Atualidade
Artista brasileira Letícia Ramos faz residência artística na Escola da Artes
Da Universidade Católica Portuguesa no Porto

“O BLOCO TESTEMUNHO – A memory of the world” é o projeto artístico em que Letícia Ramos, artista brasileira que divide o seu tempo entre Portugal e o Brasil, irá trabalhar durante a sua residência artística na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um filme onde uma misteriosa esfera prateada aparece num sítio arqueológico urbano e, simultaneamente, noutras partes do globo. Letícia Ramos vai estar na Escola das Artes entre outubro e dezembro de 2022.
Letícia Ramos é uma artista-cientista que pesquisa invenções nos meios fotográficos para representar o mundo. Parte de eventos históricos e de fenómenos naturais para tratar as conexões simbólicas entre política, ciência e imaginação, onde o futuro e o passado se sobrepõem. Na sua rigorosa investigação do meio fotográfico analógico, utiliza a escultura, a maquete e técnicas de efeitos especiais para criar paisagens imaginárias, narrativas e fabulações que se formalizam em fotografias, instalações e filmes.
“A residência possibilitar-me-á experimentar, no processo de realização do meu filme, novas ferramentas de construção da imagem fotográfica provenientes do campo da ciência e da arte, assim como dar continuidade aos estudos sobre o impacto que fenómenos geológicos e climáticos podem ter na imaginação”, salienta Letícia Ramos sobre a residência na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto.
O filme “O BLOCO TESTEMUNHO – A memory of the world” faz parte da série THE SPHERE – The Mystery Inside an Enigma, que usa a ficção e a ciência para conduzir uma série de experiências fotográficas que simulam a aparição simultânea de um objeto esférico em várias partes do planeta, como resultado do degelo polar. O filme foi desenvolvido a partir de maquetes e cenas reais, com a utilização de uma câmara de 16mm controlada por Arduino – uma plataforma hardware/software que permite o desenvolvimento de sistemas interativos.
As obras de Letícia Ramos já foram exibidas em espaços como Jeu de Paume, Tate Modern, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Fundação Iberê Camargo, Museu Coleção Berardo, CAPC Musée d’art Contemporain (Bordéus), Pivô – SP. Os seus trabalhos fazem parte das coleções como a Fundação Botín, Novo Museu do Mónaco, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Museu de Arte Moderna SP – RJ e Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Sobre Letícia Ramos
Nasceu em Santo António da Patrulha, Brasil, em 1976, e frequentou o curso superior de Arquitetura, mas licenciou-se em Comunicação Social Cinema, na FAAP – São Paulo. Já realizou mais de uma dezena de exposições individuais, não só no Brasil, mas também no Mónaco, Canadá ou Argentina. No currículo conta, ainda, com várias distinções: Prémio de Creación Artística – Fundación Botín; Artista Finalista do PIPA; Prémio Videoarte – Fundação Joaquim Nabuco; Prémio Bes Photo / Novo Banco; Prémio Marc Ferrez de creaccion fotográfica – Funarte; Rumos Artes Visuais – Itaú Cultural; 1º lugar na 6ª edição Anual de artes da Fundação Armando Alvares Penteado.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca