Connect with us

Atualidade

Biotecnológica portuguesa SilicoLife conclui ronda Série A de até 9,8 milhões de Euros para acelerar a produção biológica de ingredientes

Publicado

on

No passado dia 7 de dezembro, a SilicoLife concluiu a primeira de duas rondas Série A no montante de 4,9 milhões de euros integralmente coberta por fundos geridos pela sociedade de capital de risco BlueCrow.

De acordo com um programa de objetivos aprovado para os próximos 24 meses, a BlueCrow está comprometida em assegurar a segunda ronda de investimento no mesmo montante na SilicoLife. As duas rondas de investimento pretendem apoiar o desenvolvimento e evolução do modelo de negócio da empresa durante os próximos 3 a 5 anos.

A SilicoLife combina Inteligência Artificial (IA) e Biologia para a produção sustentável de variados ingredientes, utilizando fermentação de precisão aliada à engenharia de microrganismos. Com um forte historial na criação de soluções biológicas otimizadas com empresas líderes em diferentes sectores, a SilicoLife focar-se-á na criação da sua própria linha de tecnologias de produção de ingredientes para a indústria dos suplementos alimentares.

A biotecnologia, em particular com os desenvolvimentos das últimas décadas, oferece ferramentas que permitem inovações com múltiplas aplicações. A partir dela é possível desenvolver produtos e soluções em áreas como medicina, agricultura, pecuária, alimentação, bioenergia, indústria química, entre outras, permitindo não só a produção de compostos até então apenas disponíveis pela extração de fontes não sustentáveis, como a substituição de processos químicos altamente poluentes – mas essenciais para a sociedade moderna – por alternativas sustentáveis e escaláveis.

Sucintamente, a abordagem da SilicoLife é, de forma racional e numa base de forte conhecimento, desenhar microrganismos industriais para produzirem de forma rentável e sustentável os ingredientes e suplementos que fazem parte do nosso dia a dia. Estes microrganismos otimizados são utilizados em processos de fermentação, da mesma forma que se produz cerveja ou insulina 100% humana (produzida por microrganismos em bioreatores).

Simão Soares, CEO da SilicoLife, acrescenta: “A fermentação é a tecnologia de fabrico do futuro. Estamos a aproveitar o nosso conhecimento em tecnologia e experiência no desenvolvimento de novos processos biológicos para fazer face às necessidades não satisfeitas numa indústria em forte crescimento – a indústria dos suplementos. A colaboração entre a SilicoLife e a BlueCrow combina a nossa reconhecida competência em I&D com a capacidade financeira dos fundos geridos pela BlueCrow, para dimensionar uma empresa baseada no conhecimento”.

A BlueCrow acrescenta: “Há algum tempo que acompanhamos o modelo de negócio da SilicoLife e entendemos estarem reunidas as condições para a equipa consolidar a experiência e conhecimento adquirido ao longo de vários anos e enfrentarem os próximos desafios, desenhando e criando soluções de enorme impacto”.

Para fazer face a esta nova etapa, a SilicoLife irá brevemente anunciar oportunidades de emprego nas áreas de engenharia de software, biologia molecular e engenharia de estirpes e desenvolvimento de negócio, entre outras.

Imagem: DR.

Atualidade

Porto: Duas detenções por tráfico de droga

Publicado

on

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no âmbito do combate ao crime de tráfico de estupefacientes, efetuou a detenção de 02 suspeitos de autoria da referida prática ilícita e a apreensão de cerca de 175 doses individuais de Heroína, Cocaína e Haxixe.

No dia 14 de janeiro, pelas 11h25, no Bairro de Ramalde, elementos da 3ª Esquadra de Investigação Criminal detiveram 01 homem, de 38 anos de idade, empregado fabril e residente no Porto, por tráfico de produto estupefaciente suficiente para 23 doses individuais de Heroína e Cocaína (13 e 10, respetivamente), que lhe foi apreendido, bem como cerca de 25 euros.

O detido foi presente perante as Autoridades Judiciárias

No mesmo dia, mas pelas 13h00, Rua de Camões, Equipas de Intervenção e Fiscalização da 1ª Divisão Policial detiveram 01 homem, de 18 anos de idade, estudante e residente em Valongo, por tráfico de produto estupefaciente denominado Haxixe suficiente para cerca de 152 doses individuais, que lhe foi apreendido [ndr: foto de destaque].

O detido foi presente no mesmo dia perante as Autoridades Judiciárias, sendo-lhe aplicada a medida de coação de apresentações diárias, na Esquadra da área da sua residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Aveiro: Homem de 56 anos detido por suspeita de tráfico de estupefacientes

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, hoje, pelas 14h35, em Aveiro, deteve um homem, de 56 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes.

Foram-lhe apreendidas 19 doses de cocaína, bem como 1 telemóvel, 100 euros, 1 nota estrangeira, 1 powerbank (bateria portátil para telemóvel), recibos de pagamentos de portagens, 1 bilhete de comboio e 1 chave de um automóvel.

No decorrer da diligência, foi ainda identificado um homem, de 35 anos, por suspeita de envolvimento no ilícito.

O detido irá ser presente ao Tribunal de Instrução Criminal de Aveiro, amanhã, pelas 14h00, para primeiro interrogatório judicial e possível conhecimento de medida de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Três detidos em operação de fiscalização

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.

A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas