Atualidade
Mais de 1.000 treinadores enchem Centro Cultural de Viana do Castelo para Fórum da ANTF

Mais de 1.000 treinadores, de todo o país e até do estrangeiro, enchem, até hoje, o Centro Cultural de Viana do Castelo no âmbito do Fórum ANTF – Associação Nacional de Treinadores de Futebol, congresso que conta com a participação de alguns dos treinadores de futebol e futsal de maior relevo nacional e internacional.
Leonardo Jardim, Paulo Bento, Domingos Paciência, Artur Jorge, Teresa Jordão e Rui Águas são alguns dos intervenientes neste fórum organizado pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol, com o apoio da Câmara Municipal.
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, indicou ser “um privilégio” para Viana do Castelo “receber um evento que tem a ver com dois dos pilares da nossa estratégia de desenvolvimento, a educação e o desporto, que são também o garante da coesão social no nosso território”.
“O futebol deu um salto qualitativo na projeção da modalidade e do país que é hoje reconhecido mundialmente”, afirmou, dizendo que a ANTF “tem tido preocupação e trabalho na evolução e valorização da profissão, projetando-a com excelência”.
“Somos Cidade Europeia do Desporto e, para isso, fomos ambiciosos e quisemos impactar o concelho. Atualmente, mais de 10% da nossa população pratica atividade desportiva. Queremos chegar ao fim deste ano com mais visibilidade, mais desportistas, mais hábitos de vida saudável. Já vamos em 400 eventos previstos para este ano e queremos chegar ao final de 2023 com muitos, muitos mais. Queremos ser, em 2023, a meca do desporto”, vaticinou.
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, realçou que “este é um fórum muito decisivo e muito marcante naquilo que é a aprendizagem e formação contínua dos treinadores de futebol em Portugal”.
“Estamos em Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto, e a escolha de Viana do Castelo para realizar este fórum foi estratégica porque aqui vamos ter cerca de 400 acontecimentos desportivos ao longo do ano. Viana vai acolher eventos dedicados ao desporto no feminino, eventos de desporto adaptado e desporto informal, e também eventos de reflexão e debate como este fórum”, disse.
“Esta profissão é das mais exigentes da sociedade. Os treinadores estão em permanente avaliação por parte de quem está sentado na bancada do estádio ou pavilhão. O escrutínio é feito por vários setores da sociedade, até pela comunicação social. É das profissões que mais se submetem à avaliação geral e um treinador vai muito mais além do plano técnico, é um orientador, um formador, um pedagogo”, assumiu.
O governante apelou, ainda, ao combate à desigualdade no desporto em geral, no futebol em particular. “O futebol tem, hoje, cerca de 212 mil praticantes e este número deve-se muito ao crescimento do número de praticantes femininas. No entanto, só 15% dos treinadores são mulheres, estamos longe da média europeia. Portugal tem de chegar, até 2030, à média europeia no número de praticantes, árbitras e treinadoras”, revelou, considerando que “esta é uma missão que nos envolve a todos”, já que “o caminho que temos pela frente convoca-nos a todos na luta pela desigualdade”.
O Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, José Pereira, considerou que ver a casa cheia com mais de um milhar de participantes “é a nossa formação, a competência, a ambição, a procura incessante de conhecimento”. O evento iniciou com um minuto de silêncio em homenagem a Rui Nabeiro, patrocinador e amigo da ANTF “há vários anos” e empresário com reconhecido empenho na área social.
O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, indicou já ter tido oportunidade de participar em várias sessões de abertura do fórum, revelando que “o crescimento tem sido excelente” e que “este ano, contarem com mais de 1.000 inscritos é uma demonstração da vitalidade da ANTF”, considerando que “este é um espaço privilegiado de partilha e conhecimento”.
“Hoje, com toda a justiça, o treinador português tem o reconhecimento devido. São verdadeiros formadores, amigos, pais, pedagogos, fonte de inspiração e exemplo de vida”, frisou.
Também o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, José Couceiro, indicou que “este fórum, mais uma vez, demonstra a vitalidade, a dimensão e a importância da ANTF”, já que “a evolução e formação dos nossos agentes desportivos é fundamental”.
O Fórum da ANTF é o maior evento organizado em Portugal sobre Treino Desportivo. Trata-se de um evento formativo certificado pelo IPDJ (permitindo o reconhecimento de unidades de crédito, nos termos da Lei n.40/2012) e pela UEFA (contabilizando horas UEFA nos termos da Convenção 2015). Aos detentores de UEFA PRO, permite a sua renovação, pelo período de 3 anos.
Foto: CMVC.
Atualidade
Município de Barcelos apoia jovens na transição para a vida ativa com 2ª edição da Skill Up
Capacitação, Emprego e Empreendedorismo

Realizou-se, na passada sexta-feira, no auditório dos Paços do Concelho, a segunda edição da Skill Up – Capacitação, Emprego e Empreendedorismo, uma iniciativa promovida pelo Município de Barcelos, através dos pelouros da Educação e Juventude.
O evento, que se desenvolveu em duas sessões com casa cheia, tem como objetivo apoiar os jovens barcelenses em situação de transição para a vida ativa, potenciando as suas capacidades e eliminando barreiras à concretização dos seus projetos de vida.
Esses mesmos objetivos foram sublinhados pela vereadora da Educação e Juventude, Mariana Carvalho, quando afirmou que a iniciativa “pretende aproximar os jovens do concelho do mercado de trabalho ou motivá-los para o empreendedorismo e para a continuidade de estudos”. Segundo a vereadora, “aquilo que nós queremos no concelho de Barcelos, e tudo faremos para o conseguir, é, em cooperação com as escolas do concelho, eliminar os jovens nem-nem, como são designados aqueles que não estudam nem trabalham”.

No decorrer da sessão da manhã, depois do Presidente, Mário Constantino, ter dado as boas-vindas aos participantes, Maria Pintado apresentou os temas “Competências de comunicação para uma audiência” e “Dicas para apresentares o teu Pitch”.
Na sessão da tarde, desenvolveu-se o tema “Faz-te à Vida!” com a participação dos jovens empreendedores João Dantas (Comediante), André Santos (Chef do Restaurante O ÀS), Daniel Sousa (Treinador do Gil Vicente F.C.) e Jéssica Silva (Médica de Clínica Geral e Saúde Familiar).
No encerramento, a vereadora Mariana Carvalho agradeceu ao painel de oradores os ensinamentos prestados e enalteceu a participação das muitas dezenas de jovens que assim mostraram interesse em melhorar as suas ferramentas e estratégias no que respeita à empregabilidade e ao empreendedorismo.
A Skill Up, que pretende articular as ofertas das entidades públicas e privadas no processo de transição escola-vida ativa, vai ter um segundo evento, a realizar em outubro, para que os jovens possam ter contacto direto com o mundo empresarial, numa ação que vai ser desenvolvida, tal como o ano passado, em estreita colaboração com outras entidades do concelho.
Fotos: CMB.
Atualidade
Barcelos assinala Semana do Ambiente
Contacto com a natureza para despertar consciência ambiental na comunidade

O Município de Barcelos assinala a Semana do Ambiente, promovendo um conjunto de atividades relacionadas com a natureza, entre 1 e 7 de junho. É uma semana dedicada em exclusivo à Natureza, visando dar a conhecer, através de uma vertente lúdica, as potencialidades do património ambiental concelhio.
As iniciativas avançam no dia 1 de junho, com a Mostra de Produtos Biológicos, das 9h00 às 15h00, na Avenida da Liberdade, numa ação de divulgação dos produtores e comerciantes locais e, ao mesmo tempo, incentivando o consumo daqueles produtos. Nesse mesmo dia, das 10h30 às 13h00, decorre um workshop de showcooking, Cozinha Sustentável, com Marta Cortez, na Avenida da Liberdade. A atividade carece de inscrição, através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt.
No dia 2 de junho, sexta-feira, às 11h30, decorre, no Auditório dos Paços do Concelho, o projeto Planeta Slow, apresentado pela cantora Áurea, uma ação pedagógica que tem como objetivo “Educar para a Sustentabilidade”, nas suas diferentes dimensões: social, económica e ambiental.
No dia 3 de junho, da parte da tarde, entre as 14h30 e as 18h00, decorre a já tradicional descida do rio Cávado em canoa, desde Areias de Vilar (junto ao açude) até ao areal de Barcelinhos. O percurso tem a distância aproximada de oito quilómetros e estima-se que o tempo de descida seja de três horas.
No dia 5, às 14h30, o Jardim das Barrocas recebe o Desfile Ecológico, que resulta do projeto dirigido às escolas e consiste numa passagem de modelos de vestuário realizados pelos estabelecimentos de ensino, a partir de materiais reciclados. O tema é alusivo à preservação do ambiente.
A programação da semana do Ambiente termina no dia 7 de junho com o workshop de “Cosmética Natural”, das 10h30 às 12h30, no Estádio Cidade de Barcelos. A atividade carece de inscrição através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt.
De 1 de junho a 30 de julho, pode ainda visitar a “Exposição Património Ambiental, Concurso de Fotografia”, no Theatro Gil Vicente.

Imagens: CMB.
Atualidade
Caldas da Rainha: 5ª Bienal Art’Oeste Internacional 2023 inaugura a 03 de junho
Decorrerá de 03 a 26 junho

A Cultartis – Associação para a Cultura das Artes, realiza a 5ª Bienal do Circuito Art’Oeste Internacional.
Nesta edição, podem ser vistas e votadas obras nas áreas da Pintura e da Escultura. Estando presentes na exposição 26 obras de pintura e 2 de escultura.
Artistas participantes
Amy Zhao | E.U.A
Anunciação Gomes | Caldas da Rainha
Aparício Farinha| Porto
Carlos Mingote |Caldas da Rainha
Conceição Oliveira |Aveiro
Ermelinda Lopes |Torres Vedras
Gaby Reinam |Alcobaça
Gia Gaião |Salir do Porto
Herberto Gomes |Alcobaça
Lena Poinha | Marinha Grande
Margarida Andrade |Caldas da Rainha
Margarida Castro |Macedo de Cavaleiros
Maria Claudino |Cadaval
Maria Manuela Brito |Pataias / Leiria
Nel Frederix | Holanda
Nino Confraria| Figueira da Foz
O evento decorrerá na Galeria de Exposições (piso 1) do Espaço Turismo das Caldas da Rainha (ao cimo da Praça da Fruta) e terá entradas livres
Horário
Segunda a Sexta – 10h00 às 13h30 – 14h00 às 16h00
Sábados e Domingos – 10h00 às 13h00
*exceto sábado da inauguração das 15h30 às 18h30
Feriados – Encerrado.
Imagem: DR.
-
Atualidade1 ano atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade9 meses atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade12 meses atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022
-
Atualidade1 ano atrás
Investigador da Universidade do Minho é o melhor Doutor em Economia do país