Connect with us

Atualidade

Mil antigos alunos da Universidade do Minho juntos em Guimarães

Concerto de Luís Represas foi um dos momentos altos do Encontro Caixa Alumni

Publicado

on

Cerca de mil antigos estudantes da Universidade do Minho juntaram-se, no fim de semana, para o Encontro Caixa Alumni, que vestiu de gala o Multiusos de Guimarães.

A oitava edição da iniciativa incluiu a atuação do artista Luís Represas, bem como do cantor folk Pedro Melo e do DJ Vivax. Houve, ainda, cocktail, showcooking do chef António Loureiro, projeções multimédia, área de selfies, ilhas de degustação de ex-alunos (Baldi, Bira dos Namorados, Cerveja Letra, Corriqueijo, Groselha-espim, Méze, Porta Nova), jantar volante e prémios.

A edição teve o lema “São mil asas numa asa”, um verso do hino da academia, que representa a UMinho como elo dos que por ela passaram nos seus quase 50 anos. “Temos cerca de 21 mil alunos, mil professores, 400 investigadores e mil técnicos administrativos e de gestão, mas a UMinho é também devedora do trabalho, inteligência, compromisso e criatividade dos antigos estudantes”, disse o reitor, Rui Vieira de Castro. “Este encontro é um momento de partilha de boas memórias, de reforço de laços e de projeção de futuros comuns”, acrescentou.

Luís Represas levou 11 canções, que aludiram no início e, no fim, à era do grupo Trovante (1976-92). Pelo meio, não faltaram clássicos como “Feiticeira” (evocando o recém-falecido coautor Pablo Milanés), “Da próxima vez” (em coro), “Perdidamente” (e o público de mãos no ar) ou “Foi como foi” (já com comboio humano pela plateia). Mestre nos acordes e no lirismo das letras, Represas manteve a sua identidade que resistiu a modas. E a humildade, pois não fez o ensino superior: “Estar aqui é uma forma de eu estar na academia; vejo uma convulsão de gerações, por isso continuem a reencontrar-se, toda essa matéria-prima pode significar avanços na nossa sociedade”.

Entre os participantes estava Manuel Costa, que em 1975 foi dos primeiros alunos da UMinho (nº 42). Frequentou Engenharia Têxtil no Largo do Paço e na Rua D. Pedro V, em Braga, e só lhe faltou a parte final do curso em Guimarães, que incluía oficinas de fiação. Voltou à UMinho em 1990 para cursar Biologia-Geologia e, daí, lecionar na área. “Mudou-se muito no ensino: no início, eu era entregue a mim próprio e só havia alguns livros, em inglês; depois alargou-se as fontes e os métodos, facilitando os alunos”, disse o bracarense de 73 anos. A curta distância, o spot das fotos juntava muitos alumni, a segurarem frases divertidas como “No meu tempo é que era!” ou “Sei o que fizeste no último Enterro da Gata”.

O evento já foi realizado no Largo do Paço, no Paço dos Duques de Bragança, no Mosteiro de Tibães, na Escola Secundária Sá de Miranda e nos campi de Azurém e Gualtar da UMinho.

Foto: UM.

Atualidade

Barcelos: “Prendas para Todos”, da Intensify World, com mais de mil crianças já apoiadas

Publicado

on

A Intensify World, associação de Barcelos, sedeada na freguesia de Macieira de Rates, celebrou mais uma edição da iniciativa solidária “Prendas para Todos”, que este ano ajudou 212 crianças em situação de vulnerabilidade, consolidando um impacto que já ultrapassa as 1.000 crianças abrangidas nos últimos quatro anos.

Como funciona a iniciativa?

A entidade identifica crianças em situações vulneráveis em colaboração com instituições e serviços sociais; divulga uma lista online com as informações necessárias para que cada criança possa ser apadrinhada; promove uma campanha para angariar padrinhos solidários dispostos a oferecer prendas personalizadas para as crianças; por fim, os padrinhos entregam as prendas à Intensify World.

De seguida, a Intensify World organiza e distribui os presentes diretamente para as crianças, garantindo que cada uma receba o presente e tenha um Natal feliz.

“Este feito foi possível graças à generosidade de inúmeros padrinhos e madrinhas que, com o seu apoio incondicional, garantiram que cada criança tivesse um Natal especial. A Intensify World agradece profundamente a cada um que contribuiu com carinho e solidariedade, tornando esta iniciativa um verdadeiro sucesso”, sublinha a associação em nota.

Um dos pontos altos desta edição foi a campanha de recolha de Pais Natais de chocolate, coordenada pela Liliana Pereira. Através do esforço coletivo da comunidade, foram angariados mais de 600 Pais Natais de chocolate, que foram distribuídos às crianças, adicionando um toque de doçura às celebrações natalinas. Esta iniciativa foi um sucesso graças à participação de centenas de pessoas a nível individual e de várias empresas do concelho de Barcelos (AC Formação Consulting, Restaurante Gosto Muito, Vianainox, Servifios Padel Center, Bar-Celos, Mini Mercado Zinha, Oculista Santos, Cobertura Excelente, Oficina Momeself, Diamante Solar e Sunwable, Barcelpet, Best Print Estamparia Têxtil, CreativeTextil Solutions e Outono Azul)

“Desde o seu início, a ‘Prendas para Todos’ tem sido um exemplo de como pequenas ações de solidariedade podem transformar vidas. Este ano, mais uma vez, a campanha mostrou que juntos somos mais fortes, criando momentos de alegria e esperança para quem mais precisa. A Intensify World deixa o seu sincero agradecimento a todos os envolvidos – padrinhos, madrinhas, voluntários, empresas e à comunidade em geral – por demonstrarem que o espírito natalício é feito de união e partilha. Aos parceiros e aos pontos de recolha e organização logística de prendas nesta fotografia representados pela Junta de Freguesia de Macieira de Rates, Ginásio Body & Mind e AC Formação Consulting– por demonstrarem que o espírito natalício é feito de união e partilha e por tornarem este sonho possível”, refere a associação.

“Neste Natal mostrou-se, mais uma vez, o poder da união e da solidariedade. Juntos, fizemos a diferença na vida de centenas de crianças, trazendo-lhes alegria e esperança. Quero agradecer profundamente a todos os padrinhos, madrinhas, voluntários e parceiros que tornaram este sonho possível. É graças a cada um de vocês que continuamos a acreditar num mundo mais justo e solidário”, sublinha Luís Dias, presidente da Intensify World.

Foto: IW.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.

Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.

O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.

Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar

Publicado

on

No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.

Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.

Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas