Connect with us

Atualidade

Barcelos: 11 Exposições para ver durante a Festa das Cruzes

Publicado

on

Além da programação religiosa e recreativa, o Município de Barcelos preparou um conjunto de exposições que estarão patentes a todos os que por estes dias visitem a cidade, pelo que este será mais um motivo para desfrutar da Festa das Cruzes e ficar a conhecer ainda mais a cultura e as tradições do concelho.

Começando pela história, o Município de Barcelos e a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos inauguram hoje, sexta-feira, 28 de abril, às 18h30, a exposição “Misericórdia: Património ao Serviço da Comunidade, desde 1499”, na Sala Gótica dos Paços do Concelho.

A mostra, além de se inserir na política de promoção e divulgação do património local que o Município tem vindo a fazer, tem como objetivo mostrar, através de documentos e objetos únicos, os mais de 500 anos de história desta instituição.

“Caminhos: O doce no Caminho Português de Santiago” é o tema da exposição que abre ao público no dia 2 de maio, às 16h00, na Casa do Vinho, e estará patente até ao dia 28 de maio de 2023. A mostra apresenta os doces que podem ser apreciados e saboreados nas cidades de Pontevedra, Ponte de Lima, Barcelos, Braga ou Lisboa, no decorrer do Caminho Português de Santiago. Ainda na Casa do Vinho, tem oportunidade de observar “A Musicalidade na Pintura”, de António Cunha e Silva, aberta ao público até ao dia 10 de junho.

No Posto de Turismo e na Torre Medieval, pode ver “Criatividade com simplicidade” e “Um Olhar sobre a Feira de Barcelos pelos artesãos de Barcelos”, até ao dia 21 de maio e, na Galeria Municipal de Arte, “Cruzes”, de Martinho Dias, estará patente, até ao dia 17 de junho.

Na Sala da Capela do Museu de Olaria – “Gira Maria Gira”, da artista plástica, Ana Jacinto Nunes, que pode ser vista até ao dia 20 de junho, e no mesmo edifício veja também a exposição permanente “Fé e Folia em Barro” com criações dos barristas de Barcelos.

Finalmente, na Biblioteca Municipal de Barcelos podem ser visitadas as exposições: “A Festa das Cruzes em cartaz” e “Galos Filatélicos”.

O conjunto de exposições inclui, também, a exposição “Tributo a Chico Buarque”, no Café-Concerto do Theatro Gil Vicente.

Imagens: DR.

Atualidade

Força Aérea transporta recém-nascidos de Ponta Delgada

Publicado

on

Um avião C-130H da Força Aérea transportou ontem, 7 de maio, dois bebés recém-nascidos entre Ponta Delgada, nos Açores, e Lisboa.

Transportados em incubadoras, ao longo de três horas de voo, por forma a garantir a segurança e os cuidados de saúde neonatais essenciais, os bebés foram permanentemente monitorizados por uma equipa de saúde da Força Aérea, constituída por um médico e um enfermeiro, e por uma equipa de saúde civil.

O avião C-130H da Esquadra 501, sediado na Base Aérea Nº 6, no Montijo, partiu de Ponta Delgada às 18h40, aterrando no Aeródromo de Trânsito Nº 1, na Portela, às 21h50. À chegada a Lisboa, os recém-nascidos foram encaminhados, por ambulâncias do INEM, para uma unidade hospitalar local.

Este foi o quarto voo da Força Aérea dedicado ao transporte de doentes de Ponta Delgada, após o incêndio que deflagrou no Hospital do Divino Espírito Santo, tendo até ao momento já transportado dez pessoas. No passado domingo, um avião C-295M transportou durante a madrugada três doentes para a Ilha Terceira, enquanto durante a tarde um avião Falcon 50 transportou três doentes – dos quais duas grávidas – para a Ilha da Madeira; e, já durante a noite, o avião C-295M voltou a descolar para transportar mais dois doentes para a Ilha Terceira.

O transporte de doentes por via aérea é uma das missões que a Força Aérea dedica à população, através de um dispositivo em alerta permanente nos Açores, na Madeira e no Continente. Desde o início do ano, a Força Aérea já transportou 270 doentes, sobretudo entre ilhas dos Açores, entre ilhas da Madeira e entre os Arquipélagos e o Continente.

Foto: FAP.

Continuar a ler

Atualidade

Sustentabilidade das PME em debate a 13 de maio na Universidade do Minho

Bastonária da Ordem dos Contabilistas e presidente da Escola de Economia e Gestão entre os oradores

Publicado

on

A Universidade do Minho, através da Escola de Economia e Gestão (EEG), recebe a conferência “Novos desenvolvimentos no relato de sustentabilidade e sua garantia” no próximo dia 13 de maio, das 9h30 às 12h30, no auditório B1 (edifício 2) do campus de Gualtar, em Braga.

A sessão de abertura conta com a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, e o presidente da EEG, Luís Aguiar-Conraria. O programa prevê ainda as intervenções dos professores Charles Cho e Erica Pimentel, respetivamente da York University e da Queen’s University (ambas no Canadá), e Lídia Oliveira, da EEG. A entrada é livre, mediante inscrição prévia.

O evento vai evidenciar como o relatório de sustentabilidade é um instrumento fundamental para as Pequenas e Médias Empresas (PME) melhorarem a sua competitividade, o acesso ao mercado, a relação com as partes interessadas e a reputação, bem como gerirem oportunidades e riscos de desempenho junto dos investidores e financiadores. Além disso, o cumprimento dos critérios ESG (indicadores ambientais, sociais e de governação corporativa) determina o grau de compromisso das PME com a multiplicidade de desafios e obrigações que lhes são colocados.

A conferência é organizada pela OCC, pela EEG-UMinho, pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto (ISCAP) e pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Imagem: UM.

Continuar a ler

Atualidade

Adjudicada empreitada para construção de novo arruamento na cidade de Anadia

Publicado

on

O Município de Anadia adjudicou a empreitada para a construção do novo arruamento de ligação entre as Ruas do Montouro e das Sobreiras, na cidade de Anadia, à empresa “Prioridade – Construção de Vias de Comunicação, SA”, pelo montante de 875.417,90€, com um prazo de execução de oito meses.

O projeto, com uma extensão total aproximada de 900 metros lineares, contempla os trabalhos necessários à criação de arruamentos pedonais ou para automóveis, redes de abastecimento de água, drenagem de águas residuais e pluviais, rede de alimentação elétrica, telecomunicações e gás, bem como áreas verdes.

O Município pretende com esta nova infraestrutura rodoviária melhorar a qualidade de vida urbana e criar fatores de atratividade que contribua para a fixação de população no aglomerado urbano que, eventualmente, possa daqui resultar, face à criação de várias frentes construtivas desta zona nobre da cidade.

Imagem: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas