Connect with us

Atualidade

Católica promove debate sobre a Administração e Gestão Central do Sistema Educativo ao Serviço das Escolas

Dia 12 de julho, às 14h30, na Faculdade de Educação e Psicologia

Publicado

on

Reunir cinco serviços centrais do Ministério da Educação, Ciência e Inovação para pensarem juntos na resposta a duas grandes e interpelantes questões: Como servimos as escolas que realizam localmente a educação dos portugueses? Como nos podemos articular melhor para que as práticas educativas sejam mais inclusivas, mais eficazes e mais justas? Este é o grande objetivo do Seminário de Educação organizado pela Faculdade de Educação e Psicologia. Estão confirmadas as presenças de David Sousa (Diretor-Geral da Educação), Susana Castanheira Lopes (Diretora-Geral da Administração Escolar), João Miguel Gonçalves (Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares), Ariana Cosme (Inspetora-Geral da Educação e Ciência) e de Filipa Henriques de Jesus (Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional).

José Matias Alves, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, salienta a importância de “se adotar uma abordagem multifacetada que envolva vários aspetos do sistema educacional, nomeadamente a aposta na formação de professores, incluindo a formação continua;  a mobilização e empoderamento das pessoas para reforçar as comunidades educativas; a adoção inteligente das ferramentas tecnológicas; o incremento de  um currículo flexível que possa ser adaptado para atender às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos. Adotando estas e outras estratégias, as escolas podem criar um ambiente mais inclusivo, eficaz e justo para todos os alunos, promovendo o desenvolvimento integral e o sucesso académico de cada um.” Este evento é “uma oportunidade única para pensarmos e produzirmos cenários renovados para a educação portuguesa.”

Com a presença do Diretor-Geral da Educação, David Sousa, da Diretora-Geral da Administração Escolar, Susana Castanheira Lopes, do Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Miguel Gonçalves, da Inspetora-Geral da Educação e Ciência, Ariana Cosme e da Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Filipa Henriques de Jesus, vai existir um momento de esclarecimento e debate moderado por José Matias Alves, docente da Faculdade de Educação e Psicologia. Como comentário final está prevista a presença de Amélia Lopes, presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

“A abordagem deste tema requer uma compreensão abrangente do equilíbrio entre a administração centralizada e a autonomia das escolas, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade e a equidade da educação para todos os alunos,” refere Diana Soares, membro da direção da Faculdade de Educação e Psicologia.

O Seminário de Educação: Um Programa para a ação – “A Administração e Gestão Central do Sistema Educativo ao Serviço das Escolas”, organizado pelos professores de Educação da Faculdade de Educação e Psicologia, realiza-se a 12 de julho entre as 14h30 e as 18:h00, na Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Mais informações:

Seminário de Educação: A Administração e Gestão Central do Sistema Educativo ao Serviço das Escolas – Um Programa para a ação | FEP (ucp.pt)

Programa

14h00Receção
14h30Sessão de abertura Isabel Braga da Cruz | Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa
Raquel Matos | Diretora da Faculdade de Educação e Psicologia
Fernando Paulo | Vereador da Educação e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto
Diana Soares | Membro da Direção da Faculdade de Educação e Psicologia
15h00 16h30Painel com Diretores-Gerais

Como servimos (e como nos articulamos para) as escolas que realizam localmente a educação dos portugueses? [15‘]

David Sousa | Diretor-Geral da Educação
Susana Castanheira Lopes | Diretora-Geral da Administração Escolar 
João Gonçalves | Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares
Filipa Henriques de Jesus | Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P.
Ariana Cosme Inspetora-Geral da Inspeção-Geral da Educação e Ciência
16h50Debate

Moderação: José Matias Alves | Faculdade de Educação e Psicologia
17h30Comentário Final

Amélia Lopes | Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
17h45Encerramento

Imagem: UCP.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas