Connect with us

Atualidade

Anadia: Alunos da Universidade Sénior da Curia desenvolvem atividade no Parque Urbano

Publicado

on

Os alunos da Universidade Sénior da Curia (USC) realizaram, na passada sexta-feira, 21 de janeiro, uma caminhada até ao Parque Urbano da Cidade de Anadia, no âmbito da Oficina “Caminhar +”.

A concentração dos alunos teve lugar na Praça da Juventude, em Anadia. De seguida rumaram até ao Parque Urbano da Cidade, passando pela Praça do Município, Avenida José Luciano de Castro e Vale Santo. No anfiteatro do Vale Santo o grupo de alunos teve a oportunidade de apreciar a pintura mural, subordinada ao tema “Espumante”, da autoria dos artistas plásticos Tropic (Pedro Santos) e Orig1 (Tadeu da Silva), realizada no âmbito do Simpósio de Arte de Rua “DEZA6 Estórias de uma História”. No Parque Urbano da Cidade realizaram o circuito pedonal existente. De referir, ainda, que este novo espaço verde, situado na entrada norte da cidade de Anadia, foi inaugurado em julho do ano passado.

Recorde-se que a USC alargou, no presente ano letivo, a sua oferta formativa, com a introdução da Oficina “Caminhar+”, que proporciona um conjunto de atividades conducentes ao desenvolvimento de saúde, motricidade e bem-estar.  

Com a proposta desta Oficina pretende-se motivar todos os interessados a criar hábitos de mobilidade ativa e de estímulo ao aparelho locomotor; ao desenvolvimento do equilíbrio, da consciência postural, da resistência, do controlo respiratório e da capacidade de orientação no território; esclarecer no que respeita a procedimentos preparatórios para caminhadas; dar a conhecer percursos pedestres disponíveis no concelho; e também a divulgação de atividades desportivas e culturais associadas ao caminhar.

Beneficiando da tranquilidade e da área verde envolvente e com ciclovias, os responsáveis pela USC acreditam que estão reunidas as condições para a prática de exercício físico. A resistência, flexibilidade, controle respiratório, controle postural são conteúdos a desenvolver nesta Oficina que tem o apoio técnico do setor de Desporto da Câmara Municipal de Anadia.

Foto: CMA.

Atualidade

Tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos

Publicado

on

Realizou-se ontem, ao final da tarde, a tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos. A cerimónia, que decorreu no auditório na Casa da Juventude, além de dar corpo a um imperativo legal, foi também o cumprimento de mais um compromisso eleitoral da maioria que governa o Executivo. Com efeito, esta é a primeira vez, na história da vida democrática da autarquia, que Barcelos tem um Conselho Municipal da Juventude. 

De resto, este facto foi sublinhado pelo presidente da Câmara, Mário Constantino, e pela vereadora da Juventude, Mariana Carvalho. O Presidente desafiou os membros deste Conselho Consultivo a “terem participação ativa e a colocar a sua criatividade e conhecimento em projetos que qualifiquem e promovam o desenvolvimento de Barcelos”.

Por seu lado, a vereadora Mariana Carvalho considerou a criação do Conselho Municipal de Juventude um “momento feliz” e assegurou que o Município, dentro das suas competências, tudo tentará fazer para que os jovens possam ter melhores condições para viver, estudar e trabalhar em Barcelos”. 

Como se pode ler na nota introdutória ao Regulamento deste órgão consultivo, “o Município de Barcelos pretende uma nova abordagem de trabalho e de compromisso com a juventude, fomentando mecanismos de uma democracia participativa e aberta ao diálogo, criando um espaço para ouvir e dar voz aos jovens barcelenses”. Sabendo-se que as políticas locais para a juventude têm um papel importante na promoção, participação e na melhoria da qualidade de vida dos jovens, “o Conselho Municipal da Juventude de Barcelos, ao nível concelhio, corporizará um instrumento de diálogo e debate para que as políticas de juventude sejam discutidas, implementadas e desenvolvidas, capacitando e empoderando os jovens barcelenses, a participarem no desenvolvimento do concelho.”

Composição do CMJ BARCELOS é a seguinte:

O Conselho Municipal de Juventude é presidido pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, e composto por um membro da Assembleia Municipal de cada partido ou grupo de cidadãos eleitores representados nesta. Dele também fazem parte um representante do Município de Barcelos no Conselho Regional de Juventude; um representante de cada associação juvenil com sede no concelho de Barcelos, inscrita no Registo Nacional de Associações Jovens, um representante de cada associação de estudantes do ensino básico e secundário com sede no concelho de Barcelos; e um representante de cada associação de estudantes do ensino superior com sede no concelho de Barcelos. Além destes, o órgão integra também um representante de cada federação de estudantes inscrita no RNAJ, cujo âmbito geográfico de atuação se circunscreva à área do concelho ou nas quais as associações de estudantes com sede no concelho representem mais de 50% dos associados; um representante de cada organização de juventude partidária com representação nos órgãos do Município de Barcelos ou na Assembleia da República; um representante de cada associação jovem e equiparadas a associações juvenis. Têm ainda representação os partidos ou grupos de cidadãos eleitores representados na Assembleia Municipal de Barcelos, que indicam um eleito com idade inferior a 35 anos.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Experiência no Rio Cávado: Barcelos River Sport

Publicado

on

O Município de Barcelos promove, no dia 2 de abril, uma descida do Rio Cávado em Kayaks e Pranchas SUP, entre a praia Fluvial de Manhente e Barcelos.

A iniciativa decorre das 9h00 às 13h00 e tem como principal objetivo a valorização deste curso de água, demonstrando à comunidade formas de “dar vida ao rio”.

O ponto de encontro é nas Piscinas Municipais de Barcelos e todos os participantes têm seguro da responsabilidade do Município e oferta de um pequeno lanche no final.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias através do e-mail desporto@cm-barcelos.pt.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Guimarães: Dois detidos por condução sob o efeito do álcool

Publicado

on

Hoje, na cidade de Guimarães, a PSP deteve dois cidadãos, com 36 e 53 anos de idade, por condução de veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei, tendo os mesmos acusado uma TAS (taxa de álcool no sangue) de1,78 e 1,49 no sangue, respetivamente.

Os detidos foram notificados para comparecerem no Tribunal Judicial de Guimarães.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas