Connect with us

Atualidade

Exposições no âmbito do 155.º Aniversário Comando Metropolitano de Lisboa da PSP

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, no próximo dia 16 de novembro, comemora 155 anos de existência e para assinalar esta data tem programadas várias iniciativas durante o mês de novembro.

Assim, entre os dias 14 e 30 de novembro serão exibidas, nos Paços do Concelho, na Câmara Municipal da Amadora, as Exposições “Rostos com Voz” e “Em tempo de máscaras quem fala são os olhos”, iniciativas da 4ª Divisão Policial e da Divisão Policial de Oeiras, respetivamente. Ambas percorreram os vários Comandos do país terminando agora a exibição das mesmas, no âmbito das celebrações do 155º Aniversário do COMETLIS.

Exposição “Rostos com Voz”

A 4ª Divisão Policial em 2021, inaugurou uma exposição de fotografias denominada “Rostos com Voz”, no âmbito das celebrações do Dia Internacional para a Eliminação de Violência Contra as Mulheres.

A referida exposição levada a cabo pelas Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima e Programa Escola Segura, com a colaboração das Juntas de Freguesia da área (Junta De Freguesia da Ajuda, Junta de Freguesia de Belém, Junta de Freguesia de Alcântara, Junta de Freguesia de Campo de Ourique, Freguesia de Estrela) e do Amoreiras Shopping Center, onde se encontra sediada na Praça Central.

O projeto desta exposição pretendeu sensibilizar a comunidade para a problemática da violência exercida contra as mulheres e a necessidade de políticas globais que denunciem e erradiquem este flagelo. A violência de género tornou-se num problema global, que afeta essencialmente mulheres. Um problema social, presente no nosso país e que se manifesta nas mais diversas formas tanto física, sexual, psicológica, económica ou social e que não se limita à violência doméstica, englobando também todas as formas de assédio sexual, a perseguição, a mutilação genital feminina ou o próprio casamento forçado.

A Polícia de Segurança Pública presta especial reconhecimento e agradecimento a todas as mulheres que aceitaram a dar “voz” a esta causa, o que seguramente contribuirá para dar voz a muitas mais mulheres que são vítimas de violência.

Exposição “Em tempo de máscaras quem fala são os olhos”

A Divisão Policial de Oeiras apresentou uma exposição fotográfica onde a linguagem da expressão plástica se alia ao olhar de uma fotografia no Parque dos Poetas em Oeiras.

No âmbito do Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança, os Polícias desenvolveram ao longo dos últimos meses o referido projeto cujo método que alicerçou este trabalho foi o conjunto de contactos com idosos e outros grupos vulneráveis da comunidade, aqueles que mais sofreram com as consequências da pandemia.

Em cada máscara estão espelhados os sentimentos que cada um deles viveu em tempo de pandemia, os seus medos, as suas interrogações e, sobretudo, as suas esperanças. Como se a arte que as fez lhes retirasse o sentido de mordaça e de distanciamento para as transformar em liberdade e comunicação.

O projeto contou com a pareceria da Juntos Por Mais (um projeto que acolhe 45 Instituições do concelho de Oeiras que trabalham na área dos idosos), da ProAtlântico – Associação Juvenil, do Instituto Português do Desporto, dos Bombeiros Voluntários do Dafundo, da Pastelaria Púcaro Doce, do Município de Oeiras e da União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias, sendo os convidados as IPSS do Concelho de Oeiras, Lares e Associações de Deficiências.

A apresentação pública das exposições na cidade da Amadora, ocorrerá no dia 14 de novembro pelas 15h00.

Imagem: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Câmara Municipal homenageia atletas, coletividades e agentes desportivos

Gala do Desporto de Barcelos

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos distinguiu e homenageou mais de 60 atletas, associações e personalidades na 3ª edição da Gala do Desporto que se realizou, ontem à noite, no Pavilhão Municipal de Barcelos.

Falando para uma plateia repleta de atletas, treinadores, dirigentes, familiares e amigos dos homenageados, o Presidente do Município, Mário Constantino Lopes, deixou palavras de “gratidão e agradecimento a todos os atletas, independentemente de terem sido galardoados ou distinguidos”, porque todos demonstram no seu dia a dia desportivo “desenvolvimento dos valores incutidos pela prática desportiva e são exemplos que queremos prosseguir e amplificar”.

O autarca agradeceu a todos os dirigentes e colaboradores das coletividades, que, muitas vezes, com sacrifício pessoal e sem receberem nada em troca, ajudam a formar atletas, como os que este ano foram distinguidos. É uma noite de reconhecimento e distinção. Todos poderiam e deviam ser chamados ao palco, não só os atletas, mas os clubes, os treinadores, os dirigentes, os colegas de equipa, porque nenhum resultado acontece sem empenho pessoal, sem sacrifício, sem disciplina, sem dedicação, mas também sem uma estrutura que possa ajudar a catapultar para os resultados que estes atletas conseguiram, e que nos orgulham a todos. Mas também o reconhecimento destes atletas, que para onde vão, muitos para além-fronteiras, prestigiam o nome de Barcelos e levam bem longe a nossa capacidade de trabalho, de resistência, de resiliência e de talento”.

Além da atribuição dos prémios, a Gala teve momentos de performance a cargo do grupo “Sementes Acrobatas”, e momentos musicais com a violinista, Gabriela Peixoto, e o saxofonista, Pedro Pereira.

Gala distinguiu 60 atletas, dirigentes e coletividades
No decorrer da Gala do Desporto, relativa à época 2022/2023 e ano 2023, foram atribuídos galardões a seis atletas do Desporto Adaptado, 41 galardões a atletas do Desporto Federado Nacional e oito galardões a atletas do Desporto Federado Internacional.

Além destas distinções, foram ainda entregues os seguintes prémios: Prémio do Público para o Evento do Ano, e os Prémios do Júri para Atleta Revelação do Ano, Atleta do Ano, Treinador do Ano, Árbitro do Ano e Dirigente do Ano.

A título póstumo, o galardão Reconhecimento/Homenagem foi atribuído a Francisco Alves Cardoso, Presidente do Centro Ciclista de Barcelos, que esteve mais de três décadas em funções no Centro Ciclista de Barcelos.

Lista completa dos premiados:
Desporto Adaptado
Hélder Moreira (Basquetebol em Cadeira de Rodas)
Manuel António Vieira (Basquetebol em Cadeira de Rodas)
Márcio Dias (Basquetebol em Cadeira de Rodas)
Maria Isabel Ferreira (Basquetebol em Cadeira de Rodas)
José Abílio Gonçalves (Boccia)
Luís Caravana (Boccia)

Federado Nacional
Daniel Roque da Silva (Alex Ryu Jitsu)
Basquete Clube de Barcelos (Basquetebol Feminino)
José Dias (BTT)

Afonso Figueiredo (Canoagem)
Francisco Silva Cardoso (Ciclismo)
Gonçalo Figueiredo Rodrigues (Ciclismo)
José Miguel Barbosa Salgueiro (Ciclismo de Estrada)
Joaquim Rocha (Drag racing 4X2 gasolina atmosféricos)
Pedro Miguel Pereira (Futebol)
Óquei Clube de Barcelos (Hóquei em Patins)
Matteo Valente (Jet Ski)
Sérgio Ribeiro dos Louros (Jiu Jitsu Brasileiro)
Ari de Sousa Lopes (Ju Jitsu Luta)
Lucas Ricardo Lima Barbosa (Kung-Do)
Nelson Pereira Sobral (Kung-Do)
Gonçalo Araújo Rodrigues (Lutas Amadoras)
José Pedro Rodrigues Silva (Lutas Amadoras)
Maria Mendes Marques (Lutas Amadoras)
Miguel Mendes Marques (Lutas Amadoras)
Miguel Santos (Lutas Amadoras)
Tiago Filipe Silva (Lutas Amadoras)
José Miguel Martins (Motonáutica)
Diana Gomes de Freitas (Natação)
Rafael Gomes Simões (Natação Pura)
Joaquim Sousa (Orientação)
Mariana Coelho São Bento (Orientação)
Os Galos (Paraquedismo)
António Nogueira (Paraquedismo)
Américo Gomes (Patinagem Artística)
Catarina Ribeiro Coelho (Patinagem Artística)
Catarina Santiago Carvalho Dias (Patinagem Artística)
Débora Catarina Braga Ferreira (Patinagem Artística)
Diogo Magalhães Alves dos Santos Moreno (Patinagem Artística)
Gonçalo Joaquim Vale Remelhe (Patinagem Artística)
Lara Alexandra Sousa Silva (Patinagem Artística)
Matilde Oliveira Carvalho (Patinagem Artística)
Tomás Gabriel Braga Ferreira (Patinagem Artística)
Gabriel Baptista (Pista)
Miguel Soares Carvalho (Ralis | Automobilismo)
António Manuel Cardoso Carvalho Reis (Ralis | Automobilismo)
Susana Esteves Costa (Ténis de Mesa)

Federado Internacional
Roberto Manuel dos Santos Fernandes (Alex Ryu Jitsu)
Maria da Graça Caleiro da Costa (Atletismo)
Joel Rodrigues Miranda (Canoagem)
Manuel Leite (Jet Ski)
Santiago Martins Gonçalves (Karaté)
Gonçalo Gomes Ferreira (KickBoxing)
Ana Rita Rego (Qigong)
João Barreto Faria (Tiro)

Prémio Evento do Ano
Meia Maratona do Cávado, organização conjunta do Município de Barcelos, Município de Esposende e Amigos da Montanha.

Prémio do Júri
Atleta Revelação do Ano: Diana Freitas (Natação)
Atleta do Ano: Hélder Gonçalves (Ciclismo)
Treinador do Ano: Daniel Sousa (Futebol)
Árbitro do Ano: Pedro Figueiredo (Hóquei em Patins)
Dirigente do Ano: Fernando Sineiro (Futebol)

Reconhecimento
Homenagem póstuma a Francisco Alves Cardoso, Presidente do Centro Ciclista de Barcelos, que esteve mais de três décadas em funções no Centro Ciclista de Barcelos.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas