Connect with us

Atualidade

Cláudia Sarrico dá aula inaugural como professora catedrática da Universidade do Minho

Publicado

on

A aula inaugural de Cláudia Sarrico como professora catedrática da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho (UMinho) realiza-se na próxima terça-feira, dia 21, às 15h00, no auditório 0.03 daquela Escola, sito no campus de Gualtar, em Braga. A sessão tem o tema “Da Engenharia Industrial para a Gestão de Operações” e conta na abertura com a presidente da EEG, Cláudia Simões. O evento é uma oportunidade para Cláudia Sarrico apresentar o seu percurso de carreira, os seus planos para o futuro e a sua área do saber, quer à academia como à comunidade em geral.

Cláudia S. Sarrico é licenciada em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro (com períodos de intercâmbio nas universidades de Lyon III, França e de Friburgo/Instituto Fraunhofer, Alemanha) e doutorada em Gestão pela Warwick Business School, Reino Unido. Foi professora da Universidade de Aveiro (2000-10) e do ISEG (2010-21). Foi também assessora da presidência da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e do Gabinete de Estudos e Análise da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), bem como analista no grupo de estatística e investigação operacional da Royal Mail Consulting (Reino Unido), cientista na Unidade de Gestão da Cadeia de Fornecimento da Unilever Research e analista de políticas de ensino superior e ciência na OCDE. É investigadora sénior do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior.

O seu percurso permite-lhe uma abordagem sistémica, transdisciplinar e baseada na análise de dados e da evidência. Procura aplicar esse know-how a áreas com grandes desafios de desempenho ao nível da qualidade, equidade, relevância e sustentabilidade financeira, como a ciência, o ensino superior e a educação. A sua carreira intersetorial (academia, setor privado, público, organismos internacionais) possibilita-lhe ainda as abordagens practice-led theory e theory-led practice.

“A Engenharia Industrial foi fundada com o mote de melhorar as coisas em qualquer indústria, utilizando conhecimento e competências das ciências matemáticas, físicas e sociais, a par de princípios e métodos da análise e conceção da engenharia. Já a Investigação Operacional (ou ciência de gestão) apoia os decisores a tomarem as melhores opções em vários setores de atividade, enquanto a Gestão de Operações foca a conceção de processos e operações que dão origem a produtos e serviços, com o planeamento e controlo das ações e cadeias de fornecimento, até ao esforço de melhoria das operações”, realça.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: 2ª edição das Jornadas da Ciência e do Desporto

Publicado

on

Nos próximos dias 12 e 13 de outubro, o Auditório dos Paços do Concelho acolhe a 2ª edição das Jornadas da Ciência e do Desporto, cujo objetivo é a partilha de conhecimento e a valorização da informação baseada na ciência. Nas jornadas serão debatidos diversos temas, desde o equilíbrio interno do atleta e aspetos emocionais que interferem no seu percurso desportivo, à nutrição desportiva e às estratégias de recuperação.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas à capacidade do Auditório Municipal, e podem ser feitas em https://forms.gle/r9PVwezFW9fz2rku7

Esta iniciativa resulta de uma parceria do Município de Barcelos com a ESTÁDIO Clínica.

Imagens: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Eurocidade Tui.Valença debate governação e liderança educativa em Portugal e Espanha

Publicado

on

A Eurocidade Tui.Valença recebe o seminário “Governação e Liderança Educativa”, nas próximas quarta e quinta-feira, 9 e 10 de outubro.

“Este seminário pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre a liderança escolar e a pedagogia inclusiva e partilhada, entendida como condição essencial para a melhoria da qualidade da educação e da governança dos sistemas educativos”, afirma a organização.

Esta edição dará particular relevo à promoção adequada da cultura ibero-americana, a internacionalização da educação, a governação e a liderança educativa e a transformação digital dos sistemas educativos.

O seminário abre dia 9 de outubro, às 15h30, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), com a sessão de boas-vindas, seguida da comunicação de abertura “Liderança Escolar: a relação entre liderança, poder e democracia”, a cargo do valenciano Professor Doutor António Sampaio da Novoa, da Universidade Nova de Lisboa.

Seguem-se mais duas mesas de diálogo, com especialistas portugueses e espanhóis sobre “O papel da inspeção em educação e a governação das escolas” e “Liderança partilhada. Desafios e opções”.

Dia 10 de outubro, quinta-feira, o seminário decorrerá no Hotel Alfonso I, em Tui e contará com quatro mesas de diálogo subordinadas aos temas “Liderança educativa democrática”, “Formação para a liderança escolar: capacitação para a gestão organizacional, o controlo e a responsabilização”, “Gestão e burocracia nos processos de digitalização nas escolas” e “Experiências de sucesso de liderança escolar Espanha – Portugal”.

A iniciativa é da Organização de Estados Ibero – Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), da Conselleria de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Xunta de Galicia e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Valença, do Concello de Tui e do Centro de Formação do Vale do Minho.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado em 24 restaurantes

“O galo volta a (en)cantar quem dele degustar”

Publicado

on

Se certo dia, como diz a lenda, um galo cantou à mesa do juiz para atestar a inocência de um peregrino que se dirigia para Santiago de Compostela, agora o galo tem dias certos para voltar a (en)cantar à mesa de mais de duas dezenas de restaurantes barcelenses. 

Está aí à porta mais uma edição do Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado, iniciativa que faz parte do programa promocional “7 Prazeres da Gastronomia”. É já de 11 a 13 de outubro, que o Município de Barcelos promove mais um evento muito apreciado pelos comensais, e que simbolicamente rememora o Galo Assado que salvou o peregrino da forca e imortalizou a Lenda do Galo.

O Fim de Semana Galo Assado avança já na próxima sexta-feira, 11 de outubro, e termina dia 13, contando com a adesão de 24 restaurantes do concelho.

Cada unidade de restauração aderente vai confecionar e servir o galo à sua maneira: galo assado no forno, recheado, com castanhas, à peregrino, entre outras formas de confecionar este galináceo.

Participam nesta edição os restaurantes: Alma dos Reis (Igreja Nova), Bagoeira (Barcelos), Belchior (Campo), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante NuSal (Barcelinhos), Pérola (Barcelos), Rústico (Mariz), Solar das Fontes (Várzea), Sonho do Cávado (Manhente), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Tasquinha “O Telheiro” (Viatodos), Três Marias (Barcelos) e Vera Cruz (Barcelos).

Nota: Aconselha-se reserva antecipada das iguarias referenciadas.

Atividades paralelas

O Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado tem como atividade paralela a proposta de um percurso pedestre a realizar no dia 12 de outubro, entre as 8h30 e as 13h00, no “Trilho do Galo Assado à Moda de Barcelos”, um percurso que liga as freguesias de Rio Covo Santa Eulália, Remelhe, Alvelos, Barcelinhos e Barcelos.

A inscrição é gratuita e obrigatória e limitada ao número de lugares, através dos seguintes contactos: turismo@cm-barcelos.pt; tel. 253 811 882.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas