Connect with us

Atualidade

Iniciativa literária inédita em Portugal ‘dst – vivos nas livrarias’ chega a Setúbal com Mia Couto e Raquel Gaspar Silva

Já este sábado, os autores vão ler, de viva-voz, os seus próprios contos na Livraria Culsete, às 17h00

Publicado

on

Mia Couto e Raquel Gaspar Silva são os convidados da sexta sessão da iniciativa ‘dst – vivos nas livrarias’, que decorrerá no próximo sábado, dia 16 de março, pelas 17h00, na Livraria Culsete, em Setúbal.

A “dst – vivos nas livrarias” é uma iniciativa literária, inédita em Portugal, levada a cabo pelo dstgroup, cujo objetivo principal é, mensalmente, levar autores portugueses a lerem contos das suas obras nas livrarias que resistem nas cidades de todo o país. O projeto dinamizado pela Associação Palavrão, conta com a curadoria de Jacinto Lucas Pires.

Com início em outubro de 2023, no âmbito do Festival Literário Utopia que decorreu em Braga, foram promovidas duas sessões na Livraria 100ª Página, uma com Ana Cláudia Santos e outra com Rui Manuel Amaral. Entretanto, já se escutaram os contos de Luísa Costa Gomes e Cláudia Andrade na Snob, em Lisboa; também de Hélia Correia e José Riço Direitinho na Livraria Arquivo, em Leiria; e, ainda, de Paola D’Agostino e Alexandre Andrade na Livraria Velhotes, em Vila Nova de Gaia.

Nesta sexta sessão, Mia Couto e Raquel Gaspar Silva vão ler, de viva-voz, partes dos seus contos, dinamizando uma conversa com o público no final.

Mia Couto nasceu em 1955, na cidade da Beira. Ingressou em Medicina, mas rapidamente percebeu que o seu percurso passaria por uma carreira jornalística, que se prolongou até 1985. Publicou mais de 30 livros, que estão traduzidos e editados em trinta diferentes países. A sua obra cobre diversos géneros: romance, poesia, contos e livro infantil. Recebeu dezenas de prémios nacionais e internacionais na sua carreira, incluindo – por duas vezes – o Prémio Nacional de Literatura, o prémio Camões, o prémio Neustad, o Prémio de Literatura Jan Michalski e o Prémio Albert Bernard.

Escritora e copywriter, Raquel Gaspar Silva nasceu em 1981, em Évora. Publicou, em 2017, 𝘍á𝘣𝘳𝘪𝘤𝘢 𝘥𝘦 𝘔𝘦𝘭𝘢𝘯𝘤𝘰𝘭𝘪𝘢𝘴𝘚𝘶𝘱𝘰𝘳𝘵á𝘷𝘦𝘪𝘴 e, em 2022, 𝘢 𝘱𝘦𝘥𝘳𝘢 é 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘣𝘦𝘭𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘰 𝘱á𝘴𝘴𝘢𝘳𝘰. O conto mulher-pinheiro, que será lido na sessão, integra este seu último livro de contos.

Imagem: DST.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas