Atualidade
Condições “de excelência” permitem a Viana do Castelo receber L’Étape Portugal by Tour de France a 1 e 2 de outubro

Viana do Castelo acolhe, dias 1 e 2 de outubro, a primeira edição da L’Étape Portugal, um evento de ciclismo para todos com a chancela oficial do Tour de France. A prova inclui três distâncias, arrancando do Centro Cultural no domingo, dia 2, e terminando junto ao Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, no topo do Monte de Santa Luzia. A organização aponta para uma participação estimada de um milhar de atletas.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, “o Tour de France é uma marca global e, por isso, temos consciência de que este não é só mais um evento”. “Este é um evento que vai permitir promover o ciclismo, os hábitos de vida saudáveis, o desporto ao ar livre, o território, associando-nos a uma marca internacional que vai promover a nossa cidade e o nosso distrito”, realçou.
“Queremos que este seja um momento de festa e que deixe raízes da prática de ciclismo em Viana do Castelo, num momento que servirá igualmente para promoção do nosso território”, considerou o autarca, assegurando que esta prova “vai trazer o cheiro, o ambiente e a organização da Tour de France” à cidade.
António Queirós, da Podium Events, explicou que uma equipa técnica esteve durante três dias em Viana do Castelo para conhecer os trajetos que estão a ser preparados para as três distâncias previstas para a prova e as infraestruturas existentes na cidade. “Os representantes da Amaury Sports Organisation (A.S.O.) tiveram oportunidade de conhecer os trajetos e as infraestruturas, desde já o Centro Cultural que foi alvo de elogios pela qualidade da estrutura e pelo potencial que oferece em termos de organização de uma grande festa em torno do evento que se pretende que seja muito mais que um evento de ciclismo”, declarou.
“O que se pretende é que este evento seja um marco, um pontapé de saída para aquilo que será a celebração da Cidade Europeia do Desporto em 2023. Queremos que a marca Tour de France, conhecida em todo o mundo, seja motivo para reunião, para congregação, para uma grande festa em torno da bicicleta em Viana do Castelo”, assumiu o responsável, recordando que a prova francesa é o segundo evento desportivo mais reconhecido em todo o mundo.
“Viana do Castelo fica, assim, no mapa mundial das cidades e dos países que acolhem estes eventos em todo o mundo”, realçou, explicando que o L’Étape estará, em 2022, presente em 20 países, sendo a edição portuguesa na cidade alto-minhota.
De acordo com António Queirós, “a abordagem de proximidade a Espanha não é esquecida, pretendendo cativar-se atletas espanhóis”. “Este é um percurso caraterizado pela montanha e a própria chegada a Santa Luzia é a cereja no topo do bolo que vai permitir que o desafio tenha dentro dele um desafio final com uma subida de 3 quilómetros tão emblemática. O próprio piso, em paralelo, será um desafio. Esta opção vai permitir ainda que, no final, todos tenham a sua fotografia em Santa Luzia, que é não só um postal de Viana do Castelo, mas também de Portugal”, frisou o representante da Podium Events.
JáKévin Quiniou, responsável internacional da L’Étape na Europa, explicou que “esta série L’Étape foi criada para que as pessoas de fora de França possam viver a experiência do Tour de France”. “Em Viana do Castelo há forte cultura desportiva e, por isso, é a localização perfeita para acolher este evento dada a experiência existente e a nomeação para Cidade Europeia do Desporto em 2023”, assegurou.
“O percurso que vimos é fantástico, com paisagens com dificuldade. A chegada vai ser mítica, a Santa Luzia, num momento de apoteose para o final da prova. Acreditamos que este evento vai contribuir para a divulgação do território e para a valorização de Viana do Castelo, atraindo ciclistas nacionais e também internacionais”, indicou.
O conceito passa por trazer “a magia do Tour de France” a Viana do Castelo, sendo que os vencedores terão oportunidade de subir a um pódio “tal e qual a prova original”. Mesmo as camisolas dos vencedores (montanha, sprint, sub-23 e vencedor geral) serão semelhantes às do Tour de France.
Nesta edição em Viana do Castelo irão ser homenageados os 33 ciclistas portugueses que já participaram na Tour de France, conquistando 14 etapas em todas as edições, e serão ainda apresentadas peças museológicas da Volta à França.
Foto: CMVC.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca