Connect with us

Atualidade

Detido grupo responsável por roubos na área de Lisboa

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, conseguiu desmantelar um grupo criminoso que se dedicava à prática de roubos. Este grupo tinha como alvos preferenciais jovens e operavam, maioritariamente, em Lisboa e na Amadora.

Após rececionar uma comunicação que dava conta de um grupo constituído por três suspeitos que acabara de efetuar dois roubos na zona de Carnide, os Polícias dirigiram-se de imediato para as imediações. Rapidamente, detetaram os jovens com as caraterísticas dadas, tendo abordado os mesmos. Da abordagem, foi possível verificar que se encontravam na posse dos bens que haviam sido roubados, aos três lesados dos dois roubos. Foi, a partir desse momento, dada voz de detenção ao grupo.

Realizadas diligências investigatórias, foi possível apurar que o primeiro roubo aconteceu junto ao Centro Comercial Colombo, onde através da ameaça de força física, o grupo apoderou-se do telefone do primeiro lesado. O grupo criminoso continuou a percorrer as artérias adjacentes, acabando por lesar outros dois jovens, já na Estrada da Luz, onde, para além dos telefones, foram ainda subtraídos dinheiro e cartões pessoais, tendo os suspeitos abandonado as vítimas, após as humilharem e aterrorizarem.

Durante a abordagem foi, ainda, possível à PSP recuperar um outro telefone que constava como roubado numa situação na Amadora. Foi efetuado um reconhecimento pessoal onde este outro lesado reconheceu sem quaisquer dúvidas um dos suspeitos como o autor do seu roubo. Foi-lhe devolvido de imediato o seu telefone.

O grupo, agora desmantelado, era extremamente organizado e concertado, tendo os seus elementos funções definidas durante o ilícito criminal. Para além disto, obrigavam as vítimas a ceder os seus códigos de segurança, de forma a desbloquear os materiais informáticos.

Os detidos, uma mulher e dois homens, foram presentes ao DIAP de Lisboa, para primeiro interrogatório de arguido detido, tendo a mulher ficado em prisão preventiva e os restantes com apresentações diárias na Esquadra da sua residência.

“A PSP permanecerá atenta a estes grupos criminosos, atuando de forma implacável para preservar o sentimento de segurança dos nossos concidadãos”, sublinha.

Foto: DR.

Atualidade

Força Aérea transporta recém-nascidos de Ponta Delgada

Publicado

on

Um avião C-130H da Força Aérea transportou ontem, 7 de maio, dois bebés recém-nascidos entre Ponta Delgada, nos Açores, e Lisboa.

Transportados em incubadoras, ao longo de três horas de voo, por forma a garantir a segurança e os cuidados de saúde neonatais essenciais, os bebés foram permanentemente monitorizados por uma equipa de saúde da Força Aérea, constituída por um médico e um enfermeiro, e por uma equipa de saúde civil.

O avião C-130H da Esquadra 501, sediado na Base Aérea Nº 6, no Montijo, partiu de Ponta Delgada às 18h40, aterrando no Aeródromo de Trânsito Nº 1, na Portela, às 21h50. À chegada a Lisboa, os recém-nascidos foram encaminhados, por ambulâncias do INEM, para uma unidade hospitalar local.

Este foi o quarto voo da Força Aérea dedicado ao transporte de doentes de Ponta Delgada, após o incêndio que deflagrou no Hospital do Divino Espírito Santo, tendo até ao momento já transportado dez pessoas. No passado domingo, um avião C-295M transportou durante a madrugada três doentes para a Ilha Terceira, enquanto durante a tarde um avião Falcon 50 transportou três doentes – dos quais duas grávidas – para a Ilha da Madeira; e, já durante a noite, o avião C-295M voltou a descolar para transportar mais dois doentes para a Ilha Terceira.

O transporte de doentes por via aérea é uma das missões que a Força Aérea dedica à população, através de um dispositivo em alerta permanente nos Açores, na Madeira e no Continente. Desde o início do ano, a Força Aérea já transportou 270 doentes, sobretudo entre ilhas dos Açores, entre ilhas da Madeira e entre os Arquipélagos e o Continente.

Foto: FAP.

Continuar a ler

Atualidade

Sustentabilidade das PME em debate a 13 de maio na Universidade do Minho

Bastonária da Ordem dos Contabilistas e presidente da Escola de Economia e Gestão entre os oradores

Publicado

on

A Universidade do Minho, através da Escola de Economia e Gestão (EEG), recebe a conferência “Novos desenvolvimentos no relato de sustentabilidade e sua garantia” no próximo dia 13 de maio, das 9h30 às 12h30, no auditório B1 (edifício 2) do campus de Gualtar, em Braga.

A sessão de abertura conta com a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, e o presidente da EEG, Luís Aguiar-Conraria. O programa prevê ainda as intervenções dos professores Charles Cho e Erica Pimentel, respetivamente da York University e da Queen’s University (ambas no Canadá), e Lídia Oliveira, da EEG. A entrada é livre, mediante inscrição prévia.

O evento vai evidenciar como o relatório de sustentabilidade é um instrumento fundamental para as Pequenas e Médias Empresas (PME) melhorarem a sua competitividade, o acesso ao mercado, a relação com as partes interessadas e a reputação, bem como gerirem oportunidades e riscos de desempenho junto dos investidores e financiadores. Além disso, o cumprimento dos critérios ESG (indicadores ambientais, sociais e de governação corporativa) determina o grau de compromisso das PME com a multiplicidade de desafios e obrigações que lhes são colocados.

A conferência é organizada pela OCC, pela EEG-UMinho, pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto (ISCAP) e pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Imagem: UM.

Continuar a ler

Atualidade

Adjudicada empreitada para construção de novo arruamento na cidade de Anadia

Publicado

on

O Município de Anadia adjudicou a empreitada para a construção do novo arruamento de ligação entre as Ruas do Montouro e das Sobreiras, na cidade de Anadia, à empresa “Prioridade – Construção de Vias de Comunicação, SA”, pelo montante de 875.417,90€, com um prazo de execução de oito meses.

O projeto, com uma extensão total aproximada de 900 metros lineares, contempla os trabalhos necessários à criação de arruamentos pedonais ou para automóveis, redes de abastecimento de água, drenagem de águas residuais e pluviais, rede de alimentação elétrica, telecomunicações e gás, bem como áreas verdes.

O Município pretende com esta nova infraestrutura rodoviária melhorar a qualidade de vida urbana e criar fatores de atratividade que contribua para a fixação de população no aglomerado urbano que, eventualmente, possa daqui resultar, face à criação de várias frentes construtivas desta zona nobre da cidade.

Imagem: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas