Connect with us

Atualidade

COLT reforça investimento em Portugal e contrata para chegar aos 140 colaboradores até ao final de 2022

Publicado

on

A celebrar 20 anos de presença no mercado nacional, a COLT anuncia, hoje, que, na esteira da sua estratégia a três anos anunciada em novembro de 2020, vai continuar a reforçar o investimento em Portugal e a contratar mais pessoas. A empresa tem feito investimentos significativos no nosso país, quer em infraestruturas e rede para ajudar as empresas portuguesas a concretizarem os seus processos de transformação digital e internacionalização dos seus negócios, quer em pessoas. Neste sentido, está em marcha uma campanha de recrutamento para reforçar a equipa e permitir que a subsidiária portuguesa chegue ao fim do ano com 140 colaboradores.

O reforço do investimento da COLT em Portugal tem em conta a posição estratégica do país no contexto da expansão da conectividade entre a Europa, a América Latina, a América do Norte, a África e a Ásia, quer através da ampliação das rotas da sua rede terrestre, quer do potencial disponibilizado pelos cabos submarinos que aterram em Sines, Sesimbra, Seixal, Lisboa e Carcavelos.

Com 2 Redes de área Metropolitana (MAN – Lisboa e Porto) em Portugal, 830 km de rede de fibra ótica,1.700km adicionais de rede de longa distância através da sua IQ Network, ligando mais de 777 edifícios, 12 centros de dados, a COLT prossegue a sua estratégia de crescimento em Portugal ligando mais 8 parques industriais em Lisboa, Porto, Oeiras, Sintra, Vila Nova de Gaia e Maia. A empresa está, também, a avaliar, neste momento, a possibilidade de realizar novos investimentos na criação de mais rotas entre Portugal e Espanha, assim como de novas ligações em Portugal, nomeadamente em Sines e nas restantes zonas de amarração dos cabos submarinos.

A aceleração da transformação digital e o aumento do trabalho remoto provocados pela pandemia, bem como a emergência dos novos modelos de trabalho híbrido no pós-pandemia e as mudanças decorrentes da guerra na Ucrânia, transformaram os serviços de rede num fator ainda mais crítico para o funcionamento diário das empresas em todo o mundo. Entre as tecnologias que garantem o funcionamento destes serviços destacam-se os cabos submarinos que ligam continentes e países e que já são responsáveis por 99% do trafego global.

“Os cabos submarinos são a espinha dorsal da infraestrutura global de comunicações. Atualmente, existem mais de 400 cabos submarinos em serviço em todo o mundo e até 2025 serão 445. Portugal detém uma posição única no contexto do desenvolvimento das comunicações a nível mundial: beneficia de uma posição geográfica estratégica com os seus 5 centros de amarração (Sines, Sesimbra, Seixal, Lisboa e Carcavelos) de cabos submarinos que ligam a Europa à África e às Américas, e possui inúmeras rotas de comunicações terrestres que permitem e potenciam as ligações da Península Ibérica ao Norte da Europa. Temos, por isso, um papel fulcral a desempenhar na diversificação da conectividade e no que diz respeito a evitar a saturação das redes. Além disso, o nosso país é uma verdadeira porta de entrada para a Europa, uma via direta de acesso das empresas de todo o mundo a um mercado de mais de 750 milhões de potenciais consumidores.” afirma Carlos Jesus, Country Manager da COLT Portugal e VP Global Service Delivery da COLT [ndr: na foto de destaque].

Novos cabos submarinos, investimentos e desenvolvimento das infraestruturas de rede e evolução da economia digital em Portugal criaram nova oportunidade para o país

A capacidade de Portugal no que toca aos cabos submarinos que ligam a Europa à África e às Américas irá aumentar significativamente nos próximos anos. Ao novo Ellalink já em funcionamento, irão juntar-se mais 3 novos cabos: o Equiano da Google, o 2Africa do Facebook e o Medusa da AFR-IX. O que, segundo aquele responsável da COLT, “representa um importante reforço do poder do hub de conectividade português. Acresce que, nos últimos anos, em Portugal, os investimentos em infraestrutura de banda larga e na transformação digital têm sido muito intensos e a economia digital nos últimos 10 anos registou uma evolução sem precedentes. Fatores que se conjugam para estarmos perante uma oportunidade única para fomentarmos o investimento em centros de dados, serviços de cloud e de edge computing – as tecnologias do futuro, em Portugal. A COLT está atenta a esta evolução e a equacionar a possibilidade de fazer novos investimentos nas zonas de amarração portuguesas”.

Visando fortalecer a sua presença em Portugal e na Península Ibérica, bem como ampliar o poder do seu hub de conectividade português à escala mundial, a COLT fez, no ano passado, investimentos muito importantes na sua rede de comunicações, reforçando-a com mais 600kms adicionais de fibra entre Portugal e Madrid, com a criação de novas ligações entre Madrid, Paris, Toulouse e Marselha (+ 2400km), que potenciaram uma ligação direta entre Lisboa/Porto/Bilbao/ e entre Lisboa/Madrid/Toulouse/Marselha através dos Pirenéus. A capacidade das ligações com o Norte da Europa e destas com os EUA foi novamente potenciada este ano com a implementação de um novo PoP no Data Center BX1 da Equinix em Bordéus. Uma ligação vital no contexto da instalação do novo cabo transatlântico de fibra ótica de nova geração, o “AMITIE” – uma nova porta de entrada para o tráfego de dados entre os EUA e a Europa.

A COLT escolheu, também, a ligação Lisboa/Madrid para implementar, pela primeira vez, uma tecnologia única da Ciena, que duplica a capacidade de transmissão dos dados na rede de fibra ótica. O que vem sublinhar a importância que a empresa atribui às suas operações na Península Ibérica, nomeadamente em Portugal. “Esta decisão é ainda mais relevante se tivermos em conta que a COLT foi o primeiro operador do mundo a implementar a tecnologia 800 G na banda L da rede terrestre, utilizando o controlador de domínio Reconfigurable Line System (RLS) da Ciena, e o Manage, Control and Plan (MCP) da Ciena na sua rede ótica, e o primeiro fornecedor de telecomunicações a oferecer serviços 100G/400G Wave, devidamente comprovados, utilizando tecnologia coerente e líder de mercado nas duas bandas C+L,” conclui Carlos Jesus.

Chegar aos 140 colaboradores até ao final do ano

Para responder ao aumento da procura que a empresa está a registar, tanto em Portugal, como no resto do mundo, a subsidiária portuguesa prossegue com a sua estratégia de contratação de mais talentos em Portugal, de modo a chegar aos 140 colaboradores até ao final 2022. O reforço das equipas, no nosso país, tem como objetivo aumentar a capacidade de resposta da empresa face às necessidades crescentes dos clientes nacionais e internacionais, e que decorrem do incremento da mão de obra remota e da procura acrescida por soluções mais duradouras, resilientes, seguras, elásticas e preformantes.

A COLT está a recrutar software developers (Full Stack Developers, UI Developers, Application developers), especialistas de segurança (Network Virtualisation & Security Specialists/ Consultants), especialistas de redes IP (SDWAN and NFVi), e profissionais para as áreas de gestão e de suporte aos clientes.

Aposta na Inovação também passa por Portugal

A COLT está fortemente empenhada em impulsionar a inovação para permitir o lançamento de novos serviços e soluções de banda larga on-demand que sejam cada vez mais sustentáveis, que permitam acelerar a transformação digital dos seus clientes e criar novos standards de comunicações à escala global.  Entre as suas ofertas mais inovadoras destacam-se a SD WAN 2.0. A empresa tem vindo a ser internacionalmente reconhecida com vários prémios pela sua capacidade de inovação em tecnologias SD WAN e em soluções de software (SDN) que foram desenvolvidas por programadores portugueses, contratados para os centros de competência da COLT em Portugal. Entre os vários Prémios e distinções obtidos contam-se:

. Visionary in the Gartner Magic Quadrant report 2022, for Network Services Global

. Most Innovative Cloud Service at Global Telecom (GLOTEL) Awards

. Best Network Technology Innovation at the annual Capacity Global Carrier Awards

. SD-WAN Service Excellence award at the Network Transformation Awards 2021

. SD-WAN and SASE Excellence at the Network Transformation Awards 2021

. Frost & Sullivan 2021 European Customer Value Leadership Award – Leading SD-WAN provider

Sobre a COLT

A COLT está empenhada em transformar a forma como o mundo trabalha através da conectividade. A COLT IQ Network liga mais de 1000 centros de dados aos maiores hubs empresariais e de negócios nas regiões da Europa, da Ásia e da América do Norte, ligando mais de 29.000 edifícios em todo o mundo.

A COLT compreende as exigências das empresas relativamente à conectividade e oferece soluções de banda larga seguras, ágeis e on-demand, bem como soluções de voz para assegurar o sucesso das empresas. O leque de clientes da COLT inclui empresas que fazem utilização intensiva de dados em mais de 210 cidades localizadas em mais de 30 países.

A COLT é mundialmente reconhecida como sendo uma empresa inovadora e pioneira nas áreas de SDN (Software Defined Networks) e de NFV (Network Function Virtualization). A COLT, empresa privada, é uma das empresas financeiramente mais saudáveis do setor das telecomunicações e, por isso, pode colocar as necessidades dos seus clientes no topo das prioridades do seu negócio.

Foto: DR.

Atualidade

Carnaval Popular de Barcelos com quatro dias de festejos

Publicado

on

Barcelos vai festejar o Carnaval com uma programação popular que preenche 4 dias. Ao todo, há três desfiles, dois bailes populares, um concurso de máscaras. Participam nos corsos 45 associações e estabelecimentos de ensino, com mais de 2000 figurantes.

A programação do Carnaval Popular de Barcelos arranca no dia 17 de fevereiro (sexta-feira), pelas 10h30, com o Desfile de Carnaval das Escolas e Animação de Rua, no Centro Histórico da Cidade, com a participação de 700 crianças.

Dois dias depois, a 19 de fevereiro (domingo), é a vez do Desfile de Cabeçudos e Gigantones sair à rua, com início às 15h00, também no centro histórico de Barcelos.  

Na segunda-feira à noite (20 de fevereiro), pelas 21h00, há lugar ao Concurso de Máscaras, na Avenida da Liberdade. Os interessados em participar podem inscrever-se pelo telefone 253 811 882. Após o concurso e entrega de prémios, avança um grande baile popular, com a atuação da banda Função Públika.

Finalmente, na terça-feira de Carnaval, pelas 15h00, acontece o grande desfile do Carnaval Popular, com início na Avenida João Duarte, passagem pela Avenida da Liberdade, terminando no Parque da Cidade.  Os festejos terminam com um concerto de Carnaval pela Banda Dimensão Minhota, na Avenida da Liberdade.

Desfile Infantil – sexta-feira – 17 de fevereiro

Colégio Didálvi

Infantário Rainha Santa Isabel – Santa Casa da Misericórdia de Barcelos

Centro Social de Silveiros – Santa Casa da Misericórdia de Barcelos

Centro Infantil de Barcelos – Santa Casa da Misericórdia de Barcelos

Conservatório de Música de Barcelos

Escola Básica António Fogaça

Centro Paroquial de Barcelinhos

Desfile Popular – terça-feira – 21 de fevereiro

PESE – Associação de Pais da Escola de Sta. Eugénia

Associação Recreativa e Cultural da Várzea

Comissão de Festas N. Sra. do Rosário

Associação Perelhal Solidário – IPSS

Centro Zulmira Pereira Simões

ACRR – Associação Cultural e Recreativa de Roriz

Associação de Pais e EE da Escola EB1 S. Brás Barcelinhos

Associação de Pais da EB1 e JI de Fornelos

APPAR – Associação de Pais de Paradela

Ação Católica Rural de Carreira

Grupo Folclórico de Tregosa

Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Quintiães

FOCA – Associação de Pais de Carreira e Fonte Coberta

Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar de Gilmonde

APEJIM – Associação de Pais da Escola e JI de Moreiros

Agrupamento de Escuteiros de Vila Frescainha S. Pedro – CNE 354

Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria

Mais Juventude – Associação de Alvelos

Associação de Pais e EE do JI e EB Cristelo

Agrupamento de Escuteiros da Pousa – CNE – N.º 937

Associação Desportiva de Carreira

Casa do Povo de Martim

Associação Recreativa e Cultural Águias de Alvelos

Associação de Pais e Amigos das Escolas Pré e Básica da Ucha

Agrupamento de Escuteiros de Alheira – CNE 422

Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Gilmonde

Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 e JI de Carvalhal

Centro Social da Cultura e Recreio da Silva

Associação de Pais e EE da EB1 e JI da Pousa

Grupo Cultural e Etnográfico de Aldreu

Círculo Católico de Operários de Barcelos

Grupo Desportivo e Cultural de Cristelo

Associação de Pais dos Alunos da EB e Secundária Vale do Tamel

Associação de Pais da Escola de Perelhal

Associação Remelhe Saudável

Associação de Pais de Alvelos

APEEEC – Associação de Pais e EE da Escola de Carapeços

Associação Desportiva e Recreativa Águias S. Mamede

Grupo Folclórico São Lourenço de Alvelos

Associação de Pais e EE do JI e EB1 de Milhazes

Associação Social, Cultural e Recreativa de Chorente

Futebol Clube Lírio do Neiva

Associação de Pais da Escola de Aldão e Casal do Nil

Centro Cultural de Barcelos – Banda Plástica

Agrupamento de Escuteiros de Macieira de Rates – CNE 561.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Centro de Biotecnologia e Química Fina celebra a importância do microbioma para a saúde, ambiente e setor agroalimentar

A decorrer dia 1 de fevereiro, a partir das 9h00, na Universidade Católica no Porto

Publicado

on

“Microbiomas comunitários & comunidades de microbiomas” é o tema do primeiro CBQF Day, marcado para 1 de fevereiro a partir das 9 da manhã. Uma iniciativa do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, que conta com a presença da Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), do Coordenador da Comissão Executiva do Conselho de Laboratórios Associados, assim como de vários investigadores que vão abordar a importância fundamental que o microbioma tem na agricultura e nos alimentos, na saúde humana, e na proteção ambiental.

“Este será um dia onde pretendemos mostrar o crescimento do CBQF, enquanto Laboratório Associado com mais de 245 investigadores que desenvolvem o seu trabalho em 4 linhas de investigação – Ambiente e Recursos; Alimentos e Nutrição; Produtos de Base Biológica e  Biomédica; e Soluções de Fermentação – e que conta com 7 plataformas, nomeadamente, em Química Analítica; Bioativos; Cultura Celular e Biologia Molecular; Análise Estrutural; Consumo e Ciência Sensorial; Kitchen Lab e Embalagem e Materiais,” salienta Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto. 

Ao longo do dia os participantes vão ter a oportunidade de ouvir as palestras sobre “Microbiomas no CBQF”, por Manuela Pintado (diretora do CBQF/ESB/UCP); “Como desbloquear microbiomas para a saúde humana, animal e ambiental”, pelo investigador Hauke Smidt (Wageningen University and Research); “Da Saúde à Doença: interação microbiota-hospedeiro”, por Conceição Calhau (Nova Medical School/CINTESIS); “Microbioma oral na saúde e na doença”, por Benedita Sampaio Maia (i3S); Embaixadores do Microbioma: A Comunidade Microbioma na SFS Network – um grupo para quebrar silos e discutir tópicos relacionados ao microbioma; “Descoberta de novas enzimas termofílicas a partir da análise de metagenoma”, por Conceição Egas (CNC); “Microbioma intestinal humano: aspetos gerais e modulação na prática clínica”, por Manuela Estevinho (Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/ Espinho).

No total, o CBQF conta com mais de 245 investigadores (onde 48% deles com PhD) e detém 43 patentas ativas. Ao longo dos últimos cinco anos da sua existência foram desenvolvidos mais de 170 projetos de investigação, com um volume de financiamento na ordem dos 25 milhões de euros. De referir ainda a publicação em mais de 880 papers (85% em parceria com outros parceiros de 102 países), contando com 170 empresas parceiras, a nível nacional e internacional.

Porquê o microbioma?

O microbioma descreve uma comunidade de diferentes microrganismos que ocupa um determinado ambiente, e como os diferentes microrganismos interagem entre si e com as condições circundantes. A investigação do microbioma tornou-se uma área científica de elevada relevância como parte integrante de muitos campos da ciência, incluindo agricultura, saúde humana, saúde animal e proteção ambiental. Neste sentido, “é fundamental estimular a investigação de microbiomas que liguem os ecossistemas, promovam processos de cocriação para desenvolver novas aplicações, assegurem educação e literacia para aumentar a conscientização da comunidade, estimulem estruturas regulatórias adequadas e permitam redes nacionais e internacionais na área”, salienta Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF). Isso permitirá o desenvolvimento de aplicações biotecnológicas e inovações de produtos, fazendo uso das funções do microbioma e para promover sistemas mais sustentáveis e resilientes. “Este evento permitirá partilhar a diversidade dos microbiomas e criar um espaço de discussão entre investigadores para entender o papel fundamental dos microbiomas,” conclui Manuela Pintado.

O “CBQF Day: Microbiomas comunitários & comunidades de microbiomas”, que se realiza já a 1 de fevereiro, tem entrada livre e é aberto a toda a comunidade.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Fábrica da Fantasia abre as portas aos bastidores do Carnaval de Estarreja

A 4 e 5 fevereiro

Publicado

on

Longe vão os tempos das antigas Batalhas das Flores, no início do século XX, e que deram início à história de um dos maiores e mais antigos cortejos carnavalescos do país. O fim dos anos 20 marcam o fim da Batalha das Flores. Em 2022 a Batalha das Flores voltou a Estarreja, reinterpretada numa instalação artística, invadindo a cidade com cor e mantendo viva a origem do Carnaval. E este ano voltarão a celebrar esta memória, colorindo a cidade com a beleza das flores que outrora era um momento alto.

Hoje, a alegria e o ritmo, num ambiente contagiante de folia, levam, todos os anos, a Estarreja, dezenas de milhares de visitantes, atraídos pelos principais desfiles (infantil e adulto) que envolvem mais de dois mil figurantes.

“Entendemos o Carnaval de Estarreja como manifestação de várias expressões culturais. Em Estarreja vive-se o carnaval brasileiro, o carnaval da folia, o carnaval de e para as famílias e o carnaval da comunidade. Todas estas expressões culturais convivem num evento que é único porque é fruto do envolvimento e da participação de toda a comunidade. É este o sabor do Carnaval de Estarreja!”, sublinha a organização.

A foliar desde 1897, o Carnaval de Estarreja apresenta-se, hoje, mais estruturado, melhor organizado e com um espetáculo único, fruto do programa de reposicionamento e qualificação do evento iniciado em 2016, culminando na inauguração de um novo palco no Parque Municipal do Antuã – o Sítio do Carnaval -, em 2018, o que trouxe significativas mudanças ao nível das condições de acolhimento de públicos, de visualização do espetáculo e de experiência para visitantes.

O Carnaval de Estarreja integra várias valências, com uma oferta diversificada da qual fazem parte os corsos carnavalescos e um programa complementar que integra concertos, espetáculos, espaços de atelier e visitas aos bastidores desta verdadeira “fábrica da fantasia”.

Em 2023, o Espaço Folia volta à Praça Francisco Barbosa, onde estará garantida muita diversão e folia nas noites de Carnaval.

Programa geral

Carnaval da Fantasia – Mostrar, visitar, experimentar e construir

Nuvens de Flores

Ação de ilustração junto do comércio local

As ilustradoras Rita Ponciano e Inês Antunes vão florir a cidade, a partir do dia 6 de fevereiro. O Carnaval de Estarreja desafiou as duas artistas a ilustrar as vitrines das montras do comércio local localizadas no centro urbano para celebrar e assinalar o Entrudo. Esta ação vai chegar a 50 comerciantes com o objetivo de envolver o pequeno comércio no projeto artístico, integrando a ambientação da cidade durante os festejos carnavalescos e o envolvimento da comunidade, numa forte alusão às origens do carnaval estarrejense e às memórias da Batalha das Flores, fortalecendo o sentimento de pertença.

Workshop “Samba Fitness

Praça Francisco Barbosa | 14h30               
Na terra do Carnaval, junte-se às escolas de samba e venha melhorar a sua condição física ao ritmo dos sons quentes do Brasil.           

21 de janeiro – com Vai Quem Quer e Os Morenos   
28 de janeiro – com Trepa de Estarreja e Samba Tribal

Avivar Memórias…Com rostos do Carnaval!

Átrio do Edifício dos Paços do Concelho

28 de janeiro, sábado| 16h30

A arte como motivo para falarmos sobre a nossa história, as raízes e o passado. Partindo das memórias retratadas no mural do roteiro de arte urbana de Mariana Duarte Santos, propõe-se uma conversa com alguns dos retratados, a viva voz, relembrando o tempo áureo do entrudo.

“À Volta das Flores” (workshop reutilização)

Biblioteca Municipal de Estarreja | IPSS do Concelho

1, 2 e 3 de fevereiro | 14h00

Transformar, reutilizar e criar. Estes são os motes para o workshop dirigido aos seniores das instituições do concelho, onde o desafio será criar um mural 3D repleto de flores, onde a cor apela à folia, à diversão e à memória da célebre Batalha das Flores. Utilizando materiais já existentes, pelas mãos sábias, outros adereços floridos poderão surgir que engalanarão a cidade.

Exposição “Porta Memória”

Casa da Cultura

4 a 21 fevereiro          
[inauguração, 4 fevereiro | 16h00]

“Com flores fizeste batalhas

Já te chamaram Bonitezas,

Até assaltaste mesas.

Não há dúvida que colecionas proezas!

És sempre celebrado

mas em 2021 ficaste empancado.

Foste escorregando envergonhado!

Ai Entrudo, Ai Entrudo

Sem ti está tudo estragado!”

Lókas

Fábrica da Fantasia

4 fevereiro, sábado | 16h00

Visita às Sedes das Escolas de Samba e Curtumes       

Ponto de Encontro: Casa da Cultura – Praça Francisco Barbosa         
Como é feito o Carnaval? As sedes dos grupos, onde tudo acontece, e o Pavilhão dos Curtumes, onde são fabricados os caros alegóricos, são a Fábrica da Fantasia. Esta visita revela o processo de trabalho desenvolvido pelos grupos…Experimente e viva de perto o ritmo e a emoção do que é idealizar e construir o Carnaval.

5 fevereiro, domingo | 16h 00
À Conversa… “Folia – O Processo Criativo”      
Casa da Cultura – Praça Francisco Barbosa   
Numa conversa onde a ambientação é garantida pela exposição “Porta-Memória”, os Grupos de Folia dão a conhecer como é construída a narrativa para os Grandes Corsos, quais os materiais utilizados na confeção dos fatos e demais adereços, e os lugares inusitados de onde surge a inspiração para a escolha de cada tema! Uma conversa Carnavalesca, onde a seriedade pode, por vezes, faltar!

4 fevereiro, sábado | 18h-20h00 
oficina de “Samba no Pé”, c
om Patrícia Silva     

Complexo de Desporto e Lazer
Não importa a idade, nem se tem jeito para dançar.     
Esta atividade é dirigida a todos os que queiram aprender a sambar e arrasar no Carnaval.

Rua das Pretas        
Cine-Teatro de Estarreja           
4 fevereiro, sábado | 21h30          
Auditório 6€ | 4€ (Cartão Amigo, Cartão Sénior e Jovem)         
Música | 75 min. | M/6
O coletivo musical “Rua das Pretas”, idealizado por Pierre Aderne e nascido em Lisboa, é, segundo a imprensa nacional e internacional, um dos mais importantes projetos de música lusófona, tendo-se tornado ao longo dos anos um concerto onde se contam histórias pelo meio de canções, mantendo viva a essência da morna, bossa nova, cante, morna, cirandas, samba e fado. O público é convidado a fazer parte desta tertúlia musical a fazer lembrar o ambiente de botequim e a dar as boas vindas ao Carnaval 2023.

18 fevereiro, sábado

Biblioteca Municipal

14h30 ~ 17h30 Narração e Construção Plástica e/ ou dramática

Com Teresa Guimarães 

Sítio do Carnaval Parque Municipal do Antuã

Espaço folia Praça Francisco Barbosa

No Carnaval de Estarreja, os eventos dividem-se entre o Parque Municipal do Antuã – Sítio do Carnaval onde decorrem os desfiles e os grandes corsos – e a Praça Francisco Barbosa – o Espaço Folia, onde a Festa continua, num espaço de grande folia e alegria.

11 fevereiro, sábado

Sítio do Carnaval

14h30 Ensaio Técnico das Escolas de Samba

Espaço Folia (entrada gratuita)

Noite Florida – Nova Batalha das Flores

Festa de Abertura do Carnaval

22h e 1h DJ Zé Mix

23h00 Concerto TOY

12 fevereiro, domingo

Sítio do Carnaval

14h30 Desfile Infantil – 14 grupos e 1800 figurantes
Animação de Rua

Espaço Folia (entrada gratuita)

16h Concerto Pequeno David e os Sem Soninho

16h ~ 19h Camarim da Fantasia

15 fevereiro, quarta-feira

NOITE ENTRUDO TRAPALHÃO

22h Estação da CP Av. Visc. Salreu e Praça Franc. Barbosa

Chegada dos Reis e MARCHAS LUMINOSAS

Espaço Folia (entrada gratuita)

22h e 1h DJs. mOnkeyS.

23h30 Concerto NEL MONTEIRO

17 fevereiro, sexta-feira

NOITE BRASIL

Sítio do Carnaval

21h30 DESFILE NOTURNO DAS ESCOLAS DE SAMBA

Espaço Folia (entrada gratuita)

23h e 1h30 DJ Alex Express

00h00 Roda de Samba Samba da Ria

18 fevereiro, sábado

NOITE DA FOLIA

Espaço Folia (entrada gratuita)

22h e 1h30 MC Costinha e DJ Celso Miguel

23h Concerto ROUXINOL FADUNCHO

00h30 Concerto Contar a Cantar, uma história de Carnaval

19 fevereiro, domingo gordo

Sítio do Carnaval

14h30 GRANDE CORSO

4 escolas de samba, 7 grupos de folia, 12 carros alegóricos, mais de 1000 figurantes

Espaço Folia (entrada gratuita)

18h30 Concerto É no Pagode

22h DJ Camões

23h Concerto Funil & Abelhinha

1h DJ Camões

20 fevereiro, segunda-feira de Carnaval

NOITE DA FANTASIA

Antigo Quartel dos Bombeiros

22h Baile de Gala dos Bombeiros

Espaço Folia (entrada gratuita)

22h e 3h30 DJ Zé Gabriel

23h Concerto KUMPANIA ALGAZARRA

1h30 Concerto Axé Brasil

21 fevereiro, terça-feira de Carnaval

Sítio do Carnaval

14h30 GRANDE CORSO

Espaço Folia (entrada gratuita)

18h30 Concerto Banda TÁS’KU’ELA

BILHETES

PREÇOS

Entrada gratuita (peão) para crianças até aos 10 anos (inclusive)

Carnaval Infantil

. Entrada gratuita

. Bilhete de entrada com lugar de bancada (sem lugares marcados) 2,50€

Desfile Noturno

. Bilhete de entrada 5,00€

. Bilhete de entrada com lugar de bancada (lugares marcados) 8,00€

. Bancada crianças dos 24 meses aos 10 anos (lugares marcados) 5,00€

. Bancada crianças até 24 meses (sem lugar/ colo) gratuito

Grandes Corsos (Domingo)

. Bilhete de entrada 7,00€

. Bilhete de entrada com lugar de bancada (lugares marcados) 12,00€

. Bancada crianças dos 24 meses aos 10 anos (lugares marcados) 7,00€

. Bancada crianças até 24 meses (sem lugar/ colo) gratuito

Grandes Corsos (terça-feira)

. Bilhete de entrada 6,00€

. Bilhete de entrada com lugar de bancada (lugares marcados) 10,00€

. Bancada crianças dos 24 meses aos 10 anos (lugares marcados) 6,00€

. Bancada crianças até 24 meses (sem lugar/ colo) gratuito

Livre-trânsito

. Passes Livre-trânsito: Entrada com lugar de bancada para Carnaval Infantil (sem lugar marcado), Desfile Noturno e Grandes Corsos (lugar marcado) 26,00€

. Passes Livre-trânsito: Entrada com lugar de bancada para Carnaval Infantil (sem lugar marcado), Desfile Noturno e Grandes Corsos (lugar marcado) – Crianças dos 24 meses aos 10 anos 16,00€

Programação noturna | Espaço Folia (Cobertura Praça Francisco Barbosa) – Entradas Gratuitas

Descontos

. Grupos organizados por agências de viagens e outros agentes turísticos (excursões, etc.) com 40 ou mais pessoas de fora do concelho: 20% desconto sobre o valor total + oferta de bilhete de entrada para motorista e guia;

. Hóspedes em unidades hoteleiras aderentes à campanha promocional do Carnaval de Estarreja 2023: 15% para entrada com lugar de bancada (sujeito à lotação), mediante a apresentação de voucher da respetiva unidade hoteleira.

Loja do Carnaval & Bilheteiras

PRÉ-VENDA DE BILHETES

Loja do Carnaval

Bilheteira

Praceta do Mercado

Mercado Municipal de Estarreja

GPS 40.751999, -8.568357

17 janeiro ~ 4 fevereiro

Segunda a sexta-feira: 14h00 ~ 19h00

Sábados: 9h00 ~ 13h00

a partir de 6 fevereiro

Segundas a sextas-feiras: 10h00 ~ 13h00 | 16h00 ~ 20h00

Sábados: 10h00 ~ 17h00

Bilheteiras no Sítio do Carnaval

NO DIA DOS DESFILES

12 fevereiro, domingo

Carnaval Infantil

Junto ao Tribunal: 12h30 ~ 16h00

Lugares sem marcação – Bancadas Parque norte e sul

17 de fevereiro, sexta-feira

Desfile Noturno

Junto ao Tribunal – 10h00 ~ 13h00 | 16h00 ~ 24h00

Todas as bilheteiras – 19h00 ~ 24h00

19 e 21 de fevereiro, domingo e terça-feira

Grandes Corsos: 10h00 ~ 17h00

Abertura de Portas do Sítio do Carnaval: 2 horas antes do início dos desfiles.

Como chegar

» Se for de comboio

A Estação da CP de Estarreja fica sensivelmente a 10 minutos a pé do recinto onde decorrem os festejos.

» Se for de carro

A1 (Porto/Lisboa/Porto) -> Saída “Estarreja Norte” ou Saída “Estarreja Sul”

A29 (Aveiro/Porto/Aveiro) -> Saída “Estarreja Norte” ou Saída “Estarreja Sul”

Estacionamento – parques disponíveis

Dias dos grandes corsos

O Município de Estarreja disponibiliza parques de estacionamento alternativos, localizados em zona privilegiada circundante ao recinto do Carnaval e serviço de transfer.

Ao entrar em Estarreja irá encontrar sinalética de orientação para os diferentes parques.

Acesso Norte

Parque 1 (Complexo de Desporto e Lazer)Morada: Rua Dr. Tavares da Silva

Parque 2 (Escola Padre Donaciano) Morada: Rua da Arrotinha

Parque 3 (Junto ao Continente) Morada: Rua da Arrotinha

Acesso Sul

Parque 3 (TJA 1) Morada: Rua Doutor José Justiniano

Parque 4 (antiga Serração Ideal) Morada: Rua Doutor José Justiniano

Transfer dos Parques 1, 2 e 3 a partir das 13h00 dias 19 e 21

Traga a sua família ao Carnaval de Estarreja!

Deixe o carro num dos nossos parques de estacionamento do acesso norte (Parques 1, 2 e 3) que nós asseguramos o transporte até à entrada do Sítio do Carnaval. No final do corso carnavalesco, estaremos à sua espera para o trazer de volta ao seu carro, com toda a comodidade.                

Website www.carnavalestarreja.pt Youtube Carnaval no Youtube

Facebook www.facebook.com/CarnavaldeEstarreja/

Instagram www.instagram.com/carnavalestarreja/ 

Imagem: CME.

Continuar a ler

Mais lidas