Connect with us

Atualidade

Município de Anadia avança com projeto para recolha de biorresíduos

Publicado

on

O Município de Anadia adjudicou a aquisição de 80 unidades metálicas para colocação de contentores de recolha de biorresíduos com controlo de acesso, à empresa “Waste to Me, Lda”, pelo valor de 225.000,00€. A deliberação foi tomada na reunião de executivo, no passado dia 13 de janeiro.

De referir que esta ação faz parte de uma candidatura mais abrangente, no valor de cerca de 570 mil euros, apresentada pelo Município de Anadia ao Aviso POSEUR 11-2020-15, aprovada e comparticipada a 70 por cento. O projeto inclui, ainda, a aquisição de uma viatura para a recolha de biorresíduos, com sistema integrado de lavagem de contentores, entretanto, já adjudicada, bem como a aquisição de 80 contentores, 2500 baldes para as habitações e uma plataforma eletrónica que funcionará como observatório de gestão de resíduos.

A aquisição destes equipamentos vai permitir a implementação de uma rede de recolha seletiva de biorresíduos na origem. Através de um sistema inteligente, o Município vai poder efetuar a monitorização do parque de contentores, nomeadamente o controlo de acessos, a estatística de utilização por utilizador, dando também a indicação do nível de enchimento dos contentores e recolhas realizadas, entre outros dados.

De referir que a Diretiva Europeia 2018/851 estabelece o ano de 2023, enquanto meta para a concretização da recolha seletiva ou separação e reciclagem na origem de biorresíduos.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Atualidade

CIM Alto Minho apresenta, em seminário, efeito das alterações climáticas no território

Publicado

on

O mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) aponta que as mudanças climáticas causadas pelos seres humanos são irrefutáveis e irreversíveis. Com elas, a frequência e a magnitude dos impactos de fenómenos extremos agravam-se, tendo este fenómeno global implicações à escala local, pelo que cada um de nós deve agir de modo a reverter o atual estado de emergência climática.

No sentido de informar sobre o “risco” num contexto de mudança climática no Alto Minho e partilhar experiências e boas práticas de atuação quer preventivo, quer reativo, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza, no próximo dia 31 de maio, pelas 10h30, na Escola Básica e Secundária de Caminha, um seminário sobre alterações climáticas no Alto Minho.

Integrado no projeto “INFO-RISK: Informar sobre os riscos associados às alterações climáticas no Alto Minho”, cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), este seminário visa enquadrar, no tempo e no espaço, o fenómeno das alterações climáticas, informando sobre os riscos potenciados pelo mesmo no contexto territorial do Alto Minho e dar continuidade ao seminário realizado no passado dia 26 de janeiro, sobre o mesmo tema, disponível em: https://www.facebook.com/watch/?v=908960329748243. Neste segundo seminário, será dado particular enfoque a um conjunto de questões relacionadas com a proteção civil, a conservação da natureza, o turismo sustentável e as comunidades locais.

O programa apresenta um conjunto de oradores como Manoel Batista Calçada Pombal, presidente da CIM Alto Minho, e Rui Miguel Rio Tinto Lages, vice-presidente da Câmara Municipal de Caminha, que presidem à sessão de abertura; Carlos Mendes, diretor de Serviços de Riscos e Planeamento da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC); Bruno Caldas, primeiro secretário da CIM Alto Minho; Paulo Castro, membro do Conselho Diretivo do Europarc; Joana Nogueira, docente/ investigadora da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (ESAPL/IPVC); e Maria Esteves, diretora do agrupamento de escolas do concelho de Caminha. A moderação do debate caberá a Rui Miguel Graça, diretor da Rádio Antena Minho e chefe de redação do Correio do Minho.

Paralelamente, decorrerá, no local do seminário, uma exposição sobre o projeto INFORISK.

Imagem: CIM-AM.

Continuar a ler

Atualidade

Ansião: Valorização dos Ansianenses marcou Feriado Municipal

Publicado

on

O Feriado Municipal de Ansião assinalou-se no dia 26 de maio, Dia da Espiga, com um conjunto de momentos que se pautaram pelo reconhecimento e afirmação da cultura e das tradições e do espírito empreendedor das gentes de Ansião.

O programa teve início com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional, interpretado pelo Coro da Associação Artística e Cultural Nascente do Nabão. Seguiu-se a deposição de uma coroa no Monumento de Homenagem aos Ex-Combatentes no Ultramar, na presença do representante em Ansião da Liga dos Combatentes, Antero Costa.

O Centro Cultural acolheu a Sessão Solene, que contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, e da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, tendo contado com as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, José Miguel Medeiros, do Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, e do Secretário de Estado. O momento alto desta sessão foi a concessão de medalhas honoríficas do Concelho de Ansião a pessoas e instituições que viram reconhecido o seu contributo para a promoção e desenvolvimento do concelho, designadamente: Menção Honrosa do Concelho de Ansião atribuída a Maria de Lurdes Silva Oliveira Simões; Medalha de Mérito do Concelho de Ansião – Grau Prata, à

Associação Empresarial de Ansião e a Casimiro Jorge da Graça Duarte Simões; Medalha de Mérito do Concelho de Ansião – Grau Ouro, a Alfredo Joaquim Mendes Moreira e ao Teatro Olimpo. Foi ainda atribuída Medalha de Serviço e Dedicação aos funcionários da autarquia que completaram 25 anos ao serviço do município: Adalberto de Oliveira Gaspar Alves e Paulo Luís Ferreira da Silva Cardoso.

A cerimónia teve, ainda, momentos musicais apresentados pelos músicos Carla Silva, Mário Medeiros e Pedro Pereira.

A comitiva seguiu para o Parque Empresarial do Camporês, para a inauguração da 6ª fase das obras de ampliação, estruturantes e potenciadoras do desenvolvimento económico do concelho, que representaram um investimento da autarquia no valor de 2,4 milhões de euros, com um apoio do FEDER de cerca de 900 mil euros.

No período da tarde, teve lugar a apresentação de novas viaturas do município e a entrega de viaturas elétricas à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e à Unidade de Cuidados na Comunidade de Ansião, na presença da Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, e do Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, Vítor Bernardo, bem como de representantes das unidades de saúde locais. Os referidos veículos permitirão uma melhoria na resposta aos cuidados de saúde primários prestados à comunidade ansianense, sendo, simultaneamente, uma solução mais ecológica e sustentável, promovendo o combate às alterações climáticas.

Pouco depois, a Assembleia Municipal Jovem levou ao Auditório Municipal dezenas de jovens ansianenses, a quem foi possibilitada a oportunidade de exercer o seu direito democrático de participação ativa nas políticas autárquicas. Subordinada à temática “O Impacto das Alterações Climáticas | Presente e Futuro, Como Defender os Valores Democráticos na Atualidade”, esta iniciativa conjunta do município, através do Conselho Municipal de Juventude, do Agrupamento de Escolas de Ansião e da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, deu voz aos jovens deputados, que apresentaram propostas conducentes ao fomento da melhoria da qualidade de vida dos jovens e de toda a população concelhia.

“Praça ConVida” levou à Praça do Município um espetáculo com a cantora Filipa Vieira, com o qual se encerrou a programação das celebrações deste dia tão marcante para o reforço da identidade de Ansião Coração de Sicó.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

XVIII Feira do Vinho e da Gastronomia na Cordinhã

De 3 a 05 de junho

Publicado

on

A freguesia da Cordinhã, do concelho de Cantanhede, recebe a 18ª edição da Feira do Vinho e da Gastronomia, organizada pelo executivo de freguesia presidido por José Carlos Santos.

Para além da vertente vinícola e gastronómica, a Feira terá vários momentos musicais, com concertos de, entre outros, Fernando Correia Marques, Mão na Lisa, Fernando Meireles, Ângelo Carvalheira e DJ Matuto (dia 03); Grupo Amadeu Mota, novamente Fernando Meireles, Ângelo Carvalheira e DJ Matuto, Grupo Cultural São Bernardo a Cantar e Da Cruz One Man Band (dia 04); e, finalmente, Ruizinho de Penacova, Grupo Duo Dé Jà Vu, Grupo de Cavaquinhos da Cordinhã, Rancho Folclórico “Os Bairradinos” de Ourentã, com Fernando Meireles, Ângelo Carvalheira e Da Cruz One Man Band a voltarem à festa.

Mas a Feira terá outras atrações, como as tasquinhas, carrosséis, sorteios, autocaravanismo, concurso de vinhos, caminhada, prova de vinhos e fogo de artifício.

Evento organizado pela Junta de Freguesia da Cordinhã, com o apoio do Município de Cantanhede e do Turismo Centro de Portugal.

Imagem: JFC.

Imagem: JFC.

Continuar a ler

Mais lidas