Connect with us

Atualidade

Lisboa: Agressão, Resistência, Injúrias, Ameaças e Coação a Agente de Autoridade

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no âmbito do policiamento preventivo e de segurança aos transportes públicos procedeu a três detenções:

No dia 26 de novembro, pelas 13h30, na freguesia de Santa Maria Maior, procedeu à detenção de um jovem com 21 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de Agressão a Agente de Autoridade.

Os Polícias, aquando do patrulhamento na Estação Ferroviária do Cais Sodré, avistaram o suspeito com várias escoriações na face, motivo que despoletou a respetiva abordagem proactiva.

Aquando da abordagem ao suspeito, este, visivelmente transtornado e agressivo, sempre com uma pose ameaçadora e hostil, foi, por diversas vezes, advertido para cessar tal comportamento, não acatando a ordem.

Foi solicitado o seu documento de identificação para averiguar se pendia algum ilícito criminal sobre o mesmo, tendo-se apurado que tinha um pedido de averiguações sobre existência de bens, do Tribunal Judicial de Pequena Criminalidade da Comarca de Lisboa.

Face ao exposto, o suspeito, ao ser instalado na viatura policial para transporte ao departamento policial, tentou, por várias vezes, morder o braço de um Polícia, chegando mesmo a agredir um dos Polícias já na Esquadra em Santa Apolónia, desferindo-lhe um soco na zona da boca, provocando escoriações no lábio, momento esse em que lhe foi dada voz de detenção.

No mesmo dia, pelas 18h50, na freguesia das Águas Livres, procedeu à detenção de um homem com 23 anos, por ser suspeito da prática do crime de Agressão e Resistência e Coação a Agente de Autoridade.

Os Polícias, aquando do patrulhamento na Estação Ferroviária da Reboleira, avistaram o suspeito a passar as “gates” colado a outro passageiro, sem se aperceber da presença daqueles, motivo o qual despoletou a respetiva abordagem proactiva.

Aquando da abordagem ao suspeito, este, visivelmente transtornado, agressivo e descompensado, sempre com uma pose ameaçadora e hostil, foi, por diversas vezes, advertido para cessar tal comportamento, chegando mesmo a agredir um dos Polícias, desferindo-lhe um soco na zona lombar, arranhando na face e no pescoço outro polícia, momento esse em que lhe foi dada voz de detenção.

No dia 28 de novembro, pelas 17h19, procedeu à detenção de um homem com 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Injúrias, Ameaças e Resistência sobre Agente de Autoridade.

Os Polícias, aquando do patrulhamento na Estação do Metropolitano das Olaias, avistaram o suspeito a passar as “gates”, proferindo a expressão “All Cops are Bastards”, tendo sido questionado se tal afirmação seria dirigida aos mesmos, tendo este acelerado o passo para tentar eximir-se da abordagem policial, motivo esse que levou à sua intercetação.

Na sequência da abordagem, foi solicitado o seu documento de identificação, para averiguar se pendia algum ilícito criminal sobre o mesmo, tendo o suspeito recusado, dirigindo-se aos Polícias num tom agressivo e gesticulando, enquanto os injuriava.

Perante tal atitude hostil foi, por diversas vezes, advertido, para cessar tal comportamento e que incorreria num crime de desobediência a uma ordem de um Agente de Autoridade. Em ato contínuo, tentou abandonar o local, continuando as injúrias e as ameaças, pelo que lhe foi dada voz de detenção.

Já no exterior da estação, o detido pontapeou a porta lateral traseira da viatura policial, tendo resistido a entrar na mesma, enquanto tentava infligir auto-ferimentos, com as algemas.

Durante o tempo que esteve no departamento policial, o detido não se inibiu de continuar com as injúrias e ameaças a todos os Polícias presentes.

Os detidos foram notificados para comparecerem na Instância Local Criminal de Lisboa – Secção de pequena Criminalidade.

Foto: DR.

Atualidade

Castro Marim: 9º Concurso “Odeleite, Aldeia Florida”

Publicado

on

Pitoresca e reconhecida pela sua singularidade, no interior do território castromarinense desenha-se a aldeia de Odeleite, considerada uma das aldeias típicas da região e que pretende agora ser também uma das mais floridas! O Concurso “Aldeia Florida” está de volta a Odeleite, nesta que será a sua 9ª edição, uma organização da Junta de Freguesia e da Associação Social da Freguesia de Odeleite.

Ladeada por dois espelhos de água, a Ribeira e a Barragem, com casas brancas e de típicas chaminés algarvias, Odeleite é uma aldeia pautada por detalhes e pormenores, naturais e ou promovidos pelo brio dos seus habitantes, o que a torna aprazível para viver e atrativa à visita. As flores, dispostas nos pátios, nas janelas e nos recantos das casas, já são um uso na aldeia e lança-se agora novo repto e incentivo a quem tiver casa ou estabelecimento na aldeia.

As inscrições decorrem de 1 a 15 de fevereiro, nas instalações da Junta de Freguesia de Odeleite, e serão entregues flores aos participantes, para que possam decorar e dar novas cores aos seus espaços. Os resultados serão conhecidos no dia 1 de maio, nas populares celebrações do Dia do Trabalhador. 

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município recebe galardão de Autarquia Familiarmente Responsável

Publicado

on

O Município de Anadia recebeu, esta quinta-feira, 26 de janeiro, a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que reconhece as diversas políticas sociais e respostas de proximidade que têm vindo a ser implementadas pela Câmara Municipal, no sentido de apoiar e valorizar as famílias. A cerimónia decorreu no Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra, tendo o Município sido representado pela Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira.

Para Jennifer Pereira, esta distinção “é o reconhecimento do investimento” do Município na implementação de politicas de apoio às famílias, de boas práticas adotadas que promovam e facilitem a vida familiar, através da implementação de programas que assentam no bem-estar das famílias, nos mais diversos eixos de implementação, como educação, ação social, habitação, cultura e lazer.

Recorde-se que o Município de Anadia, ao longo dos últimos anos, tem vindo a implementar um conjunto de diferentes medidas sociais, de onde se destacam o Fundo Social, a Comparticipação de Despesas com Medicamentos, a Melhoria Habitacional, o apoio ao Arrendamento Urbano para Fim Habitacional, a atribuição de bolsas de Estudantes do Ensino Superior, o benefício de apoio à Natalidade e o tarifário familiar para águas e saneamento, entre outros, com o propósito de apoiar as famílias do concelho.

Entretanto, o executivo municipal, na sua última reunião, aprovou a adesão do Município à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias. Esta integração irá permitir a partilha de boas práticas e de informação com outros municípios, bem como a participação em eventos organizados pela Rede Europeia que poderão traduzir-se numa mais-valia para o concelho, passando, assim, o Município de Anadia a constar da base de dados da Rede Europeia, condição que lhe permite ter acesso a uma base de dados exclusiva de boas práticas em matéria de política de família a nível europeu, publicar informação sobre a autarquia, participar em reuniões, seminários, workshops e convenções europeias, podendo, ainda, aderir ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Troféu Internacional de Pista Sunlive

Publicado

on

O Velódromo Nacional de Anadia, em Sangalhos, recebe, este sábado, dia 28 de janeiro, mais uma grande prova internacional de ciclismo de Pista, o Troféu Internacional Sunlive, com entradas livres.

A competição conta com cerca de 100 atletas inscritos, em representação de 20 países, nomeadamente África do Sul, Alemanha, Argélia, Arménia, Áustria, Egito, Eslováquia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, México, Portugal, Roménia, Uzbequistão e Venezuela.

A prova disputa-se entre as 9h30 e as 13h30 e entre as 15h00 e as 19h00, nas categorias de juniores e elite, masculinos e femininos, em Velocidade, Keirin, Omnium, Madison, Scratch e Eliminação.

Recorde-se, ainda, que o Município de Anadia vai acolher o Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, que decorrerá entre os dias 11 e 16 de julho, no Velódromo Nacional.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas