Connect with us

Atualidade

Ministra da Habitação preside à segunda reunião da plataforma supraconcelhia do Alto Minho

Promovida pela CIM Alto Minho

Publicado

on

A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, participou, no dia 20 de março, em Viana do Castelo, na reunião da Plataforma Supraconcelhia do Alto Minho, organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) no contexto da descentralização de competências para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais no domínio da ação social.

Esta é a segunda reunião desta plataforma territorial, que foi criada com o objetivo de reforçar a organização dos recursos e o planeamento das respostas e equipamentos sociais ao nível supraconcelhio, englobando para além da Comunidade Intermunicipal, os 10 municípios do Alto Minho e várias entidades sub-regionais como o Centro Distrital da Segurança Social, a União Distrital das IPSS`s, a União das Misericórdias Portuguesas – Secretariado Regional de Viana do Castelo, sindicatos, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a GNR e a PSP, a DGEstE-DSR Norte, a Rede Europeia Anti Pobreza, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Instituto Politécnico Viana do Castelo.

Da ordem de trabalhos da reunião constou, entre outros assuntos, o ponto da situação relativamente ao Plano de Desenvolvimento Social do Alto Minho, a discussão de temas como a alteração e aprovação da Lei 23/2007 (vulgarmente denominada por Lei dos Estrangeiros), que entrou em vigor a 30 de outubro de 2022, contando para o efeito com a intervenção de Rute Carvalho, do Alto Comissariado para as Migrações, assim como a apresentação das novas medidas de apoio à habitação do Governo, pela ministra da Habitação.

Marina Gonçalves falou dos principais programas, instrumentos e iniciativas de apoio à habitação, em particular do programa “Mais Habitação”, apresentado na semana passada pelo Governo, o qual, segundo frisou, “procura responder de forma completa a todas as dimensões do problema da habitação, abrangendo todas as famílias e não apenas as mais carenciadas, incluindo os jovens e as famílias da classe média”. A governante destacou ainda a necessidade de todas as entidades públicas (incluindo os municípios) e os agentes do setor serem parceiros na implementação das medidas deste programa, de forma a garantir a exequibilidade do mesmo e a resolver o problema da habitação em Portugal.

O presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, apresentou a Marina Gonçalves as propostas da Comunidade Intermunicipal para o território do Alto Minho no domínio da habitação. Neste contexto, um dos problemas/desafios apontados no âmbito dos diagnósticos sociais municipais e do diagnóstico social intermunicipal de 2022, refere-se à necessidade de melhorar as condições de acesso à habitação na região, através de intervenções que visam garantir o acesso de todos a uma habitação condigna e acessível.

Após a reunião com a ministra da Habitação, ficou sinalizado que o pacote de medidas para este território contemplará soluções que visam a disponibilização de mais solos para construção de habitação, incentivos à construção por parte de privados e incentivos fiscais aos proprietários para colocarem casas no mercado de arrendamento, além de apoios para os jovens conseguirem arrendar casa.

Foto: CIM-AM.

Atualidade

Barcelos assinala Semana do Ambiente

Contacto com a natureza para despertar consciência ambiental na comunidade

Publicado

on

O Município de Barcelos assinala a Semana do Ambiente, promovendo um conjunto de atividades relacionadas com a natureza, entre 1 e 7 de junho. É uma semana dedicada em exclusivo à Natureza, visando dar a conhecer, através de uma vertente lúdica, as potencialidades do património ambiental concelhio.

As iniciativas avançam no dia 1 de junho, com a Mostra de Produtos Biológicos, das 9h00 às 15h00, na Avenida da Liberdade, numa ação de divulgação dos produtores e comerciantes locais e, ao mesmo tempo, incentivando o consumo daqueles produtos. Nesse mesmo dia, das 10h30 às 13h00, decorre um workshop de showcooking, Cozinha Sustentável, com Marta Cortez, na Avenida da Liberdade. A atividade carece de inscrição, através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt.

No dia 2 de junho, sexta-feira, às 11h30, decorre, no Auditório dos Paços do Concelho, o projeto Planeta Slow, apresentado pela cantora Áurea, uma ação pedagógica que tem como objetivo “Educar para a Sustentabilidade”, nas suas diferentes dimensões: social, económica e ambiental. 

No dia 3 de junho, da parte da tarde, entre as 14h30 e as 18h00, decorre a já tradicional descida do rio Cávado em canoa, desde Areias de Vilar (junto ao açude) até ao areal de Barcelinhos. O percurso tem a distância aproximada de oito quilómetros e estima-se que o tempo de descida seja de três horas.

No dia 5, às 14h30, o Jardim das Barrocas recebe o Desfile Ecológico, que resulta do projeto dirigido às escolas e consiste numa passagem de modelos de vestuário realizados pelos estabelecimentos de ensino, a partir de materiais reciclados. O tema é alusivo à preservação do ambiente. 

A programação da semana do Ambiente termina no dia 7 de junho com o workshop de “Cosmética Natural”, das 10h30 às 12h30, no Estádio Cidade de Barcelos. A atividade carece de inscrição através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt.

De 1 de junho a 30 de julho, pode ainda visitar a “Exposição Património Ambiental, Concurso de Fotografia”, no Theatro Gil Vicente.

Imagens: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Caldas da Rainha: 5ª Bienal Art’Oeste Internacional 2023 inaugura a 03 de junho

Decorrerá de 03 a 26 junho

Publicado

on

A Cultartis – Associação para a Cultura das Artes, realiza a 5ª Bienal do Circuito Art’Oeste Internacional.

Nesta edição, podem ser vistas e votadas obras nas áreas da Pintura e da Escultura. Estando presentes na exposição 26 obras de pintura e 2 de escultura.

Artistas participantes

Amy Zhao | E.U.A
Anunciação Gomes | Caldas da Rainha
Aparício Farinha| Porto
Carlos Mingote |Caldas da Rainha
Conceição Oliveira |Aveiro
Ermelinda Lopes |Torres Vedras
Gaby Reinam |Alcobaça
Gia Gaião |Salir do Porto
Herberto Gomes |Alcobaça
Lena Poinha | Marinha Grande
Margarida Andrade |Caldas da Rainha
Margarida Castro |Macedo de Cavaleiros
Maria Claudino |Cadaval
Maria Manuela Brito |Pataias / Leiria
Nel Frederix | Holanda
Nino Confraria| Figueira da Foz

O evento decorrerá na Galeria de Exposições (piso 1) do Espaço Turismo das Caldas da Rainha (ao cimo da Praça da Fruta) e terá entradas livres

Horário

Segunda a Sexta – 10h00 às 13h30 – 14h00 às 16h00
Sábados e Domingos – 10h00 às 13h00

*exceto sábado da inauguração das 15h30 às 18h30

Feriados – Encerrado.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Braga: Homem de 23 anos detido por posse de arma proibida

Publicado

on

No dia 27 de maio, no decurso de uma fiscalização rodoviária na Rua João Evangelista, na cidade de Braga, a PSP deteve um cidadão, com 23 anos de idade, por se encontrar na posse de uma arma proibida (faca), que lhe foi apreendida.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas