Connect with us

Atualidade

Distrito de Castelo Branco: PSP faz sete detenções entre 23 e 30 de janeiro

Publicado

on

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Castelo Branco, no período compreendido entre as 09h00 do dia 23 de janeiro e as 09h00 do dia 30 de janeiro, desenvolveu, nas cidades de Castelo Branco e da Covilhã, atividade operacional que resultou em 07 detenções.

Detido por ameaças a agentes da PSP

Em Castelo Branco, foi detido um homem, de 44 anos de idade, residente nessa cidade, por Ameaças a Agentes da PSP. Foi constituído arguido e notificado para comparecer em Tribunal para julgamento em Processo Sumário, tendo ficado sujeito a Termo de Identidade e Residência.

Detidos por Condução sob Influência de Álcool

Em Castelo Branco, deteve uma mulher, de 51 anos de idade, residente nessa cidade. Submetida ao teste de alcoolemia, acusou a TAS (taxa de álcool no sangue) de 1,70 Gr./L.

Na Covilhã, deteve três homens, de 54, 33 e 79 anos de idade, residentes naquela cidade. Submetidos ao teste de alcoolemia, acusaram respetivamente a TAS de 1,70 Gr./L., 1,87 Gr./L. e 1,35 Gr./L.

Foram constituídos arguidos e notificados para comparecer em Tribunal para julgamento em Processo Sumário, tendo ficado sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

Detido por Desobediência

Em Castelo Branco, foi detido um homem, de 26 anos de idade, residente nessa cidade, pelo crime de Desobediência (condução de veículo com a carta de condução apreendida). Foi constituído arguido e notificado para comparecer em Tribunal para julgamento em Processo Sumário, tendo ficado sujeito a Termo de Identidade e Residência.

Detido por Condução sem Habilitação Legal

Em Castelo Branco, a PSP deteve um homem de 39 anos de idade, residente em Espinho, por condução na via pública de veículo automóvel, sem habilitação legal para o efeito.

Foi constituído arguido e notificado para comparecer em Tribunal para julgamento em Processo Sumário, tendo ficado sujeito a Termo de Identidade e Residência.

Operações de Fiscalização de Trânsito

A PSP realizou 10 ações de fiscalização de trânsito e prevenção rodoviária e procedeu à fiscalização de 105 condutores. Foram ainda controlados 439 condutores em operações de fiscalização de excesso de velocidade. No âmbito destas ações, foram autuados 09 cidadãos pelos motivos a seguir discriminados:

. 01 Auto de Contraordenação muito grave por condução na via pública de veículo sob influência de álcool no sangue;

. 02 Autos de Contraordenação graves por condução na via pública de veículo em excesso de velocidade;

. 04 Autos de Contraordenação graves por uso indevido do telemóvel durante a condução;

. 01 Auto de Contraordenação grave por estacionamento indevido em travessia de peões;

. 01 Auto de Contraordenação grave por não utilização de cinto/sistema de retenção durante a condução.

Sinistralidade Rodoviária

A PSP registou os seguintes acidentes de viação:

. Quatro acidentes de viação na cidade de Castelo Branco, dos quais resultaram dois feridos ligeiros (em atropelamento) e danos materiais;

. Três acidentes de viação na cidade da Covilhã, dos quais resultaram dois feridos graves e danos materiais.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica distingue Museu de Olaria

Publicado

on

O Museu de Olaria de Barcelos foi distinguido pela Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica pelo seu desempenho no setor da preservação e divulgação no setor da cerâmica em Portugal. Em sessão realizada no Teatro da Vista Alegre, em Ílhavo, também foram distinguidos o Departamento de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, a Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre e o Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica – CENCAL.

Na sessão, em que estiveram presentes representantes de várias cidades e vilas cerâmicas portuguesas, bem como representantes de membros honorários da Associação e alguns membros do Conselho Consultivo, foi dada posse aos corpos dirigentes para mais um mandato de dois anos, sendo que Barcelos integra de novo a direção.

A AptCVC – Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica tem 29 cidades e vilas portuguesas associadas. Pertence ao Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas, composto por 7 países, e à Academia Internacional de Cerâmica, sediada em Genéve, que este ano realiza o seu Congresso Mundial, em Portugal, sob a organização da AptCVC, nas cidades de Alcobaça e Caldas da Rainha, no 3.º semestre de setembro.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Orquestra Metropolitana de Lisboa celebra Dia Mundial da Criança com concerto em dose dupla

Publicado

on

Em 2020, Dan Brown, autor do best-seller “O Código Da Vinci”, aventurou-se, pela primeira vez, nos universos da literatura infantojuvenil e da composição musical. Com poemas e com música, A Sinfonia dos Animais conta a história da preparação de uma sinfonia. Tem como personagem principal um rato maestro, sendo os músicos da orquestra também animais. Tais como os instrumentos que cada um toca, são tão diversos como o canguru e o escaravelho, ou o javali e a baleia. Sobretudo, têm ideais de vida para partilhar connosco.

Completa este programa a Sinfonia dos Brinquedos de Leopold Mozart, pai de Wolfgang Amadeus Mozart.

Assim, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, apresenta “Sinfonias dos Animais e dos Brinquedos”, com narração de Sérgio Charrinho e direção do maestro Cláudio Ferreira.

Apresentarão:

Leopold Mozart – “Sinfonia dos Brinquedos”

Dan Brown – “A Sinfonia dos Animais”.

Sábado, 01 de junho, às 11h00 e 17h00, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Campolide.

Bilhetes à venda aqui.

Imagem: OML.

Continuar a ler

Atualidade

Aveiro: Violência doméstica e tráfico de estupefacientes resulta em 3 detidos

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, no dia 03 de maio, pelas 15h00, no âmbito de um processo de suspeita de violência doméstica, e em cumprimento de um Mandado de Detenção, emitido por Autoridade Judiciária, procedeu à detenção de 1 homem, de 51 anos, em Aveiro.

Ainda no mesmo dia, pelas 18h20, no decorrer de diligências relativas a um processo por tráfico de estupefacientes, por intermédio da Esquadra de Investigação Criminal, da Divisão Policial de Aveiro, foram detidos, em flagrante delito, 2 jovens, de 18 anos, tendo-lhes sido apreendidas cerca de 302 doses de haxixe, bem como 2 balanças digitais de precisão, 1 canivete, 20 sacos de plástico, 2 telemóveis e 96.70 Euros.

Os detidos recolheram às salas de detenção existentes na Divisão Policial de Aveiro, a fim de serem presentes ao Juízo de Instrução Criminal, do Tribunal Judicial de Estarreja (Tribunal de Turno), para conhecimento de possíveis medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas