Connect with us

Atualidade

Conselho Ambiental de Sintra apresenta projetos para o concelho

Publicado

on

O Conselho Estratégico Ambiental de Sintra apresentou diversos projetos ambientais, não só no território de Sintra, mas também, ao nível nacional, na passada sexta-feira, em Sintra.

Durante esta reunião, foram apresentadas as conclusões da COP26 e a preparação da COP27, o tratamento de resíduos no presente e no futuro – Uma Política Nacional, o Plano de Ordenamento e Modelo de Cogestão do Parque Natural Sintra-Cascais, e a instalação do laboratório vivo de descarbonização no Bairro da Tabaqueira.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu que Sintra tem particular atenção a estas matérias de cariz ambiental, não só “locais, mas também nacionais e internacionais. Nestes temas, Sintra é paradigmático, porque temos todas as condições para sermos um concelho típico nestas matérias importantes em termos ambientais”.

“Temos um território muito vasto, diversificado, uma Paisagem Cultural Património da Humanidade e temos uma prioridade muito grande dada ao ambiente. Os últimos resultados internacionais que nos colocam foram muito animadores, posicionando-nos numa classificação A-, quando em termos de países europeus a classificação média é C e a nível mundial é D”, referiu o autarca.

As conclusões da COP26 e a preparação da COP27 foram apresentadas por Francisco Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, que não deixou de referir “o Conselho Estratégico Ambiental de Sintra como uma referência” e que “deviriam haver mais no país”.

A COP26 realizou-se em Gasglow, na Escócia, nos dias 31 de outubro e 13 de novembro, com o objetivo de discutir sobre as alterações climáticas e a criação de compromissos para conseguir reduzir as emissões de carbono.

Durante esta reunião, os órgãos participantes analisaram os progressos realizados no que diz respeito aos compromissos assumidos no âmbito do objetivo do Acordo de Paris, que consiste em manter o aquecimento global bem abaixo de 2 °C em relação aos níveis pré-industriais e envidar esforços para o limitar a 1,5 °C.

Posteriormente, foi apresentado o “Tratamento de resíduos no Presente e no Futuro – Uma Política Nacional”, pelo representante do SMAS de Sintra, Carlos Vieira. Sobre este tema, Basílio Horta, referiu que se torna “cada vez mais importante conhecermos qual é a estratégia nacional. Muito dos nossos resíduos estão a ir para aterro, com problemas graves que se refletem na nossa taxa de gestão de resíduos e tem problemas seríssimos nas nossas finanças. É necessário que o governo nos diga qual é a sua estratégia”.

Por fim, foi apresentado o projeto SMILE – Sintra Motion & Innovation for Low Emissons, que consiste na instalação do laboratório vivo de descarbonização no Bairro da Tabaqueira. Este projeto é promovido pela Fundação Aga Khan, que envolve vários parceiros entre eles, a Câmara Municipal de Sintra, e insere-se no Programa de Ambiente de Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono dos EEA Grants.

Este programa tem como metas a promoção de uma economia de baixo carbono, com especial destaque à economia circular, à adaptação às alterações climáticas e à conservação e biodiversidade; e o aumento da resiliência e capacidade de resposta das comunidades às alterações climáticas.

Para o presidente da autarquia de Sintra, todas estes temas debatidos vão ao encontro da “grande preocupação que o Município tem com o ambiente. Neste mandato, ao lado da saúde e da educação, a matéria ambiental será uma das nossas primeiras prioridades da ação governativa da câmara”.

O objetivo deste Conselho Estratégico é garantir a cooperação de várias entidades que têm competência sobre matérias ambientais, desde recolha e tratamento do lixo, orla costeira, ordenamento do território e requalificação urbana.

Foto: CMS.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas