Connect with us

Atualidade

Ansião: Autonomia Energética em debate

Publicado

on

O auditório do Centro de Negócios de Ansião acolheu, na tarde do passado dia 8 de abril, uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema “Autonomia Energética – PRR e os apoios comunitários”.

A iniciativa, organizada conjuntamente pelo Município de Ansião, através do GADE – Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico, e pela AEDA – Associação Empresarial do Concelho de Ansião, tinha como objetivos sensibilizar para a sustentabilidade ambiental através da produção, armazenamento e consumo de energias renováveis e valorizar o potencial da região, para que a curto prazo possa ser esta área um fator de desenvolvimento económico para o território.

No momento de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, começou por agradecer a disponibilidade dos oradores e a participação de quem acompanhou o evento presencialmente ou através da página de Facebook do município. Valorizou o facto de a iniciativa ter sido organizada de forma cooperativa, entre o GADE e a AEDA, colocando em prática um dos objetivos da autarquia, que é trabalhar estreitamente com os seus parceiros estratégicos. Destacou, também, a importância e a pertinência do tema face às alterações climáticas e à necessidade de acelerar a inversão desta tendência, pondo em prática os acordos mundiais existentes. Referiu, ainda, que este desafio da eficiência energética deve ser assumido pelos municípios, possibilitando solucionar problemas ambientais e criar novas oportunidades para o desenvolvimento dos seus territórios.

Miguel Leitão, consultor em eficiência energética e sustentabilidade ambiental, explicou o funcionamento e a função das CER – Comunidades de Energia Renovável, tendo alertado para o facto de as economias estarem ainda dependentes das energias fósseis, nomeadamente do petróleo e do gás, dando como exemplo a guerra atual na Ucrânia, que veio pôr a descoberto a necessidade de acelerar o desenvolvimento das energias alternativas. Fez ainda o enquadramento desta matéria no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, dando também a conhecer os apoios comunitários previstos, designadamente os avisos que estão em vigor para a eficiência energética: 02/C11-i01/2022 para a indústria e 01/C13-i03/2022 para edifícios de serviços.

Joaquim Costa, engenheiro na empresa RenergyBC, apresentou o projeto da Leca em Avelar, cuja implementação está a cargo da empresa que representa, tendo salientado os benefícios da instalação de painéis fotovoltaicos para a produção de energia na Leca.

O encerramento da sessão coube a Hugo Bairrada, Presidente da AEDA, que, após agradecer a colaboração dos oradores e a disponibilidade de quem assistiu à sessão, reforçou a disponibilidade da associação para continuar a colaborar com o Município de Ansião em iniciativas que contribuam para apoiar o tecido económico do concelho e da região.

Foto: CMA.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas