Connect with us

Atualidade

Loulé: Um olhar sobre a “arte de rua” de Mr. Brainwash na conceituada Galeria ArtCatto

Artista que desenhou capas de álbuns de Madonna e Michael Jackson expõe no Algarve

Publicado

on

Durante mais de uma década, Thierry Guetta, com o pseudónimo, Mr. Brainwash, tem vindo a desafiar os limites da arte contemporânea. Nascido em França e atualmente a viver em Los Angeles, o artista de rua foi apresentado à arte pelo seu primo, o artista Invader, desde então as suas obras coloridas e alegres, que fundem imagens da cultura popular, da história da arte, dos media e da publicidade, tornaram-se verdadeiros ícones. Por outro lado, a sua evolução artística foi registada no documentário de Banksy, (o veterano artista que mantém em segredo sua identidade, mas mesmo assim, as suas pinturas ganharam um reconhecimento mundial), nomeado para um Óscar em 2010, “Exit Through The Gift Shop”.

Navegando entre os mundos do cinema, da cultura das celebridades, da música e do desporto, Mr. Brainwash concebeu capas de álbuns para Madonna, Rick Ross e KYGO. O seu trabalho artístico foi apresentado em filmes e produções televisivas como Molly’s Game, Billions, Shameless e Kardashians.

O fantástico talento de Mr. Brainwash tem ainda resultado em parcerias criativas com marcas poderosas como a HUBLOT, a COCA-COLA e o criador da MARVEL COMICS, Stan Lee. De destacar, que o artista colaborou, também, com o mundialmente conhecido jogador de futebol Pelé, que se juntou a Mr. Brainswash a espalhar tinta em obras de arte selecionadas.

As suas peças são uma celebração vibrante da positividade e da força transformadora do amor em que slogans como Life Is Beautiful e Never Give Up tornaram-se marcas registadas da sua arte e que agora podem ser apreciadas a partir do próximo dia 29 de junho, quinta-feira na Galeria ArtCatto, em Loulé.

Para além, do notável Mr. Brainswash, a Galeria ArtCatto recebe ainda o escultor Rogério Timóteo, que tendo nascido e crescido numa região predominantemente ligada à extração e transformação de mármores (Vila Viçosa) é com naturalidade que escolhe o mármore como matéria-prima preferencial para as suas esculturas, não excluindo, no entanto, abordagens a novos materiais e técnicas, tais como bronze e mais recentemente resinas.

As obras do pintor Gustavo Fernandes que são uma introspeção pela sua própria vida também vão dar vida ao espaço. Explorando a pintura hiper e surrealista, numa aproximação absolutamente singular à exuberância das tonalidades cromáticas originais, Gustavo procura trabalhar sob uma perspetiva espiritual e emocional a relação das pessoas e da Natureza, levando o espetador à contemplação. Inspirado por Magritte, Aivazovskii, Eduardo Luís e Bateman, aborda a expressão plástica em diversos suportes e técnicas: da pintura a óleo sobre tela à escultura em bronze e fibra de vidro aos new med.

E, por último, mas não menos importante, quem visitar a Galeria a partir desta quinta-feira pode, ainda, encontrar as obras de Charly Palmer um artista plástico, ilustrador e designer gráfico americano que utiliza como meio principal o acrílico sobre tela, o seu trabalho centra-se na documentação de narrativas visuais da experiência afro-americana.

Foto: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas