Atualidade
Mutualidades indispensáveis nos cuidados de saúde em Portugal
CSC-ASMECL celebra 150 anos

A Clínica de São Cristóvão – Associação de Socorros Mútuos de Empregados no Comércio de Lisboa (CSC-ASMECL) celebra o seu aniversário hoje, 12 de abril. Para comemorar 150 anos ao serviço da saúde em Portugal, a instituição debate o papel das mutualidades nos cuidados de saúde, nesse dia, na sua clínica.
A associação viu nascer na sua maternidade nomes como João Soares ou Mariana Vieira da Silva. Para celebrar essa existência, o Salão Nobre da Clínica de São Cristóvão abre as portas, às 15h00, a um debate sobre “O papel das Associações Mutualistas nos cuidados de saúde em Portugal”.
A abertura da sessão solene fica a cargo de Fernando Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da CSC-ASMECL. Uma vez que o debate em torno do papel das mutualidades na saúde é tão fundamental, estão já confirmadas as presenças da secretária de Estado da Inclusão, do Vice-Presidente e de outros representantes da APM-RedeMut, do Presidente da Fundação Inatel, do Presidente da CNIS e da UDIPSS e de vários responsáveis de mutualidades como o Montepio Rainha D. Leonor ou da MONAF. Antes de o diretor clínico da Clínica de São Cristóvão encerrar o evento, serão entregues diplomas a todos os funcionários com mais de 20 anos de serviço.
A CSC- ASMECL é uma das mais antigas Associações Mutualistas do nosso país, desempenhando, desde a sua criação, um importante papel na área da saúde e de apoio social junto da população. Tendo já sido condecorada com a Comenda do Oficialato da Ordem Militar de Cristo e a Comenda da Ordem da Benemerência, a mutualidade tem, atualmente, quase todas as especialidades médicas e uma residência medicalizada, que garante uma inegável qualidade de vida a todos os seus utentes.
“Em Portugal, a CSC-ASMECL assume-se como uma entidade que, desde há 150 anos (nasceu a 12 de abril de 1872), é um marco importante na prestação de cuidados de saúde aos cidadãos deste país”, afirma o Presidente do Conselho de Administração da Clínica de São Cristóvão. Fernando Fernandes deixa claro que “estamos, e estaremos, à disposição de todos, na ótica que nos norteia como Associação Mutualista, que, como tal, não encara a saúde como um negócio, mas como um objetivo social”.
Imagem: DR.
Atualidade
Barcelos: Município esclarece situações que surgiram nas redes sociais
Sobre o Lago do Parque da Cidade e suposto abate de árvores junto ao rio

Em nota enviada às redações, o Município de Barcelos esclareceu duas situações, que têm sido difundidas em redes sociais, uma sobre o Lago do Parque da Cidade e outra sobre abate de árvores junto ao rio [ndr: foto de destaque].
Segue, na íntegra, o esclarecimento:
«Perante informações, comentários e observações que correm nas redes sociais, e que não correspondem à realidade dos factos, a Câmara Municipal de Barcelos esclarece o seguinte:
1 – Lago do Parque da Cidade. Tendo-se verificado uma enorme e sistemática perda de água, foi decidido proceder a obras de resolução desse problema, aproveitando-se também esta oportunidade para realizar trabalhos de requalificação e melhoria daquele elemento decorativo e de apoio ao lazer no Parque da Cidade.
Os patos que estavam no referido lago foram transferidos atempadamente para as instalações do horto municipal.
2 – Abate de árvores na margem do Rio. Constatando-se a queda de uma árvore de grande porte na Frente Ribeirinha, após análise da situação, verificou-se que mais quatro choupos estavam em risco de queda iminente, devido à erosão provocada pelas correntes das águas do rio.
Perante essa possibilidade, foi decidido, por prevenção e para salvaguarda da segurança das pessoas, proceder ao abate de quatro choupos, os quais serão substituídos por amieiros e bétulas.
Recorde-se que, no decorrer deste ano, o Município de Barcelos, com a colaboração das Juntas de Freguesia e Associações, já plantou mais de 2.000 novas árvores no território concelhio.»
Foto: CMB.
Atualidade
Lisboa: Detido em flagrante por Roubo por esticão em Arroios

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 22 de novembro, pelas 12h35, na freguesia de Arroios, num empenho conjunto e dinâmico com a Divisão de Investigação Criminal e a 1ª Divisão Policial, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem com 20 anos, por ser suspeito da prática do crime de roubo por esticão.
Um Polícia, que se encontrava de folga, ouviu uma mulher, num tom ofegante e bastante alto, a pedir auxílio para intercetar o suspeito, o qual, momentos antes, lhe havia subtraído, através de força física, o respetivo telemóvel.
De forma abnegada, encetou, de imediato, perseguição ao suspeito, no intuito de o intercetar, algo que aconteceu, instantes depois, com total sucesso.
Após essa interceção, em ato contínuo, compareceu junto daquele um outro Polícia, o qual tinha acabado de sair de serviço, entretanto alertado por populares, a fim de prestar auxílio para a manietação efetiva do suspeito, o qual resistia ativamente, estando ainda na sua posse o telemóvel furtado. Assim que chegou a vítima ao arruamento da interceção, esta afirmou, perentoriamente, que aquele era o autor do roubo do seu telemóvel.
Posto isto, os Polícias solicitaram apoio para transporte do suspeito, a fim da formalização da detenção, o que veio a acontecer, com a colaboração de uma Brigada de Investigação.
O detido recolheu às salas de detenção do comando Metropolitano de Lisboa, a fim de ser presente a 1º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais.
Foto: DR.
Atualidade
Loures: Prisão Preventiva por Violência Doméstica

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 22 de novembro, na zona de Loures, deu cumprimento, a um mandado de busca e apreensão domiciliárias e um mandado de detenção fora de flagrante delito emitidos por Autoridades Judiciárias, tendo sido detido um homem de 38 anos, por ser suspeito da prática do crime de violência doméstica.
Ao detido, presente perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Foto: DR.
-
Atualidade2 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade7 meses atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade1 ano atrás
A Seca