Connect with us

Atualidade

Mutualidades indispensáveis nos cuidados de saúde em Portugal

CSC-ASMECL celebra 150 anos

Publicado

on

A Clínica de São Cristóvão – Associação de Socorros Mútuos de Empregados no Comércio de Lisboa (CSC-ASMECL) celebra o seu aniversário hoje, 12 de abril. Para comemorar 150 anos ao serviço da saúde em Portugal, a instituição debate o papel das mutualidades nos cuidados de saúde, nesse dia, na sua clínica.

A associação viu nascer na sua maternidade nomes como João Soares ou Mariana Vieira da Silva. Para celebrar essa existência, o Salão Nobre da Clínica de São Cristóvão abre as portas, às 15h00, a um debate sobre “O papel das Associações Mutualistas nos cuidados de saúde em Portugal”.

A abertura da sessão solene fica a cargo de Fernando Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da CSC-ASMECL. Uma vez que o debate em torno do papel das mutualidades na saúde é tão fundamental, estão já confirmadas as presenças da secretária de Estado da Inclusão, do Vice-Presidente e de outros representantes da APM-RedeMut, do Presidente da Fundação Inatel, do Presidente da CNIS e da UDIPSS e de vários responsáveis de mutualidades como o Montepio Rainha D. Leonor ou da MONAF. Antes de o diretor clínico da Clínica de São Cristóvão encerrar o evento, serão entregues diplomas a todos os funcionários com mais de 20 anos de serviço.

A CSC- ASMECL é uma das mais antigas Associações Mutualistas do nosso país, desempenhando, desde a sua criação, um importante papel na área da saúde e de apoio social junto da população. Tendo já sido condecorada com a Comenda do Oficialato da Ordem Militar de Cristo e a Comenda da Ordem da Benemerência, a mutualidade tem, atualmente, quase todas as especialidades médicas e uma residência medicalizada, que garante uma inegável qualidade de vida a todos os seus utentes.

“Em Portugal, a CSC-ASMECL assume-se como uma entidade que, desde há 150 anos (nasceu a 12 de abril de 1872), é um marco importante na prestação de cuidados de saúde aos cidadãos deste país”, afirma o Presidente do Conselho de Administração da Clínica de São Cristóvão. Fernando Fernandes deixa claro que “estamos, e estaremos, à disposição de todos, na ótica que nos norteia como Associação Mutualista, que, como tal, não encara a saúde como um negócio, mas como um objetivo social”.

Imagem: DR.

Atualidade

Aveiro: Dois detidos por crime rodoviário durante o fim de semana

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP), nos dias 25 e 26 de junho, em Aveiro, procedeu à detenção de 2 cidadãos por crime rodoviário.

Foi detido um homem, de 31 anos, por condução de veículo apreendido, devido à falta de seguro de responsabilidade civil, incorrendo, assim, num crime de desobediência.

De igual modo, foi detido um outro homem, de 28 anos, por condução sob influência de álcool. O condutor acusou uma taxa de alcoolemia de 1,41 g/l.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Espinho: Homem detido por suspeita de Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP), ontem, pelas 00H40, em Espinho, deteve um homem, de 48 anos, residente naquela cidade, por suspeita da prática do crime de tráfico de estupefacientes, em cumprimento de um Mandado de Detenção, emanado no âmbito de uma investigação desencadeada pela Esquadra de Investigação Criminal de Espinho.

Assim, no decorrer da referida investigação, a Polícia, sob a coordenação do Ministério Público, efetuou diligências processuais que culminaram, ainda, com a emissão de mandados de busca e apreensão (Domiciliária e Não Domiciliária), cujo cumprimento resultou na apreensão de 23 doses de estupefaciente (cocaína, heroína e haxixe), aproximadamente; 7 cigarros de haxixe (“charros”); cerca de 93 Euros; e 1 isqueiro, com compartimento para acondicionar estupefaciente.

Deste modo, o detido foi presente a interrogatório judicial, ontem, pelas 14h00, no DIAP de Santa Maria da Feira, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de Prisão Preventiva, sendo transportado para o Estabelecimento Prisional do Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Orquestra Escolar de Sintra em concerto na Vila no âmbito do Dia do Município

Publicado

on

A Orquestra Escolar de Sintra encerra as comemorações do Dia do Município, a 29 de junho, com um concerto gratuito no Terreiro do Palácio Nacional da Vila de Sintra, pelas 18h00.

Strauss, Bizet e Verdi são alguns dos nomes que compõem o programa deste concerto que encerra assim as comemorações do Dia do Município que acontecem por todo o concelho.

Foi em 2015 que a Câmara Municipal de Sintra deu os primeiros passos para criar um projeto educativo que promovesse a oferta alargada a todos os agrupamentos de escolas na área do ensino da música. O projeto “Orquestras Escolares de Sintra” arrancou, nesse mesmo ano, com a participação de sete Agrupamentos de Escolas do concelho. Atualmente, o projeto conta com quinze Orquestras Escolares, abrangendo catorze Agrupamentos de Escolas.

O projeto “Orquestras Escolares de Sintra” é totalmente desenvolvido em contexto escolar, integrando a oferta educativa dos Agrupamentos de Escolas da Rede Pública de Sintra aderentes.

Foto: CMS.

Continuar a ler

Mais lidas