Connect with us

Atualidade

Distrito de Lisboa: Quatro detidos por roubos agravados (3) e por burlas (1)

Operação de prevenção criminal leva à identificação de 75 pessoas

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, no dia 25 de novembro, procedeu à detenção de três homens com idades compreendidas entre os 17 e os 29 anos de idade, por serem suspeitos da prática de vários crimes de roubo agravados.

Em cumprimento de Mandado de Detenção Fora de Flagrante delito, emitido por Autoridade de Polícia Criminal, foi possível deter os três homens indiciados que, atuando em grupo, com recurso a facas e reproduções de armas de fogo, procediam ao roubo de vítimas que se encontravam dentro das suas viaturas, estacionadas nos parques de estacionamento junto às praias de Oeiras e Cascais, sendo, na sua grande maioria, jovens casais. Subtraíram telemóveis, dinheiro, relógios e cartões multibanco com os respetivos códigos fornecidos pelas vitimas, que posteriormente utilizavam para realizar levantamentos de dinheiro.

Este grupo criminoso praticou este tipo de roubos durante uns meses até ter sido recolhida a prova que levou à sua identificação e detenção. Com estes roubos, foram subtraídos às vitimas objetos no valor de muitos milhares de euros. Tendo sido possível imputar aos detidos a autoria de nove roubos agravados, com recurso a facas e aparente arma de fogo, sendo suspeitos de, para além destes, terem praticado mais uma dezena de outros roubos semelhantes no mesmo local, que de momento ainda está a ser recolhida a prova.

Os detidos foram presentes a 1º Interrogatório Judicial, junto da Comarca de Lisboa Oeste, sendo-lhes decretada pelo Juiz de Instrução Criminal a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Detido por burlas

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 25 de novembro, procedeu à detenção de um homem de 30 anos, por ser suspeito da prática do crime de burla informática.

No âmbito de um processo de inquérito, foi possível identificar o suspeito que já havia sido condenado em 2015, após burlar mais de 40 vítimas, a quatro anos de pena suspensa pelo mesmo tipo de crime. Este homem enfocava a sua atividade em plataformas de venda online e, apesar da condenação, nunca encerrou a sua atividade criminosa e foi seguido de perto pelos Polícias, que conseguiram demonstrar a prática de largas dezenas de burlas a outras tantas vítimas.

O seu modo de atuação traduzia-se na publicação de um anúncio de venda de produtos diversos numa conhecida plataforma de venda online, produtos esses que o suspeito não possuía e, consequentemente, nunca chegavam às mãos dos seus compradores.

O detido foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência, tendo sido presente no Tribunal Judicial competente em sede de primeiro interrogatório onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Operação de prevenção criminal leva à identificação de 75 pessoas

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 27 de novembro, entre as 21h00 e as 02h00, já do dia 28 de novembro, procedeu à identificação de 75 pessoas, no âmbito de uma Operação Especial de Prevenção Criminal.

A referida operação ocorreu junto a uma zona de diversão noturna na zona do Estoril, onde as 75 pessoas foram identificadas, tendo uma delas sido detida pela posse de produto estupefaciente. Foi realizada, ao abrigo da Lei das Armas, e visou reforçar o sentimento de segurança dos cidadãos que frequentam as zonas de diversão noturna desta Divisão Policial através de uma operação de visibilidade cujo objetivo seria detetar, identificar e/ou deter suspeitos de posse de armas ilegais, bem como de produto estupefaciente, prevenindo a atividade delituosa e a criminalidade emergente.

Simultaneamente, em toda a área de jurisdição da PSP de Cascais, foram realizadas diversas operações de fiscalização de trânsito, das quais resultaram quatro detenções – duas por falta de habilitação legal para o exercício da condução e duas por condução de veículo automóvel em estado de embriaguez –  para além de terem sido levantados diversos autos de notícia por contraordenação pela prática de várias infrações.

Os detidos foram restituídos à liberdade, tendo, previamente, sido notificados para se apresentarem no Tribunal de Lisboa Oeste – Cascais, em sede de processo sumário.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas