos.

Esta associação foi fundada em 19 de fevereiro de 2019 por três jovens licenciados na área de engenharia, os quais, cientes da realidade social, decidiram juntar o “melhor dos dois mundos”: a tecnologia e a solidariedade.

Contudo, o âmbito de atuação da Intensify World vai mais além, sendo quatro os pilares base da sua atividade, concretamente: Educação, Solidariedade, Meio Ambiente e Tecnologia.

Na verdade, quem acompanha a associação, percebe o seu ensejo e ambição em querer crescer a nível nacional, mas também, é percetível a sua visão projetada para a atuação e cooperação além-fronteiras. Promover o bom ambiente e o desenvolvimento sustentável aliado à tecnologia, aumentando a rede de envolvidos nos projetos é o foco e, para o efeito, dá primazia aos valores de lealdade, eficiência, sustentabilidade e cooperação, cujos princípios são a base do seu sucesso e crescimento.

No entanto, é na partilha de conhecimentos e recursos entre os elementos da associação, voluntários/as e organizações parceiras que a sua missão se consegue.

Se na gíria, vulgarmente se entende que “a idade é um posto”, rapidamente essa ideia se desconstrói quando se é confrontado com esta associação, onde o esforço, dedicação e firmeza são a prova de que se pode atingir qualquer meta, independentemente da sua tenra idade (entenda-se, constituição).

Tanto assim é que esta associação, em apenas 4 anos de existência, conta já com mais 300 sócios, mais de 30 voluntários e ascende a 75 parcerias estabelecidas com diversos organismos/instituições/associações públicos e privados. Portanto, limites aqui não existem!

A verdade é que é indiscutível o seu progresso desde 2019 a esta parte. Com apenas um 1 ano de existência, nomeadamente, no ano de 2020, e em plena pandemia, a Intensify World contava já com a abertura de dois espaços sociais situados em duas freguesias do concelho de Barcelos, a saber: o espaço social situado na freguesia de Macieira de Rates e o espaço social localizado na freguesia de Pedra Furada.

Porém, e porque a tecnologia foi o mote para a sua constituição, a Intensify World, também em 2020, inaugurou o laboratório de robótica no espaço social de Macieira de Rates, o qual é composto por material que permite às crianças, jovens e adultos vivenciar, de perto, a magia da tecnologia que, por vezes, não é acessível, quer em termos monetários, quer em termos de oportunidades de contacto às zonas periféricas das cidades.

Já no plano do meio ambiente, há que realçar a abertura dos Centros de Reciclagem de Material Elétrico, onde é depositado o material que se encontra “em fim de vida”, material este que é recolhido por esta associação, ou entregue nos seus espaços, e que, após uma triagem, é consignado naquele centro. Contudo, não é só o material eletrónico que merece uma reutilização, dedicando, também, esta associação à reutilização e reciclagem de roupas, calçado, brinquedos e de material escolar. A título de exemplo, no último ano foram recicladas 12 toneladas de roupa, 7 toneladas de material eletrónico e reutilizado cerca de 1 tonelada de material eletrónico.

Ademais, a vertente de educação é dos principais focos da Intensify World. Esta associação tem disponível um leque de serviços que permitem apoiar os jovens que se encontram ainda a estudar e, até mesmo, prestar auxílio aos pais. Para o efeito, dispõe de um gabinete de apoio a candidaturas a bolsas de estudo do ensino superior; prestam apoio em teses de mestrado e trabalhos académicos; nos seus espaços sociais tem disponíveis salas de estudo; recebem alunos de Erasmus, tendo, no último ano, recebido alunos provenientes de 7 países diferentes; frequentemente são, também, dadas palestras/workshops em escolas e instituições destinando-se o conteúdo das mesmas a qualquer cidadão, desde crianças até aos idosos. Nesta modalidade, a associação vai, inclusive, mais longe, dispondo da iniciativa “educação para a saúde” que, juntamente com uma voluntária licenciada em medicina, apresenta, mensalmente, um tema sobre uma doença, apelando e informando aqueles que seguem a associação acerca dos cuidados a ter.

Contudo, é de facto na solidariedade cuja sua atuação é mais premiada. Por exemplo, a Intensify World,em 2021, acolheu o projeto de uma das suas voluntárias, com o lema “Abrace em Troca de um Sorriso”, tendo, nesse mesmo ano, prestado apoio a 53 famílias de diversos concelhos do país, e em 2022 prestado o auxílio a 75 famílias. Além disso, desde o Natal de 2021 que é organizada a campanha intitulada de “Prendas para Todos”, tendo, no passado Natal de 2022, distribuído 326 prendas por crianças e jovens em risco de várias instituições de Barcelos e municípios vizinhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Já em 2023, e perante o cenário de destruição provocado pelo sismo na Síria e Turquia, a associação “pôs mãos à obra”, tendo recolhido mais de uma tonelada de bens doados para serem enviados para os locais afetados pela tragédia.  

Por sua vez, e se dúvidas ainda houvessem quanto ao cariz multifacetado de atuação desta associação, sublinha-se que em 2021, esta associação aderiu ao CLAS (Conselho Local de Ação Social) de Barcelos e, já em 2022, aderiu ao CLAS de Esposende. Tendo, por conseguinte, ainda no ano de 2022, aderido à Comissão Alargada da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de Barcelos, bem como, aderido ao GOI (Grupo Operativo do Idoso) de Barcelos.

Portanto, em face das diversas áreas que, prontamente, a associação se disponibiliza e atenta aos inúmeros pedidos solicitados, é toda uma dinâmica diária que exige uma grande capacidade de gerir e assegurar meios de resposta. Contudo, e como qualquer trabalho tem a sua devida recompensa, o esforço e cooperação de todos os envolventes da associação tem sido premiado em diversos âmbitos. Desde logo, a Intensify world, em 2020, foi vencedora da 1ª Edição do Orçamento Participativo promovido pela Câmara Municipal de Barcelos; em 2021 foi vencedora do prémio Santander Mais Comunidade e, nesse mesmo ano, conquistou, ainda, o 2º lugar da Semana Europeia da Mobilidade; foi vencedora, em 2020 e 2021, respetivamente, da 1ª e 2ª Edição do Prémio Bairro Feliz do Pingo Doce de Barcelos, bem como vencedora, em 2022, da 3ª Edição daquele Prémio, quer no município de Barcelos, quer no município da Póvoa de Varzim; em 2022, conquistou o 1º lugar do Festival Nacional da Robótica; conquistando, também em 2022, o ambicionado Estatuto de IPSS e Utilidade Pública. Mais recentemente, em 2023, recebeu a Menção Honrosa no projeto nacional “Junta-te ao Gervásio”, que reconhece o trabalho de entidade no âmbito da reciclagem e economia circular.

É, portanto, em prol de toda a dedicação despendida e reconhecimento obtido que a associação Intensify World pretende continuar a crescer nas suas várias áreas e ter um papel, cada vez mais ativo na comunidade, continuando certa e firme no alcance do seu lema “Juntos, vamos continuar a obter grandes resultados”.

Sobre o Espaço no Jornal a Nação

O Espaço de Opinião no Jornal “A Nação” irá contar com publicações de 2 em 2 meses e serão convidados autores de diversas áreas com contribuições relevantes para a associação ou para a sociedade de diversas áreas de conhecimento.

Por: Luís Dias (Engenheiro e Presidente da Direção da Intensify World)

Imagem: ORIGAMI.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município promove “Férias Desportivas e Culturais” Páscoa 2023

Publicado

on

Com o objetivo de ocupar, de forma salutar e enriquecedora, a pausa letiva das crianças e dos jovens, o Município de Anadia vai levar a efeito o programa de “Férias Desportivas e Culturais” Páscoa 2023 que vai decorrer, entre 03 e 6 de abril e entre os dias 11 e 14. A atividade é direcionada a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade.

As atividades vão ser desenvolvidas, entre as 9h00 e as 13h30, nos vários espaços municipais, nomeadamente no Complexo Desportivo de Anadia, Biblioteca Municipal, Museu do Vinho Bairrada, Ecoparque de Anadia e Parque Urbano da Cidade (Anadia), abrangendo as áreas do ambiente, cultura, desporto, expressão artística e outros domínios de relevante interesse para as crianças e jovens.

Este projeto tem como principais objetivos criar a oportunidade para que as crianças e os jovens experimentem um conjunto de modalidades desportivas e atividades de âmbito sociocultural, sensibilizando-os para a continuidade da sua prática e para a transmissão de valores coincidentes com uma forma de vida saudável; promover a formação integral das crianças e jovens, bem como reforçar os laços de amizade e de intercâmbio, o conhecimento do meio e da realidade e fomentar a cooperação e o trabalho de equipa; e colmatar a crescente necessidade dos pais e encarregados de educação em arranjar contextos de ocupação adequados, para a frequência dos seus educandos, durante a interrupção das atividades escolares.

As inscrições podem ser efetuadas a partir desta sexta-feira, 24 de março, na Secretaria das Piscinas Municipais de Anadia. O valor é de 20,00€/semana. A organização fornece a todos os participantes o almoço, contudo, as crianças devem trazer o lanche para o período da manhã.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Santa Marta de Penaguião adere à Hora do Planeta 2023

Publicado

on

O Município de Santa Marta de Penaguião vai, mais uma vez, associar-se à Hora do Planeta, que se assinala no dia 25 de março, desligando as luzes de diversos edifícios e equipamentos durante uma hora.

Assim, para além de ações de sensibilização junto de toda a comunidade escolar durante o dia, com a plantação de diversas árvores de frutos para promover uma alimentação mais saudável, equilibrada e variada, o Município compromete-se a, entre as 20h30 e as 21h30, apagar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho e de alguns monumentos do concelho.

Considerando que, mais do que um apagar das luzes, a Hora do Planeta é um compromisso para unir e proteger o Planeta, o município desafia todos os munícipes a aderirem também à iniciativa, apagando as luzes durante este período, sendo que, para participar, basta registar-se em https://horadoplaneta.pt/cidadaos/  ou simplesmente aderir no conforto das suas casas.

“Junte-se a esta iniciativa! Façamos mais pela nossa “casa”!”, apela o Município.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas