Connect with us

Atualidade

ISAL organiza 6ª Erasmus+ Staff Training Week

Publicado

on

O ISAL reúne, durante a próxima semana, no Funchal, mais de duas dezenas de representantes de quinze universidades europeias para debater as boas práticas em comunicação e a cooperação internacional.

O Instituto Superior de Administração e Línguas – ISAL, no âmbito do programa Erasmus+, organiza ao longo dos próximos dias 5 a 9 de dezembro, a 6ª edição da Erasmus+ Staff Training Week, que contempla uma conferência, um curso, um workshop e uma masterclass.

A iniciativa irá contar com a participação de mais de duas dezenas de representantes (23) de quinze instituições de ensino superior, oriundos de uma dezena de países europeus, a saber, Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha, Itália, Lituânia, Polónia, Reino Unido, República Checa e Roménia.

Este evento é dirigido a colaboradores dos gabinetes de relações internacionais das diversas universidades europeias, tendo por principais objetivos, a troca de experiências e a promoção da reflexão sobre as boas práticas de comunicação organizacional e a cooperação internacional.

A programação inicia-se com a conferência de abertura, agendada para a próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro, pelas 10h00, no auditório do ISAL, contando com intervenções de vários decisores públicos com responsabilidade sobre as áreas em debate: João Rodrigues, Diretor Regional de Juventude; Dorita Mendonça, Diretora Regional de Turismo; Helena Leal, Vereadora da Câmara Municipal do Funchal; Margarida Neto, em representação da Direção Regional dos Assuntos Europeus; e Leonilde Olim, em representação da Direção Regional de Educação. A cerimónia será presidida pela Vice-Diretora Geral do ISAL, Sancha de Campanella.

O programa de atividades, que decorrerá ao longo da próxima semana, integra um curso de Língua Portuguesa, organizado pelo ISAL; um workshopSummer University – Como organizar uma Universidade de Verão” organizado pela University of Applied Sciences Fulda, Alemanha; e uma Masterclass organizada pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira – IVBAM, entre outras atividades de networking.

Nas atividades de networking serão abordadas vários temas, nomeadamente, o estabelecimento de novas parcerias e sinergias entre as instituições; as boas práticas de gestão e comunicação organizacional; o regresso à normalidade pós-COVID; a modernização e a digitalização no Ensino Superior – Erasmus Without Paper; as novas ferramentas de gestão do programa Erasmus+.

Sancha de Campanella, Vice-Diretora Geral do ISAL, destaca que, “o programa Erasmus+ tem um impacto crucial no sistema de ensino superior, pois procura elevar a qualidade e reforçar a dimensão europeia das instituições, fomentando a cooperação e a mobilidade de técnicos, docentes e discente”. “Este evento constitui uma importante oportunidade para a criação de sinergias e é exemplo da responsabilidade social das instituições de ensino superior, de atuarem na comunidade onde se inserem e cooperarem ao nível internacional para a realização de projetos comuns”, acrescenta.

De destacar, ainda, o período escolhido para o evento, que coincide com o início das festividades natalícias na Região, constituindo uma mais-valia para a partilha da cultura e para a promoção do destino.

Universidades participantes:

University of Warsaw, Jagiellonian University, University of Gdansk, Gheorghe Asachi Technical University of IASI, University of Valencia, University of Rostock, University of Applied Sciences Fulda, Vilnius University, SMK University of Applied Social Sciences, Thomas More Kempen, Bjelovar University of Applied Sciences, Bournemouth University, University of South Bohemia in České Budějovice, Charles University e Università degli studi della Basilicata.

Imagem: ISAL.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas