Connect with us

Atualidade

Apresentação mundial do primeiro NFT criado pela valorização das emissões evitadas na plataforma AYR

Da autoria do artista Miguel Januário (±maismenos±), onde a arte se cruza com a sustentabilidade e a tecnologia

Publicado

on

A obra de Miguel Januário foi criada em Bruxelas, durante o Festival New European Bauhaus (NEBfest) promovido pela Comissão Europeia, e representa o início de um movimento inspiracional e transformacional NEBbyAYR, promovido pelo CEiiA a partir da Cidade de Matosinhos, recorrendo à tecnologia para integrar as dimensões: Sustentabilidade, Estética e Inclusão.

O NEBbyAYR, agora iconizado através da obra que combina a tecnologia do CEiiA com a arte de Miguel Januário, procura demonstrar a importância das opções sustentáveis por parte do cidadão no desenho das cidades do futuro.

A tecnologia do CEiiA está presente nesta obra através da plataforma AYR, que quantifica e valoriza as emissões de carbono evitadas nas deslocações com meios de mobilidade sustentável, permitindo que estes créditos gerados possam ser transacionados por bens e serviços verdes.

A Plataforma AYR, desenvolvida pelo CEiiA, foi testada pela primeira vez em Matosinhos, em 2018, com o pagamento de um café com créditos sobre emissões evitadas, está neste momento em funcionamento em várias cidades. Foi já objeto de reconhecimento internacional em diversos fóruns, tendo recebido o Prémio do Novo Bauhaus Europeu e distinguido pela google.org para integrar a rede impact challenge on climate.

Esta criação artística propõe uma visão polarizada sobre os desafios da sustentabilidade, inclusão e estética, centrada na importância das opções de cada cidadão, nas escolhas que faz e suas consequências. A obra é composta por dimensões que podem ser observadas a olho nu, outras que podem ser experimentadas recorrendo a acrílicos azuis e vermelhos, traduzindo diferentes opções, perspetivas da sociedade em que vivemos e consequências das opções que tomamos.

Na obra, há ainda camadas de informação a que se pode aceder através de códigos QR e com recurso à realidade aumentada, que descrevem o processo de criação. Para além da experiência de interação, no local, é possível aceder a um site que contém toda a informação sobre a obra, através de um código QR visível na obra.

No dia 30 de junho, no último dia do QSP Summit 2022, vai ser criado um NFT com base na obra física do Miguel Januário que será partilhado por todos os que participaram nesta experiência e que com os créditos AYR obtidos a partir das emissões evitadas contribuíram para a sua realização.

A instalação artística ficará em exposição no CEiiA, em Matosinhos, e poderá ser apreciado como um ícone que evidencia a sustentabilidade como um ativo na transformação das cidades – NEBbyAYR.

Plataforma de Sustentabilidade AYR: https://www.ceiia.com/ayr

A Plataforma de sustentabilidade AYR é uma plataforma de aceleração da sustentabilidade para atingir a neutralidade carbónica, desenhada para ligar comunidades e pessoas a novos produtos e serviços de mobilidade, incentivando os cidadãos a adotar estilos de vida sustentáveis. Estas opções de mobilidade sustentável geram tokens, ativos digitais que podem ser trocados por bens e serviços ‘verdes’ ou usados para compensar localmente as emissões de carbono.

Em 2021, a Google.org selecionou a plataforma AYR como um dos 10 projetos internacionais para integrar o Impact Challenge on Climate e o Novo Bauhaus Europeu distinguiu esta plataforma com o prémio Produto e estilo de vida, entre mais de 2500 projetos internacionais.

CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento: www.ceiia.com

O CEiiA, com mais de 15 anos a trabalhar na área da mobilidade, concebe, desenvolve e produtiza novas tecnologias, produtos e serviços para uma sociedade mais sustentável.

Atualmente, trabalha o conceito de sustentabilidade como serviço (Sustainability-as-a-service) e desenvolve novas tecnologias, como é o caso da plataforma AYR, orientadas para a neutralidade carbónica nas cidades e o seu trabalho na mobilidade sustentável tem vindo a ser reconhecido a nível nacional e internacional:

. Referência para a ONU na COP 20, COP 21 e COP 25

. Prémio da União Europeia com o “Living Lab – Mobilidade Sustentável em Matosinhos”

. Impact challenge on climate pela google.org

. Prémio da New European Bauhaus da Comissão Europeia.

O que é um NFT?

NFT (Non-Fungible Token) é um ativo digital certificado, que representa algo único, específico, individual e que não pode ser substituído. Um item fungível, como uma moeda por exemplo, pode ser trocado por outra de igual valor.  Já os itens não fungíveis são como as obras de arte, objetos raros, exemplares únicos.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas