Connect with us

Atualidade

Universidade do Minho recebe a conferência europeia Arqus

Ministro da Educação e Ciência abre o evento, amanhã, às 9h00, em Braga

Publicado

on

A Universidade do Minho acolhe, de 2 a 4 de julho, a Conferência Anual da aliança europeia Arqus, que junta mais de 250 professores, investigadores, estudantes e técnicos das nove universidades parceiras, entre outros convidados.

Esta quarta edição tem o tema “Conectando universidades, abordando desafios” e insere-se no programa dos 50 anos da UMinho. O objetivo é acentuar a colaboração na comunidade Arqus, bem como junto de outras alianças europeias e stakeholders do ensino superior, enfrentando melhor os principais desafios no ensino, na investigação e inovação e no envolvimento societal.

O programa decorre no auditório A1 (edifício 1) do campus de Gualtar, em Braga, tendo entrada livre e também transmissão no YouTube. A sessão de abertura é esta terça-feira, às 9h00, com o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, a coordenadora da Arqus, Dorothy Kelly, e o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.

Seguem-se três sessões plenárias com oradores como Elizabeth Gad, vice-presidente do Coalition for Advancing Research Assessment, Gemma Irvine, codiretora da Scholars at Risk Maynooth, e Pedro Teixeira, ex-secretário de Estado e diretor do Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior, entre outros. A partir das 16h00 estão previstas sessões paralelas no edifício 2 do campus, que prosseguem na manhã seguinte.

Sessões principais abertas ao público

Na quarta-feira à tarde, destaca-se às 14h15 a inauguração de um monumento comemorativo dos 50 anos da UMinho, acima do pavilhão desportivo. A partir das 14h45, o auditório A1 recebe uma sessão plenária com representantes das alianças universitárias europeias CIVIS, ECIU, UNITE! e YUFE. Após um intervalo com sessão de posters, realiza-se às 16h30 a entrega de prémios de excelência no ensino, de inovação e de mobilidade verde, moderada pelo coordenador da Arqus na UMinho e pró-reitor Manuel João Costa.

A cerimónia de encerramento decorre pelas 17h15, com intervenções de Tore Li, conselheiro internacional da Arqus, Mireille van Poppel, diretora do Conselho Executivo da Arqus, e Matthias Middell, vice-reitor da Universidade de Leipzig, a par de Dorothy Kelly e Rui Vieira de Castro.

Há também para ver duas exposições de alunos da professora Paula Trigueiros, da Escola de Arquitetura, Arte e Design: uma no edifício 1 com nove prismas representativos das universidades Arqus e outra na biblioteca com pequenos vídeos sobre boas práticas inclusivas daquelas nove academias. Na quinta-feira prevê-se também várias visitas guiadas no campus e ao centro.

Reitores reunidos em Guimarães

Antes da conferência, realiza-se até esta segunda-feira um Retiro de Reitores em Guimarães, que inclui a assinatura formal dos princípios e disposições governativas da Arqus, em vigor desde março, e a discussão de questões ligadas à direção estratégica desta aliança a médio e longo prazo.

A Arqus agrega 317 mil estudantes, 24 mil académicos e 15 mil técnicos das universidades de Granada (Espanha, coordenadora), Graz (Áustria), Leipzig (Alemanha), Lyon 1 (França), Maynooth (Irlanda), Minho (Portugal), Pádua (Itália), Vilnius (Lituânia) e Wroclaw (Polónia). A Universidade Nacional de Kyiv-Mohyla (Ucrânia) é um membro associado. Esta aliança tem cofinanciamento da União Europeia e aspira a transformar o ensino superior, a investigação e a inovação europeus através de uma integração forte de políticas e planos de ação nos mais diversos níveis, avançando na conceção, teste e implementação de um modelo inovador de cooperação interuniversitária profunda.

Imagem: UM.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas