Connect with us

Atualidade

“Bragança. Naturalmente!” recebe “Gold Award” em Festival Internacional de Cinema de Turismo

Publicado

on

O filme promocional da campanha de marketing “Bragança. Naturalmente!”, lançado em 2020 pelo Município de Bragança, foi premiado com um “Gold Award” na categoria de “Tourism Destination – City”, no “International Tourism Film Festival – Africa (ITFFA)”, que decorreu na Cidade do Cabo (África do Sul). Um filme que contou com a participação do modelo internacional brigantino André Costa e com a narração do ator Vasco Temudo, o único português a participar na série “Game of Thrones”, da HBO.

De entre as 315 participações de 55 países, o Festival atribuiu 80 prémios, em diferentes categorias de três secções: Doc&TV, Turismo de África e Turismo internacional. O Município de Bragança foi condecorado, neste último segmento, com o primeiro prémio na categoria de “Tourism Destination – City”.

“Mais do que todas as questões técnicas e específicas, este prémio internacional da especialidade é um reconhecimento ao conceito e originalidade de toda a campanha Bragança. Naturalmente!”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, sobre a distinção. “Além do impacto real na economia e no desenvolvimento local, num período tão marcante como o da pandemia, esta ambiciosa abordagem trouxe notoriedade ao território e um reforço muito positivo para o sentimento de pertença de toda a comunidade”. “Recordo que o vídeo foi visto por mais de um milhão de pessoas em todo o mundo e os resultados ao nível do turismo em Bragança são, efetivamente, uma referência nacional”, concluiu.

O ITFFA é um dos mais reconhecidos e conceituados festivais de cinema da especialidade do mundo, integrando o circuito do “International Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT)”, que este ano decorre em onze países da África, América, Ásia e Europa. Pela primeira vez na história desta competição, os vencedores internacionais do ITFFA receberam pontos que garantem o acesso à Lista Final do Ranking CIFFT, que, após concluídos todos os festivais do circuito deste ano, definirá os Melhores Filmes de Turismo do Mundo. Recordamos que “Bragança. Naturalmente!” está enquadrada num Plano Estratégico de Médio/Longo Prazo para desenvolvimento do turismo e da dinâmica económica local, promovendo o território como um destino natural, seguro, próximo, tranquilo e autêntico. No fundo, o lugar ideal para criar memórias que perduram para sempre.

Sinopse do Vídeo Promocional

Bragança. Naturalmente! Numa viagem conduzida pelo protagonista, o modelo internacional brigantino André Costa, a narrativa da campanha desenvolve-se à volta do regresso à sua terra natal e apresenta os motivos para visitar Bragança.

Num flashback, o protagonista recupera as memórias e os sonhos de criança e as sensações de as reviver. Percorre a cidade, os equipamentos culturais e os monumentos mais icónicos, testemunhos de um passado com séculos de história, capazes de ficar na memória dos visitantes.

Em contacto com a natureza mais pura e com paisagens surpreendentes, André Costa parte à descoberta de experiências únicas, percorre caminhos ancestrais e sente a autenticidade da terra – um privilégio que também pode fazer parte da história do visitante. Nas aldeias típicas, verdadeiras guardiãs de tradições, é recebido com sorrisos e em ambiente de festa. Os aromas e sabores ímpares da gastronomia recordam-lhe o espírito de partilha e a arte de bem receber dos brigantinos.

Bragança é apresentada, neste vídeo promocional, como um lugar para criar memórias inesquecíveis.

Curiosidades sobre o vídeo promocional

• O Município envolveu a comunidade Brigantina nas filmagens do vídeo, contando com a participação, direta e indireta, de cerca de 200 pessoas.

• A nova campanha de turismo do Município de Bragança tem como protagonista um dos rostos mais mediáticos do mundo da moda: o modelo internacional André Costa. Natural de Bragança, conta com uma carreira na área da moda que já o levou a trabalhar com artistas como Ricky Martin, Maluma ou Jennifer Lopez, e a representar marcas como a Dolce & Gabbana.

• A Voz-Off do vídeo é narrada por Vasco Temudo, de 29 anos. O ator foi o único português a participar na afamada série norte-americana “Game of Thrones”, da HBO, seguida por milhões de pessoas em todo o mundo. Participou no papel de Soldado, na 8ª temporada da série, gravada na Irlanda.

Imagem: CMB.

Atualidade

Exposição “Preciso de voar com os pássaros”, de Sérgio d’Azeredo, inaugurada na Biblioteca de Albergaria

Publicado

on

Durante o mês de dezembro, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha tem patente a exposição de desenhos “Preciso de voar com os pássaros”, de Sérgio d’Azeredo. A inauguração tem lugar esta quarta-feira, dia 7, às 18h00.

Nesta mostra, o artista natural do Porto pretende “mostrar os momentos de uma busca incessante, guiado por gestos impregnadas de dramatismo, de olhares ansiosos, por vezes calmos, por vezes frenéticos, intuitivos, que vagueiam em suportes diversos, tentando agarrar o ‘feeling’ do momento, transformando-o em imagens gráficas, que traduzam espaços e tempos, realidades alternativas, improváveis, rumo a um realismo fantástico, onírico”.

Sérgio d’Azeredo quer que a consciência coletiva do recetor penetre na mensagem e encontre uma alternativa existencial da realidade, indo para além do óbvio, numa viagem de pensamento livre, sem preconceitos ou estereótipos.

Nascido na freguesia de Cedofeita, no Porto, Sérgio d’Azeredo é licenciado em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, e Engenharia, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. É Presidente do Grupo Experimental dos Artistas Plásticos de Aveiro – AVEIROARTE. Encontra-se representado em coleções particulares, como a da AMI – Assistência Médica Internacional, Museu das Causas e Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, entre outras. Sérgio d´Azeredo já ilustrou diversos livros e é ainda autor de três obras de poesia, sob o pseudónimo de Azeredo Negrão.

A exposição de desenhos “Preciso de voar com os pássaros”, integrada na programação de Natal “Lugar das Cores”, pode ser apreciada até 31 de dezembro, durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal. A entrada é livre.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Madeira: Polícia Técnica Forense da PSP obtém melhor resultado nacional

Na vertente de inspeções judiciárias realizadas aos locais de crime de cenário tendo em consideração o número total de indivíduos identificados na sequência dos vestígios recolhidos

Publicado

on

Decorreu, no passado dia 29 de novembro de 2022, o 14º Fórum de Polícia Técnica e Ciência Forense organizado pelo Departamento de Investigação Criminal da Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública, realizado em formato online, com a participação de representantes, peritos e técnicos de Polícia Técnica Forense de todas as 20 Unidades/Secções de Polícia Técnica e Forense da PSP.

O referido fórum, realizado anualmente, está devidamente consolidado e tem como objetivos principais: apresentar e analisar os dados estatísticos do trabalho desenvolvido no ano anterior pelas 20 Unidades/Secções de Polícia Técnica e Forense, bem como promover uma partilha de boas práticas e conhecimentos técnico-científicos entre os especialistas, e ainda apresentar e delinear os objetivos para os anos seguintes.

Os técnicos/peritos das Unidades/Secções de Polícia Técnica e Forense da Polícia de Segurança Pública são Polícias com formação especifica na área da inspeção judiciária nos diversos cenários de crime, bem como na análise / perícia dos diversos vestígios recolhidos e que contribuem para que os autores dos diversos crimes sejam responsabilizados em sede de julgamento pelos atos praticados.

Da análise do trabalho desenvolvido pelos cinco técnicos/peritos lofoscópicos da Secção de Polícia Técnica Forense (S.P.T.F.) do Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública, ao longo do ano 2021, verificou-se que obteve o melhor resultado nacional na vertente inspeções judiciárias realizadas aos locais de crime de cenário tendo em consideração o número total de indivíduos identificados na sequência dos vestígios recolhidos.

Desta forma, este é o 6º ano consecutivo que a SPTF do Comando Regional da Madeira obtém o melhor desempenho nacional, sendo de realçar que nos 14 anos de existência destes fóruns a SPTF do Comando Regional Madeira obteve o melhor desempenho em nove ocasiões.

“O empenho e abnegação demonstrada pelos Polícias da SPTF do Comando Regional da Madeira aquando da realização das respetivas inspeções judiciárias nos cenários de crime na Região Autónoma da Madeira contribuiu, decisivamente, para que em 2021, 109 (cento e nove) suspeitos fossem identificados através dos indícios/vestígios recolhidos nos diversos locais de crime examinados nesta Região”, refere o Comando madeirense.

O trabalho técnico-científico desenvolvido permitiu que, através da prova pericial obtida, as Autoridades Judiciárias pudessem aplicar, ainda na fase de inquérito, inúmeras medidas de coação, algumas das quais privativas da liberdade, e em sede de julgamento permitiu ao julgador alicerçar a sua decisão em prova com um valor probatório superior.

Imagem: PSP. 

Continuar a ler

Atualidade

Funchal: PSP detém dois homens por furto a estabelecimento

Publicado

on

O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Madeira, na passada sexta-feira, 02 de dezembro, procedeu à detenção de dois cidadãos, do sexo masculino, com as idades de 25 e de 37 anos, naturais e residentes no Funchal, pelo crime de furto a estabelecimento.

A ocorrência teve lugar na cidade do Funchal, num estabelecimento comercial de restauração e bebidas localizado na Rua Alferes Veiga Pestana, após denuncia de um cidadão para as autoridades policiais.

A rápida reação policial logrou identificar e deter os suspeitos acima mencionados, os quais são reincidentes neste tipo de prática, estando um deles referenciado no último mês pela prática de 5 crimes de furto e roubo.

A quantia monetária furtada (cerca de 40 euros) de fundo de caixa, foi apreendida e entregue ao seu legítimo proprietário.        

Os suspeitos foram presentes à autoridade judiciária competente no dia seguinte (sábado) tendo-lhes sido aplicada a medida de termo de identidade e residência.

“O Comando Regional da PSP Madeira aproveita a ocasião para relembrar a importância de dar conhecimento imediato às autoridades policiais sempre que existe notícia de um crime, possibilitando assim o rápido desenvolvimento de diligências que conduzam ao sucesso das investigações, identificação dos seus autores e recuperação do produto furtado”, sublinha.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas