Connect with us

Atualidade

Europeu de Voleibol 2026: Portuguesas defrontam Espanha e Geórgia

Publicado

on

A Seleção Nacional de Seniores Femininos, orientada por Hugo Silva, vai defrontar as suas congéneres de Espanha e Geórgia na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2026.

Inserida na Pool E na Qualificação, a Seleção Nacional começa por visitar a Geórgia (17 ou 18 de agosto de 2024), recebendo, depois, a Espanha (24 ou 25 de agosto de 2024). Depois, visita a Espanha (6 de agosto de 2025) e recebe a Geórgia (a 9 ou 10 de agosto de 2025).

Os vencedores das pools e os cinco melhores classificados qualificam-se para a fase final, que será disputada em quatro países, sendo que estão já confirmados três: Turquia, Chéquia e Suécia.

O Selecionador Nacional salienta a força do adversário a (a)bater: “O facto de não sermos cabeça-de-série faz com que apanhemos uma equipa melhor classificada no Ranking da CEV [Espanha é 16ª e Portugal 22º], neste caso, a forte seleção espanhola. Se queremos estar na fase final do Europeu, temos de fazer tudo para ganhar um jogo a Espanha e resolver os jogos com a Geórgia da melhor maneira. Lutar e acreditar será o segredo para um apuramento histórico e não duvido da enorme vontade das minhas atletas“.

Na Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa 2023, a Hungria venceu a Seleção Nacional de Seniores Femininos no jogo da 6ª e última jornada da Pool C disputado no dia 10 de setembro na cidade húngara de Békéscsaba.

A Ucrânia, que venceu em Chipre, e a Hungria tinham já assegurado a sua presença na fase final do Europeu 2023, que foi organizado por quatro países: Alemanha, Bélgica, Estónia e Itália.

Igualmente em 2023, a Seleção Nacional venceu (3-1: 23-25, 25-21, 25-20 e 25-23) Montenegro, no dia 25 de junho, e subiu ao terceiro degrau do pódio da European Silver League, cuja Final 4 decorreu na cidade austríaca de Graz.

A central Kátia Oliveira assumiu-se como a artilheira de serviço ao apontar os 17 pontos que a consagraram como a melhor pontuadora do jogo, à frente das montenegrinas Dijana Vukovic (16), Danijela Dzakovic (15) e da portuguesa Maria Reis Lopes (15), que foi ainda a melhor no serviço, com três ases. A libero Joana Resende foi a melhor na receção, com 42 por cento de eficácia.

A final da European Silver League foi disputada pela Áustria e pela Estónia. As estónias venceram por 3-2 (31-33, 25-11, 13-25, 25-12 e 15-12) e qualificaram-se para a European Golden League 2024.

A competição assume dupla importância dado que, na altura da sua realização, as seleções estarão a preparar-se para as eliminatórias do Europeu 2026, cujo arranque será dado no final do verão de 2024.

Este ano, a cidade de Santo Tirso vai receber, nos dias 24, 25 e 26 de maio, o Torneio 6 da European Silver League 2024.

Será o regresso da competição ao Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, depois de, no ano passado, ter sido palco dos jogos com a Geórgia e o Montenegro.

A Seleção Nacional de Seniores Femininos, orientada por Hugo Silva, estreia-se na European Silver League (ESL) no Torneio 2, sediado no Hakametsa Arena, na cidade finlandesa de Tampere, frente ao Luxemburgo (17 de maio) e à Finlândia (18 de maio), enquanto as luxemburguesas e as finlandesas medem forças no dia 16 de maio.

Torneio 2 (Tampere)

16.05.2024

18h30 locais – Luxemburgo vs. Finlândia

17.05.2024

16h30 locais – PORTUGAL vs. Luxemburgo

18.05.2024

15h00 locais – Finlândia vs. PORTUGAL

No Torneio 6, agendado para 24 a 26 de maio, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, Portugal acolhe a Islândia na sexta-feira e Montenegro no domingo, enquanto as islandesas e as montenegrinas se defrontam no sábado.

Torneio 6 (Santo Tirso)

24.05.2024

21h00 – Islândia vs. PORTUGAL

25.05.2024

17h00 – Montenegro vs. Islândia

26.05.2024

16h00 – PORTUGAL vs. Montenegro

O Torneio 9 da fase preliminar será disputado de 31 de maio a 2 de junho na Bósnia-Herzegovina, e as portuguesas defrontam as montenegrinas no sábado e as bósnias no domingo, enquanto Montenegro e Bósnia-Herzegovina se enfrentam no primeiro dia de competição.

Torneio 9 (a definir)

31.05.2024

A definir – Montenegro vs. Bósnia-Herzegovina

01.06.2024

A definir – PORTUGAL vs. Montenegro

02.06.2024

A definir – Bósnia-Herzegovina vs. PORTUGAL

A Final será disputada em dois jogos (casa e fora) nos dias 13 e 16 de junho e o vencedor irá competir em 2025 na European Golden League.

Foto: FPV.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas