Atualidade
Comissão Europeia debate o futuro da Europa com os jovens em Portugal a 24 de maio

Na sequência da pandemia da COVID-19, a Comissão Europeia lançou um plano de recuperação abrangente e ambicioso do qual faz parte a REACT-EU (Recuperação de Ajuda à Coesão e aos Territórios da Europa), um dos maiores programas criados desde sempre pela UE no âmbito do novo instrumento Next Generation EU, no valor de 50,6 mil milhões de euros.
Estes novos investimentos terão um impacto direto nas gerações futuras e irão mudar por completo a Europa. A Comissão Europeia está, por isso, empenhada em ouvir as opiniões dos jovens para as incluir nos planos de ação para o futuro. Neste contexto, está a levar a cabo um conjunto de debates, nos vários países da UE, que além de promoverem e darem a conhecer os contornos da REACT-EU, têm como intuito criar uma plataforma de diálogo nas universidades europeias com a geração dos líderes do futuro, facilitando a identificação das áreas de intervenção prioritárias e o desenvolvimento dos novos projetos. A REACT-EU é uma ferramenta única e um dos mais poderosos facilitadores de mudança que já foram criados na UE.
O primeiro destes debates a acontecer em Portugal, irá ter lugar já no próximo dia 24 de maio, a partir das 15h00, no Salão Nobre da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e será subordinado ao tema “O futuro da Europa e os jovens: sustentabilidade, ação climática, transformação digital e emprego”.
Este debate, uma iniciativa da Diretora da Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia desenvolvida com o apoio da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, visa reunir e promover a troca de informação e ideias entre os representantes da Comissão Europeia, do Governo português, das Autarquias Locais, das Comunidades Universitárias e Empresarial e dos jovens estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, impulsionando a criação de uma plataforma de diálogo e partilha entre as instituições europeias e os jovens, que serão os líderes do futuro.
O programa do debate de dia 24 de maio conta com a participação de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial; de Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto; de Sofia Alves, Diretora – DG Políticas Regional, da Coesão e Urbana da Comissão Europeia; de Pedro Mazeda Gil, Membro do Conselho Executivo, Faculdade Economia, Universidade do Porto; de João Dolores, CFO e Membro da Board do Grupo Sonae, bem como de um grupo de mais de duas dezenas de alunos da Faculdade de Economia do Porto. Os participantes irão, em conjunto, e tendo em conta os alicerces lançados pela REACT-EU, debater as questões-chave para o desenvolvimento futuro da Europa e para a tornar mais verde, digital, inclusiva e resiliente.
Sobre a REACT-EU da NextGenerationEU
A REACT-EU faz parte do NextGenerationEU e irá disponibilizar 50,6 mil milhões de EUR de financiamento adicional (a preços correntes) para os programas da política de coesão para 2021 e 2022, a usar até ao fim de 2023. O objetivo da REACT-EU é apoiar a recuperação económica e social da crise do coronavírus, promovendo a reparação da crise e aumentando a resiliência do setor da saúde e das empresas e dando mais apoio aos grupos mais vulneráveis. Os fundos contribuem igualmente para as prioridades ecológicas e digitais da recuperação inteligente e sustentável.
Estão disponíveis cerca de 40 mil milhões de EUR ao abrigo da REACT-EU para 2021, dos quais 92 % já foram afetados a programas de investimento. Os fundos foram principalmente utilizados para colmatar o fosso entre as medidas de emergência tomadas no início da crise e a resolução da crise a longo prazo.
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca