Atualidade
Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho junta antigos alunos
Os antigos estudantes da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho (UMinho) e da sua unidade de formação executiva UMinhoExec juntam-se esta terça-feira, dia 6, em Braga. A iniciativa designa-se “1º Encontro Alumni EEG & 2º Encontro Alumni UMinhoExec” e está marcada para as 18h00, no campus de Gualtar, em Braga.
A sessão de abertura conta com a presidente da EEG, Cláudia Simões. Segue-se uma mesa redonda com a participação do administrador da SANITOP, Johan Stevens, e do administrador financeiro do Grupo J.PIMENTA, Tiago Marques Pereira, sob a moderação da professora Maria do Céu Pinto Arena. Prevê-se depois um momento alusivo ao 9º aniversário da UMinhoExec, assinalado pela sua diretora executiva, Beatriz Casais. A sessão de encerramento cabe ao pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais da UMinho, Guilherme Pereira. O programa inclui, ainda, momentos de convívio e networking.
A EEG é uma das maiores Escolas da UMinho, oferecendo oito licenciaturas, 15 mestrados e cinco doutoramentos. Possui três departamentos (Ciência Política, Economia, Gestão) e dois centros de investigação (CICP, NIPE). Está presente nos principais rankings mundiais de universidades, como no Times Higher Education, Xangai e QS. A UMinhoExec oferece um conjunto de cursos executivos intensivos, vários deles reconhecidos pelo ranking internacional Eduniversal, bem como programas à medida para empresas ou instituições, olhando o futuro nas áreas de digitalização, gestão e negócios internacionais, entre outras.
Foto: UM.
Atualidade
Barcelos é o concelho do Minho onde se construíram mais novas casas em 2023
População também aumentou
Barcelos foi o concelho dos distritos do Minho e Alto Minho que registou a maior subida de construção de novas casas no ano passado. Segundo os números do INE – Instituto Nacional de Estatística -, no concelho barcelense foram construídas, em 2023, mais 233 casas do que no ano de 2022, o que significa um crescimento a rondar os 70%, a maior subida absoluta entre os 24 concelhos da região minhota.
Ao todo, no biénio 2022/2023, foram construídos, no território barcelense, 911 novos fogos habitacionais: 572 em 2023 e 339 em 2022.
Estes dados são tão mais significativos quando comparados com os verificados na década 2011 – 2021, no decorrer da qual em nenhum ano se chegou às 300 casas construídas.
Esta tendência de subida da construção de novos edifícios habitacionais também está a ser acompanhada pelo aumento da população residente no concelho. Segundo os mais recentes dados estatísticos do INE, o concelho de Barcelos registou um aumento de população residente, passando de 116 752 mil habitantes em 2021, para 117 005 em 2023.
Imagem: CMB.
Atualidade
Município de Barcelos promove aulas de exercício físico para pessoas com mais de 65 anos
“Barcelos Sénior Fit” arranca em outubro
O programa “Barcelos Sénior Fit”, destinado a pessoas com mais de 65 anos de idade, reinicia as suas atividades no próximo dia 1 de outubro. A iniciativa visa contribuir para que a população sénior possa continuar fisicamente ativa, frequentando aulas gratuitas, orientadas por técnicos especializados em desporto.
O programa destina-se à população idosa em geral e aos utentes das IPSS’s do concelho de Barcelos. As aulas do “Barcelos Sénior Fit” vão realizar-se no Pavilhão Municipal de Campo e serão orientadas por técnicos credenciados do município barcelense.
O “Barcelos Sénior Fit” é um programa que visa desenvolver atividades como ginástica de manutenção, treino de força, postura e alongamento, treino funcional, bem como caminhadas indoor e outdoor.
As aulas são gratuitas e realizar-se-ão no Pavilhão de Campo duas vezes por semana, com a duração de 50 minutos cada: às terças e quintas, das 10h30 às 11h30.
A participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória e prévia por parte das instituições (Juntas de Freguesia e IPSS’s), através do e-mail desporto@cm-barcelos.pt.
Imagem: CMB.
Atualidade
Banda Musical Castromarinense surpreende banhistas das praias de Castro Marim com flash mobs
A Banda Musical Castromarinense surpreendeu os banhistas das praias do concelho de Castro Marim durante os meses de julho, agosto e setembro, com a realização de flash mobs ao final da tarde.
Esta ação, que já decorre há vários anos, aconteceu espontaneamente na Praia Verde, na Praia de Alagoa/Altura e na Praia do Cabeço, com os elementos da banda a surgir no areal, vindos de partes distintas, e a juntarem-se perto da linha de água para tocarem o seu reportório.
A Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense celebrou este ano o seu 100º aniversário com várias iniciativas, entre elas uma exposição que se encontra patente na Casa do Sal.
Foto: CMCM.
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada