Connect with us

Atualidade

Braga com evento de Carnaval no Mercado Municipal

O Bloco Minho de Janeiro será um das atrações do carnaval que também contará com a música da DJ Verinha Pinheiro

Publicado

on

O Carnaval é a manifestação cultural mais tradicional do Brasil. A festa foi levada ao país pelos primeiros colonos portugueses, com a prática do entrudo e, ao longo dos anos, recebeu influências das diversas culturas que migraram para o Brasil. Com a popularização da festa, surgiu o samba, os desfiles organizados e a festa assumiu a atual proporção, considerada “o maior espetáculo da Terra”.

Com a recente onda de imigração brasileira para Portugal, Braga começou destacar-se como a cidade de escolha de muitas dessas pessoas. Atualmente, estima-se que seja a cidade com a maior comunidade brasileira em todo o país. Este é um dos motivos pelos quais, Braga receberá, mais uma vez, o carnaval promovido pelo Bloco Minho de Janeiro.

O evento terá lugar no dia 18 de fevereiro (sábado), das 17h00 às 23h00, com muita música de carnaval do Rio de Janeiro, da Bahia e de outras regiões do Brasil. Além do Bloco Minho de Janeiro, que promete alegrar os participantes, o evento também terá a participação da DJ Verinha Pinheiro (irmã da cantora brasileira Leila Pinheiro, um dos grandes nomes da MPB), especializada em música popular brasileira, tropicalismo e músicas brasileiras em geral. A festa é aberta ao público e para todas as idades. No dia do evento, os restaurantes estarão abertos e quem quiser levar instrumentos musicais, como tamborim, pandeiro ou surdo e quiser levar para tocar com o Bloco será muito bem-vindo. Confetes e serpentinas também estão libertados para fazer a folia com a criançada.

Bruno Gutman, advogado e fundador do Bloco Minho de Janeiro, tem a certeza de que o evento já se tornou uma referência para toda a comunidade brasileira em Braga e região. “Compartilhar essa cultura é muito importante. Além de ser um momento em que o imigrante pode matar um pouco a saudade do seu país de origem, a sociedade bracarense passa a conhecer mais as tradições culturais dos brasileiros. Também é uma grande oportunidade para Braga, que pode criar uma agenda cultural do Carnaval, até então inexistente, e atrair mais turistas para a região durante o período, dinamizando a economia local”, revela.

Mais sobre o Bloco Minho de Janeiro

Até há pouco anos, Braga não tinha uma forte tradição na comemoração do Carnaval, como os municípios de Ovar e Estarreja. Com isso, dois amigos brasileiros, Bruno Gutman e Pedro Amaral, que imigraram há pouco para a cidade, decidiram criar o Bloco Minho de Janeiro, para promover o Carnaval brasileiro em Braga.

No carnaval de 2020, pouco antes da pandemia, o grupo realizou um carnaval memorável na cidade, com um público de mais de duas mil pessoas. Para o evento, foi até criado um “samba enredo” de homenagem a Braga, com o título “O Brasil Descobriu o Minho”, composto por André Cabeça e Dudu Linhares. Em 2022, o evento foi realizado no interior do Mercado Municipal de Braga, também com um sucesso de público.

Foto: BMJ.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas