Connect with us

Atualidade

Ansião: Autarquia investe 3 milhões de euros na educação

Publicado

on

A Câmara Municipal de Ansião tem previsto em orçamento perto de 3 milhões de euros para gastos na educação.

Desta fatia, cerca de 650 mil euros serão para investimento na transição digital; na conservação e beneficiação de instalações; na aquisição de equipamento administrativo e didático; no reequipamento dos estabelecimentos escolares; na revisão da Carta Educativa do Concelho de Ansião; na beneficiação do Jardim de Infância de Ansião e projeto para a Escola Básica n.º 2 de Avelar; no Espaço da Administração Escolar do Concelho de Ansião; e na aquisição de um autocarro.

Com um investimento de cerca de 1 milhão de euros em medidas de apoio às famílias, nomeadamente, nas Atividades de Animação e Apoio à Família, nas Atividades de Enriquecimento Curricular, no desenvolvimento do Plano Educativo Municipal, no Transporte Escolar, nas refeições, nos apoios às Juntas de Freguesia, entre outros, o município está empenhado em defender um dos principais pilares de desenvolvimento do concelho.

No arranque de mais um ano letivo, o Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, aproveitou a visita do Secretário de Estado da Educação, António de Oliveira Leite, no passado dia 16, para assinalar os 50 anos da criação da Escola Preparatória Dr. Pascoal José de Mello, para apresentar a aposta e os investimentos municipais na educação, num momento no âmbito dos Dias Municipais da Educação que contou, também, com a presença da Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira.

“As ações que a autarquia tem vindo a desenvolver nos últimos cinco anos a nível de manutenção e requalificação dos estabelecimentos escolares, de criação dos Serviços Municipais de Educação e de implementação do Regulamento de Ação Social Escolar, têm implicado um investimento municipal significativo com vista à melhoria da qualidade do serviço educativo no concelho”, salienta o Município.

Neste que é um ano marcado pela transferência de competências para o município no domínio da educação, as despesas com pessoal, a conservação de bens e a aquisição de material diverso, num valor de cerca de 1,2 milhões de euros, visam dotar os estabelecimentos de ensino público dos recursos necessários à promoção do sucesso escolar de crianças e jovens.

“Na premissa de que investir na educação é apostar no futuro e no desenvolvimento do território, a autarquia tem-se empenhado em robustecer as políticas neste setor, assumindo competências e responsabilidades, sempre em cooperação com a tutela e com os dirigentes da escola pública e privada do concelho, em defesa da educação e no fomento da justiça e da equidade sociais”, continua.

É, de resto, com a comemoração, no próximo dia 17 de outubro, dos 31 anos da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, “um exemplo de pioneirismo no ensino profissional”, que se encerra a programação dos Dias Municipais da Educação, uma iniciativa conjunta do município, do Agrupamento de Escolas de Ansião, daquela escola profissional e das associações de pais, que se iniciou no dia 6 de setembro com um conjunto de iniciativas de valorização da escola e da educação e da formação ministradas no concelho.

Foto: CMA.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas