Atualidade
Ansião: Autonomia Energética em debate

O auditório do Centro de Negócios de Ansião acolheu, na tarde do passado dia 8 de abril, uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema “Autonomia Energética – PRR e os apoios comunitários”.
A iniciativa, organizada conjuntamente pelo Município de Ansião, através do GADE – Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico, e pela AEDA – Associação Empresarial do Concelho de Ansião, tinha como objetivos sensibilizar para a sustentabilidade ambiental através da produção, armazenamento e consumo de energias renováveis e valorizar o potencial da região, para que a curto prazo possa ser esta área um fator de desenvolvimento económico para o território.
No momento de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, começou por agradecer a disponibilidade dos oradores e a participação de quem acompanhou o evento presencialmente ou através da página de Facebook do município. Valorizou o facto de a iniciativa ter sido organizada de forma cooperativa, entre o GADE e a AEDA, colocando em prática um dos objetivos da autarquia, que é trabalhar estreitamente com os seus parceiros estratégicos. Destacou, também, a importância e a pertinência do tema face às alterações climáticas e à necessidade de acelerar a inversão desta tendência, pondo em prática os acordos mundiais existentes. Referiu, ainda, que este desafio da eficiência energética deve ser assumido pelos municípios, possibilitando solucionar problemas ambientais e criar novas oportunidades para o desenvolvimento dos seus territórios.
Miguel Leitão, consultor em eficiência energética e sustentabilidade ambiental, explicou o funcionamento e a função das CER – Comunidades de Energia Renovável, tendo alertado para o facto de as economias estarem ainda dependentes das energias fósseis, nomeadamente do petróleo e do gás, dando como exemplo a guerra atual na Ucrânia, que veio pôr a descoberto a necessidade de acelerar o desenvolvimento das energias alternativas. Fez ainda o enquadramento desta matéria no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, dando também a conhecer os apoios comunitários previstos, designadamente os avisos que estão em vigor para a eficiência energética: 02/C11-i01/2022 para a indústria e 01/C13-i03/2022 para edifícios de serviços.
Joaquim Costa, engenheiro na empresa RenergyBC, apresentou o projeto da Leca em Avelar, cuja implementação está a cargo da empresa que representa, tendo salientado os benefícios da instalação de painéis fotovoltaicos para a produção de energia na Leca.
O encerramento da sessão coube a Hugo Bairrada, Presidente da AEDA, que, após agradecer a colaboração dos oradores e a disponibilidade de quem assistiu à sessão, reforçou a disponibilidade da associação para continuar a colaborar com o Município de Ansião em iniciativas que contribuam para apoiar o tecido económico do concelho e da região.
Foto: CMA.
Atualidade
Barcelos comemora Dia Mundial do Turismo 2023

Barcelos volta a assinalar o Dia Mundial do Turismo, promovendo um conjunto de atividades cujo objetivo visa promover a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo sustentável e verde, seguindo o lema escolhido da Organização Mundial de Turismo, “Turismo e Investimentos Verdes”.
As propostas da programação vão decorrer amanhã, dia 27, com Tertúlias sobre a “Potencialidade do Investimento Verde no Território de Barcelos”, iniciativa destinada aos alunos de Turismo das Escolas Secundárias do Concelho. Trata-se de uma ação conjunta com o IPCA, que vai decorrer nas escolas secundárias de Barcelos, Barcelinhos e Viatodos. A ideia é abrir perspetivas aos futuros agentes locais, do valor turístico verde do concelho de Barcelos.
Entretanto, às 10h00 e às 14h30 realizam-se duas visitas pela Rota do Mundo Maravilhoso do Figurado, dando a conhecer uma das artes criativas mais emblemáticas do concelho. A atividade é gratuita, mas carece de inscrição através do e-mail turismo@cm-barcelos.pt ou do telefone 253 811 882.
Da parte da tarde, está agendada uma visita guiada com grupo de turistas franceses pelos jardins de Barcelos, seguindo-se um momento informal de colocação de um painel, no Largo da Porta Nova, com sugestões de visita no território concelhio, com propostas nas áreas do património cultural e religioso, pedestrianismo e percursos pedestres.
O Dia Mundial do Turismo comemora-se desde 27 de setembro de 1980, depois de ter sido decretada a data pela Organização Mundial do Turismo (OMT) na terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em 1979.
Imagem: CMB.
Atualidade
VII Olimpíadas Seniores reúnem 400 participantes em Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a preparar as VII Olimpíadas Seniores, que acontecem no âmbito do Olympics4All e que prometem reunir cerca de 400 participantes, nos dias 2, 3 e 4 de outubro.
O evento vai contar com a presença de todo o Alto Minho, com seniores residentes nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, contando ainda com a participação da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Viana do Castelo.
As VII Olimpíadas Seniores vão também contar com a presença de seniores de Fornos de Algodres, reunindo, ainda, participação de Sanxenxo, Espanha, e do município de Cesena, vindo de Itália.
Na segunda-feira, 2 de outubro, a receção das comitivas está agendada para as 9h00, na Praça da República, seguindo-se a Cerimónia Oficial de Abertura. A partir daí, os seniores vão desfilar até ao relvado do Campo d’Agonia.
Os jogos arrancam às 10h30, com competições de voleibol, fut3 e basquetebol também no Campo d’Agonia, espaço central da iniciativa. De tarde, a partir das 14h30, arrancam as competições de boccia, petanca, malha, fut3, voleibol adaptado e basquetebol. Nessa primeira noite, o Centro Cultural de Viana do Castelo é espaço de animação musical com a presença dos participantes.
A 3 de outubro, terça-feira, a Piscina Municipal Frederico Pinheiro recebe natação, das 9h00 às 12h00. No mesmo horário, o Campo d’Agonia é novamente palco de voleibol, fut3 e basquetebol. Nessa tarde, o mesmo local acolhe competições de boccia, petanca, malha, remo indoor, fut3, voleibol adaptado e basquetebol.
Na segunda noite, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, que está a assinalar o 20º aniversário, vai atuar para os seniores.
No último dia, 4 de outubro, das 9h00 às 12h00, acontecem as competições de atletismo e as finais de voleibol, fut3 e basquetebol no Campo d’Agonia. De tarde, mais finais, entre boccia, petanca, malha e tração à corda.
As olimpíadas encerram com um jantar de gala na Quinta do Carvalho, que inclui entrega de troféus, anúncio da equipa vencedora e ainda anúncio do município que irá organizar o evento no próximo ano.
Imagem: CMVC.
Atualidade
Lagos com Espaço Cidadão Sénior
Novo serviço de atendimento entra em funcionamento em outubro

Ampliando a carteira dos serviços de atendimento prestados à população, a Câmara Municipal de Lagos decidiu criar o Espaço Cidadão Sénior. Esta nova resposta, promovida em articulação com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), entrará em funcionamento no início de outubro, sendo uma das iniciativas que assinala o Dia Internacional do Idoso.
Prestar assistência digital aos cidadãos que não possam ou não saibam utilizar os serviços públicos disponíveis digitalmente, mas fazendo-o de uma forma dirigida e adaptada às necessidades desta faixa etária, é o grande objetivo desta medida.
Ao contrário do que atualmente acontece, com a entrada em funcionamento do Espaço Cidadão Sénior em vez de serem os munícipes de maior idade a deslocar-se ao Edifício Paços do Concelho Séc. XXI para serem atendidos, serão os funcionários do município a ir ao encontro dos utentes onde estes se encontram, nomeadamente nos centros de dia, lares e estruturas residenciais, mas também nos seus domicílios, para os auxiliar no tratamento dos mais diversos assuntos burocráticos. Ao todo serão mais de 40 os serviços disponibilizados, relacionados com as áreas de atuação da Autoridade Tributária, do Serviço Nacional de Saúde, da Segurança Social, da ADSE, da Caixa Geral de Aposentações, da Justiça, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, da Agência para a Energia e da própria AMA (ex.: renovação do Cartão do Cidadão ou a criação da Chave Móvel Digital).
O Espaço Cidadão Sénior irá, numa primeira fase, funcionar à quarta-feira, das 9h00 às 12h00, mediante marcação prévia (efetuada por telefone), admitindo-se a possibilidade deste horário poder ser alargado em função do grau de adesão da população e do volume de pedidos que venham a surgir.
A criação desta nova resposta de atendimento foi precedida da formalização de um protocolo entre a AMA e o município, segundo o qual a autarquia assume, entre outras, a componente dos recursos humanos, dos recursos informáticos e a viatura para a deslocação do mediador de atendimento digital assistido, bem como o atendimento telefónico para o serviço de agendamento, enquanto a AMA fornece os procedimentos de atendimento, a lista dos serviços a disponibilizar no Espaço Cidadão Sénior, a formação dos mediadores e apoio técnico e funcional.
Foto: DR.
-
Atualidade2 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade1 ano atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade5 meses atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade1 ano atrás
A Seca